Respondendo dúvidas sobre o curso de Design de Interiores

Em um post que fiz aqui, recebi um comentário da Emily Ferreira, do blog Meu Melhor Momento, dizendo que se interessava pelo curso de Design de Interiores e que tinha algumas dúvidas em relação ao curso. Para quem não sabe, eu estou no terceiro ano e último semestre desse curso técnico e acho que já consigo responder algumas dúvidas em relação ao curso e tentar ajudar quem quer saber sobre, não é?

Então vou responder às dúvidas da Emily, e perguntei em alguns grupos de blogueiras (que estão todos “linkados” no final deste post) se elas tinham dúvidas também. Vou responder tudo o que sei aqui e tentar ajudar vocês ao máximo.

E, caso você tenha alguma dúvida que não foi respondida nesse post, pode questionar nos comentários, que eu tento ajudar!


1. A gente aprende a atender as necessidades do cliente?



“Gostaria de saber o que realmente se aprende no curso. Já vi provas de vestibular específica para Design de Interiores e a proposta era desenhar um ambiente para uma família de um casal de 30 anos, pais de gêmeos de um menino de 1 e uma menina de 5 anos. Vocês tem alguma matéria que explique essas coisas?” – Emily


Quando vamos realizar um projeto, nós precisamos de informações básicas sobre o cliente (como essas citadas na pergunta), para saber quais são as necessidades básicas e o que é essencial para o projeto. Nós fazemos projetos em diversas matérias, e sempre os professores passam um perfil de cliente ao qual devemos atender às necessidades, então aprendemos como lidar com esse tipo de situação sim, e em várias matérias diferentes.

2. Quem não desenha, consegue acompanhar o ritmo do curso?

Sim! Você entra em um curso para aprender! Então você vai aprender a desenhar, e vou te dizer: mesmo quem já desenha, acaba tendo um pouco de dificuldade, até porque nós fazemos muitos desenhos técnicos (com esquadros, réguas, escalímetro, compasso, etc), que requerem cuidado e atenção.

3. Qual matéria que mais gostou e menos gostou?

Dentro de uma matéria nós aprendemos vários conteúdos diferentes, e os cursos, dependendo do lugar, tem matérias com o nome diferente, porém o conteúdo sempre será o mesmo.
A que eu mais gosto, provavelmente é ilustração. Eu adoro pintar e aprender diferentes maneiras de fazer isso.
A que eu menos gosto é luminotécnica. É muito chato ter que calcular a quantidade de luz que um ambiente precisa!
Uma publicação compartilhada por Vit|oncé 🐝 (@bruscato_vit) em

Uma publicação compartilhada por Vit|oncé 🐝 (@bruscato_vit) em

4 – Quais as diferenças entre design de interiores e arquitetura?

O designer de interiores projeta, decora, muda um ambiente de acordo com os desejos do cliente, porém, quando falamos em parte estrutural (por exemplo, derrubar e construir paredes), vários designers sabem fazer tais coisas, porém, não podem pois é ilegal. Tais trabalhos devem ser feitos por arquitetos ou engenheiros. Eu, particularmente, acho o termo “interiores” bacana para descrever o designer, já que nosso trabalho fica delimitado mais a áreas interiores mesmo.

5 – Tem muita matemática?

Não! Nós costumamos dizer que designers são bem “humanas” (leiam: preguiçosos), então fazemos contas sim, porém coisas simples e super fáceis de entender, sempre com calculadora do lado.

6 – Minha expectativa vs. Realidade do curso

Eu entrei no curso pelo simples fato de gostar muito de decoração e achei que seria legal saber mais sobre isso. Eu realmente achava que eu aprenderia a combinar um sofá com um tapete e TCHARAN (que vergonha)!
É bem mais complicado do que parece. Nós aprendemos desenho técnico (que é chatinho, mas depois que você aprende, fica gostoso de fazer), ilustração (muitas folhas rasgadas), passamos madrugadas acordadas terminando projetos, temos que pesquisar preço de todos os produtos/móveis que iremos usar, isso quando não desenhamos nossos próprios móveis (muita treta), e muito mais coisas!

7 – Como é o mercado de trabalho e como se destacar na área?

Essa pergunta me pegou. Hoje em dia existem várias pessoas fazendo DIYs por aí e que acham que não precisam de um designer para realizar um projeto. Essas pessoas certamente não sabem nem um terço do que a gente faz, infelizmente. 
Infelizmente, meu curso não prepara muito a gente para o mercado de trabalho não. A gente realmente não sabe o que nos espera lá fora e nem temos muito contato com profissionais da área, além dos nossos professores que – cá entre nós – já estão com a vida ganha e tentam nos fazer pensar que tudo será maravilhoso ao concluirmos o curso, porém sabemos que não é bem assim.
Uma publicação compartilhada por Vit|oncé 🐝 (@bruscato_vit) em

Essas foram as perguntas que recebi e consegui (ou não) responder! Você ainda tem alguma dúvida? Pode me perguntar!

Espero ter ajudado vocês. E, ah! Os grupos que citei lá no início do post (onde pedi as perguntas) são esses amores: United BlogsA Corte VermelhaLiga Blogesfera.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

27 comments on “Respondendo dúvidas sobre o curso de Design de Interiores

  1. Teu post só me faz ter ainda mais vontade de fazer Design de Interiores, já faz um bom tempo que é meu sonho fazer, e cada dia que levanto para ir para a escola penso que ta acabando e falta pouco para estudar o que amo.
    Tenho certo medo quando terminar a faculdade… se eu conseguir bolça na Belas Artes, já que é a unica faculdade que encontrei Bacharelado, as outras é só tecnólogo e cá entre nós que Belas Artes não é muito acessível. E quando terminar a faculdade conseguir um emprego me preocupa, mas gosto de ser confiante, afinal, Deus sabe o que faz.
    Tem alguma ideia para o TCC? Vai fazer? Já vi vários videos sobre Design de Interiores e um deles a menina falava sobre o TCC dela que foi um projeto para uma loja que vendia peças Jeans, ela arrasou no projeto! <3
    Enfim, muito obrigada por responder minhas perguntas e eu amei teu post!! Espero que tu seja reconhecida e tenha muito sucesso como Designer.

    Beijão

    • Oi, Emily! Fico super feliz em saber que você gostou do post! Pra conseguir emprego, é só correr atrás mesmo, nada vem fácil nessa vida!
      Meu TCC é uma loja de brinquedos. Estou na metade do processo, pode ser que depois eu traga um post mostrando-o também! 🙂
      Beijos!

  2. Nossa, depois de vc responder essas perguntas fiquei mais interessada ainda no curso. Eu adoro essa parte de decoração e design ♥

  3. Oi, Vitória.
    Confesso que nunca parei para pensar de fato o que um design de interior fazia.
    Seu post foi bem explicativo e me mostrou o quanto difícil pode ser, ainda mais no meu caso que não desenho nem boneco de palitinho rs.
    Beijo

  4. Amei o post, as perguntas foram pertinentes e você respondeu com uma sinceridade plausivel!
    De fato, design de interiores é um curso onde as pessoas devem pesquisar bem, eu achava que fosse a mesma coisa que arquitetura hahaha bem leiga!

    Seus desenhos são incríveis, da pra ver que tu tem a pegada do negócio.

    Torcendo para que o futuro seja melhor do que vocês imaginam ♥

  5. Eu nunca parei para pensar sobre o curso em si, mas já tive vontade de fazer pelo simples fato de envolver desenho ♥ Acho que, provavelmente, a matéria de ilustração seria uma das minhas preferidas também. Infelizmente quase nenhum curso nos prepara para o mercado de trabalho, o que é péssimo, mas a gente se adapta aos poucos e dá tudo certo, mas tem que pesquisar muito.

  6. Olha só de saber que não tem matemática eu ja fico mais animada. haha adorei a ideia do post, de trazer as duvidas aqui, tenho certeza que vai ajudar muita gente 🙂

  7. Nossa, que legal saber um pouco mais sobre seu curso Vitória! =)
    Olha, vou te dizer que até ler esse post eu pensava também que ser designer de interiores era combinar o sofá com o tapete… kkkk
    E com relação ao mercado de trabalho… é bem complicado isso mesmo… o mundo tá saturado de profissionais e digo pela minha (bióloga) que também tá difícil, viu? Mas esperança é a última que morre, né?
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

  8. Gostei muito do seu post, mesmo que eu não seja da área exatamente e que eu não saiba desenhar, me interesso 🙂 devo começar um curso essa semana de desenho no papel. Eu mecho com 3D mas o básico não sei e quero aprender haha ^^
    Sobre essas dúvidas de mercado de trabalho, é bem assim mesmo . Também estou terminando a facul e tô muito cabisbaixa, o curso não nos prepara para o mercado de trabalho como deveria.
    Mas daremos um jeito hihi sucesso no fim do curso <3
    http://www.soltavoz.com

  9. Sempre tive a dúvida se a gente tem que saber desenhar para fazer esse curso, já vim ler seu post pensando em fazê-la também rsrs Agora sobre o preparo pro mercado: acho que no fundo nenhum curso nos prepara 100% para o mercado de trabalho, sempre teremos que ir buscar aperfeiçoamentos fora dele, mas vamos encarar que isso é bom e um diferencial pra gente, né? Fiz Jornalismo e estou correndo atrás do meu. Que nós duas tenhamos sorte!

    • Só de já ter o curso é algo a mais! Fico feliz em ver que não estou sozinha nessa jornada, hahaha! Boa sorte para nós!!!

  10. Oi Vitória, tudo bem? Seu post ficou bem completo e respondeu várias perguntas sobre o curso. Quando começamos estudar algo temos uma expectativa e conforme os dias vão passando descobrimos que é bem diferente do que pensávamos. Minha faculdade por exemplo tem muita matemática mas é a parte que mais gosto. Faço Administração. Acredito que nenhum curso prepara 100% para o mercado somente a vivência no dia a dia. E trabalhando que vamos conhecer outros profissionais, aprender mais técnicas e nos tornar melhores. Parabéns pelo post. Beijos, Érika =^.^=

  11. Vi, eu tenho uma amiga que se formou em Designer de Interiores, e eu acho uma profissão lindíssima! Eu achei legal o jeito que respondeu as perguntas, até porque tem muita gente que não desenha, mas gostaria de fazer o curso.

    Beijos, babe
    Supimpa Girl