Chegamos ao último post da nossa (maravilhosa) série! Já quero agradecer por toda a repercussão e todos os comentários positivos de vocês! Foi super motivador ler cada um e eu espero ter conseguido ajudá-los.

Vocês já sabem de tantas coisas e já estão colocando tudo em prática para organizar o blog, não é (espero que sim!)? Vamos entender a importância da frequência de posts e aprender como nos organizar para que essa frequência aconteça.

“Como manter o seu blog atualizado (CMBA)” é uma série de 5 posts ao total, todos com dicas maravilhosas de organização e modos de manter o seu blog sempre recheado!

LEIA TODOS OS POSTS DA SÉRIE AQUI.

A importância da frequência

Se você entra em um feed no instagram que tem fotos incríveis, mas vê que a última foto foi postada há mais de um ano, você irá seguir esse perfil? Provavelmente não, porque rapidamente você chegará à conclusão de que aquele feed está inativo, já que não tem fotos há mais de um ano. Isso acontece com o seu blog também! Se você publica um post a cada mês ou mais que isso, os visitantes novos verão um intervalo de tempo enorme entre as psotagens e provavelmente não voltarão no seu blog.
E quem já é seu público? Eu leio diversos blogs, porém sei que eles não são atualizados diariamente, então não entro neles todo dia. Não é mais fácil eu entrar no blog em um dia que já sei que terá post novo? Fica bem mais fácil de acompanhar.
Não vou falar sobre como os mecanismos de pesquisa veem o seu blog de uma maneira melhor se ele for frequentemente atualizado, quero apenas que vocês pensem no público mesmo, acho que isso já é um ótimo motivo para querer manter uma frequência.

Defina sua frequência

Se você não tem conteúdo e nem tempo, não adianta querer postar diariamente.  Defina uma quantidade de posts por semana que você sabe que conseguirá manter, seja realista!
Aqui no blog, eu tento manter dois posts semanais (às segundas e quintas), infelizmente só estou conseguindo fazer um post (de quinta-feira) por conta do meu tempo apertado, mas espero que a partir da semana que vem tudo volte ao normal. Também tenho uns posts “fixos” que às vezes saem fora desses dias pré-determinados e acabam vindo como “bônus”. Um exemplo é o 5 on 5 que sempre sai no dia 5 do mês. É legal ter posts assim também!

Organizando seus dias/horários | como eu me organizo

Uma dica enorme que eu dou, porque foi a única coisa que deu certo comigo (em três, quase quatro, anos) é: defina uma (ou mais) tarefa para cada dia. Para ficar mais fácil de entender, vou mostrar a minha organização com o blog.
  • Segunda: Divulgar post do dia; ler outros blogs.
  • Terça: Ler outros blogs; responder comentários.
  • Quarta: Produzir e programar post para quinta.
  • Quinta: Divulgar post do dia; ler outros blogs.
  • Sexta: Livre
  • Sábado: Produzir post e programar para segunda.
  • Domingo: Programar posts para a fanpage.
Claro que eu não sigo esse calendário certinho, mas tento manter essa organização. Segmentar as tarefas em dias é muito mais prático, e você ainda pode aprofundar, colocando especificamente o que fará na semana, por exemplo: segunda-feira (25/09) Fotografar para post X, divulgar post Y, responder comentários pendentes. E assim vai.
Essa é a maneira que eu me organizo, a que mais da certo para mim, espero que ajude alguns de vocês!
Os posts do CMBA acabaram, mas as dicas de blogs ainda continuarão por aqui, porém com menos frequência. Obrigada por todo o carinho!

Você também pode gostar:

12 comentários

  1. Oiee!

    Eu AMEI esse post, até anotei aqui sua programação haha
    E realmente, não dá pra seguir tudo certinho, mas a gente vai se adequando.
    Beijos

  2. Oiee! Eu amei esse post, e já estou indo conferir os outros da série =) Frequência é algo muito importante, é realmente como tu falou no exemplo do Instagram. Houve uma época em que tive um bloqueio criativo, mas esse ano me comprometi a sempre tentar deixar posts reservas preparados para momentos assim.

    Ah, adorei tua programação semanal com o blog! Ultimamente eu tenho me dedicado mais ao Youtube e me perdi um pouco com o blog, preciso me reorganizar e adorei sua dica.

    Beijos =)

    Letras na Gaveta

    1. Eu fiz essa série de posts, e agora estou com bloqueio criativo tendo que me organizar de novo! Mas aos pouquinhos vou arrumando as coisas <3

  3. Olá, tudo bem? Concordo com você, frequência é importantíssimo, sempre que visito um blog novo olho a data do ultimo post para saber se ele é ativo. Sou um tanto desorganizada quanto ao post, mantenho os posts frequentes, mas sem um data especifica, isso pq gosto de escrever quando tenho inspiração, ao contrário disso nada sai direito para mim. Valeu pelas dicas, ela irá ajudar muito.

  4. Nem fala, mas antigamente eu não me organizava não, postava quando dava, mas sei que assim não iria a lugar nenhum, adorei o post Vi, até a próxima…

    Beijoos Lê

  5. Olá
    Eu tento sempre postar no blog dia sim, dia não. É uma frequência que funciona bem comigo. Costumo escrever todos os posts da semana no domingo. Na segunda, ou quando tem uma luz bacana, faço as fotos. Quando sai post, divulgo e leio outros blogs. Geralmente respondo comentários de domingo e quinta, ou terça, ou quando dá tempo mesmo. Pode parecer louco, mas funciona, juro.

    Vidas em Preto e Branco

  6. Cara eu sou horrível p ter rotina por ser de lua e 90% dos dias estar com bloqueio criativo é sério comigo nada funciona só ser FLOP :v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *