Resenha: Muito Mais que 5inco Minutos

Título: Muito Mais que 5inco Minutos
Autora: Kéfera Buchmann
Páginas: 144
Editora: Companhia das Letras

Sinopse

Com apenas 22 anos, a curitibana Kéfera Buchmann já reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). São cinco milhões de assinantes só no seu canal no YouTube, “5inco minutos”, o quarto mais visto do Brasil. Ela recebe centenas de mensagens de fãs de todo o país diariamente e é sempre parada na rua. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como argumentam alguns estudiosos, hoje Kéfera equivale aos antigos astros globais.

Com algumas diferenças, porém: enquanto aqueles atores e atrizes geralmente cultivavam um discurso de bons moços, Kéfera ficou conhecida por dizer o que pensa. E é daí, dessa sinceridade chocante e muitas vezes desbocada, que se alimenta o seu sucesso enorme. Muito mais que 5inco minutos traz essa Kéfera sem papas na língua, mas não é centrado na sua fase atual de youtubber popstar. O livro joga luz sobre uma Kéfera que nem todos os fãs conhecem, a Kéfera pré-fama. 

A menina super sensível que sofreu bullying em quase toda a infância e que, em vez de se dobrar, se tornando uma pessoa amargurada, se reinventou e ressurgiu como uma jovem forte e alegre que serve de exemplo para milhares de meninos e meninas. Kéfera fala desses momentos difíceis e também da sua relação tortuosa com a matemática, do seu primeiro beijo, de moda e de relacionamentos. Não faltam, claro, momentos hilários. E outros de deixar o coração apertado. Ou seja, Kéfera sendo mais Kéfera do que nunca.

Minhas Impressões

Eu esperava mais. 
Kéfera fez um livro chamado “Muito Mais que 5inco Minutos” e eu achava que ela iria contar como se tornou youtuber, como é essa vida e tudo mais, mas até que ela foi esperta: contou sua vida inteira mas contou como era antes disso, e deixou a entender no final do livro que haveria um segundo, contando sobre a parte “youtuber” e ao que tudo indica, sim, haverá.
Eu até achei interessante saber um pouco da vida dela, mas assim.. nada de mais! 
As pessoas valorizam muito esse livro pelo fato de ela ter sofrido bullying, mas quem nunca sofreu? Isso sempre foi “normal”, sempre aconteceu, só que deram o nome bullying para tais atos e aí o pessoal passou a prestar mais atenção.
Não estou desmerecendo a vida dela (pelo amor de Deus né), como falei ali em cima, até achei interessante, mas não é nada que irá mudar na minha vida. É como se fosse um diário, sabe? Como se eu contasse pra vocês: “Hoje acordei e resolvi cortar o cabelo, legal né?”.
Ela até deve ter histórias legais pra contar, mas não as escolheu, sabe porque? Ela tem um canal no youtube, e parte do seu conteúdo são histórias de coisas que aconteceram com ela, e se isso estivesse no livro, ninguém compraria! Tem uma ou duas histórias no livro que eu já vi no canal.
Enfim, essa é minha opinião. E você, o que acha?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comments on “Resenha: Muito Mais que 5inco Minutos

  1. Olha Vi, eu já fui muito fã da Kefera, mas hoje, sinceramente? Não acompanho mais nada da vida dela. Ela simplesmente se trono algo que eu não sinto vontade de perder tempo para ver.. Enfim, gostei do que você escreveu, Beijos!
    http://www.tobemzen.com

  2. Quero ler esse livro da Kéfera, mas no momento não é a minha prioridade. Gosto bastante dela e acho bem legal esse lance de alguns youtubers terem livro, assim, faz a galera ler mais.

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com

  3. Dispenso os livros da Kéfera…E sério,hoje em dia,não precisa nem ter talento literário pra publicar livros nesse país.Eu não questiona a temática,mas sim a falta de habilidade com a escrita que ela tem.

    Poesia em Transe