O que eu aprendi com 2 ANOS DE BLOG!

Hoje o blog completa dois anos e teremos uma postagem simples, porém que eu acho legal: vou contar pra vocês o que eu aprendi nesse mundo da blogosfera, e vai que isso te ajuda, né?

Você sempre liga coisas ao blog, mas também tem seus momentos de férias!
Quando se tem um blog, tudo que você vê/faz de interessante, pensa “isso vai pro blog”, mas também tem vezes que passamos pelo famoso bloqueio criativo e não produzimos nada! Tem aqueles tempos que estamos cheios de ideias, mas simplesmente estamos com preguiça. E não precisa falar que tem preguiça de produzir conteúdo não, todo mundo tem! Está vendo essa imagem do post? Obviamente, não fui eu que tirei, peguei de um banco de imagens que manda algumas fotos pro meu e-mail, e por que isso? Porque eu estava com preguiça, ué! Isso é completamente normal.

Um post não se faz sozinho!
Acho que a maioria das pessoas quando criam um blog, acham que vai ser mil maravilhas, super fácil, mas não é!
O processo de criação de um post é mais ou menos assim: ter a ideia do post e saber o que vai tratar, fotografar (fotos boas, tá?) ou buscar uma imagem que você ache que combine com o seu post, escrever, revisar, postar e, por fim, divulgar (eu acredito que essa seja a parte mais chata). É assim que eu faço, e acredite que na prática isso leva um tempo.

Você conhece muitas pessoas legais na blogosfera, ou não!
Existem muitos grupos de blogueiros no facebook, google +, entre outras redes e tem muitos tipos de blogueiros. Eu já conheci bastante gente legal nessa blogosfera e que me ajudou bastante, assim como já vi muita gente que só quer que “conheçam meu blog” e fica fazendo spam. É o famoso “venha a nós e ao vosso reino nada”. Já vi grupos onde uma pessoa comentou algo que a dona do grupo não gostou e ao invés de pedir pra ela apagar, a blogueira começou a xingar a menina loucamente, pra quê?
Já vi também muitas blogueiras pegando ilustrações e layouts de outras pessoas e dizendo “fui eu que fiz”, às vezes usam até pra se promover. “Só pode tá de brinks”.


Relaxa, blogar não é por obrigação, é por prazer!
Vejo muita gente falando sobre frequência de posts, e tento manter uma frequência aqui no blog, mas tem gente que se preocupa MUITO com isso! Se não consegue postar um dia já fica todo desesperado, achando que o mundo vai acabar. Calma. Calma. Calma. Eu já fui assim, não culpo ninguém mas sabe o que eu aprendi? Um leitor que realmente gosta do seu blog, vai visitar ele estando atualizado ou não e é isso que importa! Eu faço isso com os blogs que gosto, leio postagens antigas que já li e tudo mais!
Você não pode se culpar porque não deu tempo de postar, não deu, não deu, ué! Quando der você posta!

E, por último: O blog é o SEU canto, e ele fica do jeito que VOCÊ QUISER!
Eu vejo muita gente falando “eu amo meu layout, mas tem gente que não gosta disso, disso e disso”. Vamos lá: a primeira vez que isso aconteceu comigo foi no começo do blog, quando eu tinha um layout bem simples mas eu amava ele, ele era do meu jeitinho na época e eu acho que recebi uns cinco comentários negativos em relação a ele e sabe o que eu fazia? Respondia: “Entendo seu ponto de vista, mas eu gosto muito desse layout e não vou mudá-lo :)”.
Tem muitos blogs que eu acompanho e não gosto do layout, mas sabe o que realmente importa? O conteúdo ser bom! Então não se preocupe o blog é seu e fica do jeito que você quiser! Não da pra agradar todo mundo, né?

Eu quero agradecer a você que faz parte do meu blog, independentemente de quando você começou a acompanhá-lo! Obrigada por seguir o blog, obrigada por ler meus posts, obrigada por cada comentário, obrigada por curtir a fan page, por assistir os meus vídeos, obrigada por tudo! É por causa de vocês que eu continuo aqui firme e forte e não paro com o blog! 🙂 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comments on “O que eu aprendi com 2 ANOS DE BLOG!

  1. Olá, Vitória! Vi seu link lá no Liga Blogosfera, e passei aqui pra ler.
    Gosto muito de posts nesse estilo, e inclusive já fiz um no meu blog, mesmo sem ter nenhuma ocasião especial para isso. Achei bem interessante o que você disse sobre o layout. Se no início do LPL, alguém tivesse me falado que o layout era feio ou ruim, eu com certeza teria ficado super chateada. Eu tenho periodicidade no blog, posts na segunda quarta e sexta, e quando não dá pra postar, eu acho ruim, é claro, mas fico numa boa, e posto quando dá tempo. Inclusive, vou avisar pros leitores que o blog vai parar na semana do Natal, porque Natal é Natal, né? E se eu viajar em janeiro, o blog para em janeiro também!
    Uma outra coisa muito legal que aprendi no tempo que tenho, é que quando recebemos críticas sem fundamento, o melhor é apagar o comentário e esquecer. A gente não ganha nada respondendo com raiva (sendo que a pessoa provavelmente não vai voltar pra ler), e fica até feio quando outros leitores visitam, e percebem que o autor do blog discutiu com uma pessoa. Eu sou simpática com todo mundo nas minhas respostas, mas quando alguém fala bobagem, eu só apago pra não passar raiva!
    Adorei o post, as dicas são ótimas!

  2. "isso vai para o blog",parece até eu falando(ah,ah,ah)tudo que acontecia na minha vida virava inspiração para o blog.
    Linda,o meu livro já tá a venda,caso você já queira fazer a resenha.
    BJS
    brunadianaoficial.blogspot.com

  3. Parabéns Viii (meio atrasado)!! Acho que essas coisas pelas quais você passou, todas nós também passamos, e concordo com o topico sobre a frequência dos posts, eu estou a um tempão sem postar, simplesmente por que não estava me sentindo bem, se fosse em algum tempo atrás eu já teria morrido por isso é estaria me martirizando "oh, faz tanto tempo que postei no blog, que bad", mas agora entendo que quando se faz por amor e do jeito que gostamos, tudo fica mais tranquilo e essas noias desaparecem.
    Sucesso com o seu blog, Beijo! http://www.tobemzen.com

  4. Nesse ano eu aprendi muitas coisas com o blog. Até setembro eu não tinha ele do jeito que é hoje. Ele era sem atualização e com um layout pobre. Aí mudei o layout para o que existe hoje e comecei a postar com frequência. Fui ganhando seguidores e conheci muitas pessoas legais.
    Hoje em dia tudo o que eu vejo, leio, assisto, já penso em ideias de posts.
    Sucesso com o seu blog.

    http://www.blogdahida.com