Resenha: Eleanor & Park

Eu faço parte de um clube do livro (yay!), e vou contar mais sobre ele em breve. O primeiro livro que escolhemos foi Eleanor & Park, e foi a primeira vez na minha vida que li um livro em PDF!

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século

Sinopse

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. 

Minhas impressões

Eleanor é de uma família problemática típica: seu pai não liga pra ela e nem para os irmãos, seu padastro é um babaca e acha que manda em tudo, e sua mãe sempre defende o padastro, mesmo sabendo que ele está errado sempre. Park tem uma família lindíssima que todo mundo queria ter: um irmão, mãe e pai casados e uma casa linda.

O livro conta a história de como esses dois se apaixonam e o relacionamento deles. Os personagens poderiam ser mais interessantes, com certeza. Acontecem tantas coisas na vida de Eleanor que nós ficamos esperando uma reação e ela não faz nada. Parece que ela nem tem a idade que tem, às vezes ela demonstra não ter maturidade para certas situações. Park acaba sendo um personagem secundário nessa história. Apesar de contar a história dos dois, senti que o livro foi muito mais focado na personagem da Eleanor, e muitas vezes quando aparecia algo sobre a vida de Park, era mostrado o ponto de vista de Eleanor em relação a isso.

O desfecho da história deixou a desejar. Eu esperava um plot twist incrível, o que não aconteceu.

Em resumo: achei uma leitura parada e sem emoção. Os personagens poderiam ser mais explorados, inclusive o próprio enredo poderia ter sido melhor trabalho.

Sobre eu ler um livro em PDF pela primeira vez: o ponto positivo foi poder adicionar comentários a certas partes da história (coisa que eu não faria com um livro físico). Mas, confesso que ainda prefiro carregar um peso a mais na bolsa e ter o prazer de tocar um livro ao lê-lo!

Minha (humilde) classificação: ★☆☆☆☆

Você já leu esse livro? O que achou?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Resenha: Eleanor & Park

  1. já ouvi falar bastante do livro, ele é bem famosinho, mas não cheguei a ler…
    gostei da resenha sincera, poucas pessoas falam a verdade sobre os livros, principalmente quando eles não são bons…. hahaha
    beijão ♥

  2. A história parece ser fofinha. Me fez lembrar de doramas coreanos. Acho que vale a pena lê-o mesmo que você não tenha gostado.
    (Cheguei a abrir um sorriso quando falou de The Cure ali haha)

  3. A maioria das pessoas que vejo falando desse livro é ou com amor, ou com ódio. Eu adoro livros com trilha sonora, tudo o que eu escrevo TEM trilha sonora, mas isso por si só não sustenta uma história, né? Precisa de uma profundidade maior. Sei lá, não sei se animo a ler…
    Porém confesso que gosto da capa dele. É fofinha!

  4. Nossa, Eleanor & Park é um dos meus livros favoritos! Mas entendo você não ter gostado… Enfim, acho a história super tocante e aprendi muito com ela. Acabei virando fã do trabalho da Rainbow Rowell e já li quase todos os livros dela! Mas o meu favorito é este <3

    Sorria sempre 🙂