Comparando filmes: A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005)

A gente sabe que Willy Wonka tem uma fábrica que faz os melhores doces do mundo. Inclusive pudemos ver isso em duas versões de filme, a de 1971 e a de 2005.

Eu sempre fui apaixonada pelo filme de 2005 e por aquele Willy Wonka com o olhar profundo. Acho os Oompa-Loompas uma gracinha e a Fábrica de Chocolate linda!

Anteontem eu decidi assistir o primeiro filme: o de 1971. Sei que tem uma galera que prefere essa versão e quis tirar minha própria conclusão. Esse post serve para isso.

ATENÇÃO: Esse post mostra as diferenças entre os filmes e a minha opinião sobre ambos, portanto ele contém spoilers. Caso você não tenha assistido alguma das versões, recomendo que clique aqui, onde você encontra outros posts sobre filmes e séries aqui do blog (sem spoilers). Caso você já tenha assistido ou simplesmente não se importe em saber de alguns detalhes, continua essa leitura!

Personagens

Os personagens em geral tem as mesmas características em ambos os filmes. As crianças que chegam na fábrica e acabam infringindo alguma regra tem desfechos parecidos também. Alguns personagens mais marcantes merecem destaque nesse post comparativo.

Willy Wonka

Nosso Willy Wonka de 1971 é interpretado por Gene Wilder. Esse personagem é bem alegre, apesar de ser um pouco misterioso. Se mostra muito atencioso com as crianças e seus acompanhantes assim que eles chegam à Fábrica, afinal, um deles será seu sucessor.

Em 2005 quem ganhou o papel foi Johnny Depp (ator que eu amo). Esse Willy Wonka também é um personagem misterioso, porém o seu olhar é  melancólico e ele se mostra meio indiferente em relação as crianças. Ele somente quer que todos conheçam sua maravilhosa Fábrica e “que vença o melhor”. Talvez ele seja assim por ter problemas familiares do passado que ainda o atormentam.

Oompa-Loompas

Esses anõezinhos são incríveis e cantam musiquinhas chicletes em ambos os filmes. Na versão de 1971, o elenco contou com 10 atores que os interpretaram. Todos usam a mesma roupa, tem o rosto alaranjado e cabelo verde, porém os rostos são diferentes. Achei isso muito legal!

Em 2005, apenas um ator fez o trabalho de Oompa-Loompa, e claro que com tecnologia ele se transformou em vários. 

Na versão mais atual do filme nós vemos muito Oompa-Loompas mesmo, um número incontável. Porém, confesso que os da primeira versão do filme ganharam meu coração. Apesar de serem poucos, o fato de eles terem rostos diferentes, mas agirem de forma parecida faz com que aquela ideia de que eles são uma população que viviam na Loompalândia se torne mais real.

O Enredo

Os dois filmes tem algumas diferenças nos enredos, mas acho que foram mudanças cabíveis devido a época em que estavam sendo produzidas. A diferença que mais me chamou a atenção foi na do personagem Willy Wonka. No filme de 1971, o fato de ele buscar alguém para comandar a Fábrica depois dele só é revelado no final do filme. E ele também testa a confiança das crianças para ver qual é digna de comandar sua Fábrica, além de deixar toda a família de Charlie (personagem principal) ir morar com ele na Fábrica logo de cara.

Em 2005, Willy Wonka se depara com um fio de cabelo branco e logo no início já sabemos qual sua pretensão ao abrir a fábrica para visitantes. Eu não me lembro de ele testar a confiança das crianças nessa versão (mas se eu estiver errada, alguém me corrija nos comentários, por favor), seu sucessor é Charlie porque ele foi a única criança que “sobrou” da visita. E ele tem problemas familiares, e por isso demora um pouco pra aceitar a ideia da família de Charlie viver na Fábrica com ele.

Em resumo

Ambos os filmes são lindos e bem produzidos. Confesso que a versão de 1971 me encantou mais, pelo fato do Willy Wonka ser mais afetivo e mais alegre, e por ter cenários tão bonitos e encantadores. Pelos Oompa-Loompas com rostinhos diferentes, e o vovô do Charlie é uma graça!
Você já assistiu algum dos filmes? Ou assistiu os dois? Me conta o que achou e qual você prefere!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 comments on “Comparando filmes: A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005)

  1. nunca vi a versão de 1971, sou apaixonada pelo Jhonny Deep, então não sei se conseguiria gostar tanto da outra versão hahahhaah
    mas vou procurar para assistir, fiquei bem curiosa ♥

  2. Amo as duas versões, realmente o Willy Wonka da versão de 71 é mais carinhoso, é mais paizão. Prefiro a segunda versão, achei o garotinho que venceu muito fofo e preocupado com a sua familia.
    Seu blog é lindo, fique com DEUS.
    Beijos!

  3. Eu nunca assisti a primeira versão desse filme, mas pelo o que você contou, deve ser lindo! Já fiquei com vontade ver xD

  4. Eu amo as duas versões do filme, cada uma à sua maneira. Acho importante a gente abraçar o que sai sem desvalorizar por causa do anterior (ou o contrário). Gosto de tudo, nos dois, apesar de o Johnny Depp ser provavelmente o ator que mais detesto na face da Terra, ambos são filmes que sempre que tá passando, eu assisto!
    Eu li uma vez que a versão do Tim Burton é mais fiel ao livro, mas como não li, não tenho como saber se é verdade… Fica aí a curiosidade pra descobrir!