Livro vs. Filme: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

SIM, eu vou deixar meus comentários sobre esse assunto que está dando o que falar!
Como a maioria de vocês deve saber, o livro O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs, ganhou uma adaptação para o cinema, com direção de Tim Burton.

“Vitória, você já leu o livro?” Siiiiiim!
“E porque não fez resenha?” Calma, eu vou fazer! É que eu vi tantas pessoas em tantos blogs falando mal desse filme, que eu me senti na obrigação de defendê-lo!

Como amante dos filmes do Tim Burton, eu estava super animada para assistir esse, e vi logo na estreia, mas ainda não tinha lido o livro. Amei o filme. Depois que li o livro, continuei amando o filme, e diria até que mais do que antes.

Que fique bem claro: livro é livro. Filme é filme. Agora podemos continuar.

Eu vi gente reclamando (acreditem) do nome do filme. Como assim? Só porque mudaram para O Lar das Crianças Peculiares? Qual o problema?
Gente, o nome original é muito grande. Eu nunca vi um filme de nome tão extenso. É óbvio que seria mudado, e ainda devemos agradecer o fato de o nome ser coerente com a história, já que geralmente quando vão fazer traduções de nomes de filmes vemos tantos nomes absurdos.

Vou deixar minha opinião sobre o filme e depois vamos para os fatos que incomodaram tantas pessoas, ok?
O filme é FANTÁSTICO! Não tem como dizer que os efeitos são ruins. São maravilhosos! Juro que às vezes eu pensava “como acreditar que isso foi gravado em um estúdio?” (acredito eu que tenha sido). Eu gostei da história como um todo. Sempre tem um detalhe ou outro que a gente acha meio médio, meio merda, mas tudo bem!

Vamos aos fatos polêmicos!

1 – A troca da peculiaridade de Emma e Olive
No livro, a peculiaridade de Emma é o fogo, e de Olive, a água. No filme essas peculiaridades foram invertidas e sabe o que eu achei? Genial!
Eu realmente achei o fato de a Emma dominar o fogo ser super sem graça, com a mudança ficou bem melhor.
Imaginem a cena do navio submerso (isso não é spoiler, já que tem no trailer, creio eu. Se for, me perdoem) se a Emma dominasse o fogo? Eu acho que seria sem graça. É incrível ela levando Jacob para dentro de uma sala em um navio submerso, e simplesmente tirando toda a água da sala com apenas um sopro.

2 – A mudança de vários fatos na história, principalmente o final
Muitos fatos foram mudados, sim. Mas o que importa, na minha opinião, é que a essência da história se manteve. O filme teve quase duas horas de duração, se é que não foi isso, e tinha gente reclamando que faltava fato x, y e z acontecerem. Por favor, né? Queriam filme com dois dias de duração? Não dá não, galera.
O que foi mudado drasticamente e eu acho que destoou um pouco da história original foi o final. Eu, particularmente, não amei nem odiei nenhum dos dois finais. Na realidade, acho que a mesclagem do final do livro + final do filme ficaria bem legal. Óbvio que não vou explicar aqui como eu gostaria que fosse, se não sai uma Bíblia, além de vários spoilers.

Conclusão

Eu amei as duas obras, e gostaria de dizer a você que ainda não assistiu ao filme porque está com medo de se decepcionar: vá e tire suas próprias conclusões.
Mais uma coisa: tirem da cabeça que o filme deve seguir à risca o livro. Pensem que são obras diferentes, cada um tem um processo de criação. Antes de criticar as pessoas envolvidas com o filme por conta de tantas mudanças, pense: porque essa mudança aconteceu? Para ocupar menos tempo de filme, e sobrar tempo para outra cena? Para deixar a história mais interessante, se não o público ia dormir? Pra conseguir resumir x fatos em uma cena só?
Pensem o quanto as pessoas que trabalharam com isso se esforçaram, tente entender o pensamento delas, e depois associe ao livro, veja se uma das mudanças não ficou realmente melhor para a versão filme da história e etc.
É muito mais fácil julgarmos uma adaptação quando a assistimos sem ideias pré formadas sobre tal e quando sabemos analisar as coisas separadamente e somente depois relacioná-las. Fica aí minha dica para vocês!
Quem já assistiu? Gostou ou não? E o que acharam da minha análise?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Livro vs. Filme: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

  1. A maioria que não gostou foi mesmo por conta das mudanças, é que fã de livro sempre vai querer ver tudo igual, mas são mídias diferentes e o filme precisa ser legal pra quem não leu o livro também. Espero que as pessoas não deixem de ver qualquer filme por conta dos outros e tirem suas próprias conclusões. Lembro inclusive do John Green que participou do roteiro da adaptação de Cidades de Papel dizer que algumas coisas, depois de repensar nelas, se pudesse teria mudado no livro pq ficaram melhores no filme. E o próprio autor entendeu que até mesmo o final precisou ser ''invertido'' pra fazer mais sentido no cinema.
    Então a pessoa pode não gostar e ainda querer ver o seu livro sem alterações nas telonas, mas falar que é ruim por conta disso não faz sentido.

    http://www.cupidobrega.com.br

  2. Oi Vitória, eu ainda não fui ver o filme, mas o livro eu li e amei. Adorei sua resenha, de verdade mesmo… Não gosto dessas pessoas que ficam reclamando e falando sabe. Todos sabemos que os filmes são adaptações e pronto, não tem como ser 100% igual ao livro. Enfim, quero ir logo conferir o filme.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

  3. Se tem uma coisa que aprendi na faculdade de fotografia. É que são artes completamente diferentes!
    Eu ainda não li a história e provavelmente irei assistir antes… Como já conheço o trabalho do diretor, acredito que vou gostar da visão dele com os personagens.. mas não vou comparar situações como livro rs

    Adorei sua análise

  4. Vitória, eu sou fã da obra do Ransom Riggs e fiquei muito decepcionada com o filme sim, porque apesar de ser uma produção maravilhosa (isso não posso negar), não foi uma adaptação e sim, uma fanfic. Sem abertura nenhuma para a adaptação do restante da trilogia 🙁

    Beijão,
    Quase Mineira

    • Disseram que terão outros filmes da trilogia também, né? Agora é esperar para ver como vai ficar! Obrigada pela visita 🙂