Resenha: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

Gostaria de dizer que: já dei minha opinião sobre o filme aqui, hoje vamos falar do livro.

Título: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares
Título original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Autor: Ransom Riggs
Páginas: 335
Editora: LeYa (o livro foi publicado novamente pela editora Intrínseca com uma versão em capa dura)

Sinopse

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. 
Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo… E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria.

Minhas impressões

Esse livro trabalha muito com fotografias. Todas são em preto e branco, o que da um ar a mais de suspense. As fotografias são bem típicas daquelas que vemos em filmes de terror, e são incríveis! No final do livro, o autor deixa uma nota dizendo que todas as fotografias são antigas autênticas, e com exceção de algumas que passaram por leve tratamento, não foram alteradas. Elas são emprestadas de arquivos pessoais de dez colecionadores.
As imagens deixam a história ainda mais incrível. Expande mais ainda a imaginação do leitor.
A história é muito detalhada, eu diria que demais até. Existem momentos em que eu gostaria de saber logo o que ia acontecer, e não aguentava mais os detalhes, então lia super rápido para chegar logo na parte da ação. Se você gosta de saber todos os detalhes, de tudo, tudo mesmo, vai gostar bastante.
Tenho que aplaudir o autor, pois a história é complexa e não é fácil de ser contada.
Por ser algo complexo, em algumas partes, na verdade no final, confesso que fiquei perdida. Algumas partes tive que reler para entender melhor o que estava acontecendo. O fato é que nas partes de ação, acontecem muitas coisas ao mesmo tempo e às vezes fica difícil assimilar.
A história é maravilhosa e vale a leitura. Eu me perdi um pouco? Sim. Mas não deixo de recomendar o livro, até porque seu entendimento poderá ser melhor do que o meu.
Como todos os livros que eu gosto: esse deixou com gostinho de quero mais! E ele já tem duas continuações: Cidade dos Etéreos (segundo livro da série) e Biblioteca de Almas (terceiro livro). Eu quero comprar todos, claro! Mas vamos com calma, né? Hahaha!
Quem já leu? O que achou?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comments on “Resenha: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

  1. Oi Vitória, antes de comentar o post deixa eu dizer que amei sua foto de perfil!!! <3
    Sobre o livro eu li há algum tempo e ainda não puder ver o filme, mas o livro me encantou muito. Eu adoro fantasia e esse é do tipo que deixa a gente curioso para continuar a ler. Sou fã de um cadinho de romance e só acho que esse poderia ter um pouquinho menos! kkkk Até que eu não me perdi na história não, mas como você disse, a história é sim bem detalhada e eu amo isso!
    xoxo

    retipatia.com

  2. Oi Vitória!
    Eu ainda não li ou sequer vi o filme ainda, mas estou que nem louca atrás de comprar a versão capa dura que saiu dele (o problema tá sendo achar sem ser com a capa do filme), já que detesto livro com capa de filme na minha estante! rs

    Beijos.
    http://www.jadeamorim.com.br

  3. tinha lido esse livro acho que em 2013, daí reli agora pro filme. tinha achado ele muito confuso do meio pro final na 1a vez. Continuo achando que meio que se perdeu, mas é uma história boa sim! Comprei a 2a edição já pra ler hahaha
    =***