5 coisas erradas que você faz no seu blog (e espanta seus leitores)!

Eu não sou apenas blogueira. Sou também uma grande leitora de blogs! Estou nesse mundo há 6 anos e já vi todo tipo de blog nesse mundo chamado internet.

Quando eu criei meu primeiro blog, lá em 2013, eu não tinha noção nenhuma (de nada). Criei por pura curiosidade, mas não sabia como elaborar bons posts, como ter um design legal, como divulgar, e era tudo um caos. Mas, eu não desisti. Estou aqui seis anos depois, melhor do que quando comecei, porém ainda tentando entender como funcionam várias coisas na internet e como eu posso usá-las a meu favor (o que eu confesso que não é fácil pois as coisas aqui evoluem o tempo todo e exigem estudo e dedicação).
Tudo bem, mas por que eu contei toda essa história? Porque eu quero te ajudar! Evitar que você cometa os mesmos erros que eu cometi há seis anos atrás e que vejo gente cometendo até hoje. Como dito ali no início, eu leio muitos blogs (mesmo!), e tem alguns que eu entro e meu primeiro e único pensamento é: fechar a janela e nunca mais acessar aquele blog. Parece exagero, mas eu juro que é a mais pura verdade. Tem muitas coisas que nós fazemos que acabam espantando os leitores e o blog vira um “grande nada” cheio de teias de aranha.
Fiz uma enquete lá no Instagram (@estantedapipoca) e todos que responderam acharam válida a ideia de um post com dicas do que você NÃO deve fazer no seu blog, e cá estou eu! Pega um papel e uma caneta, ou um bloco de notas digital e anota as dicas desse post para você melhorar o seu blog e ter cada vez mais leitores!

5 COISAS ERRADAS QUE VOCÊ FAZ NO SEU BLOG

1. Querer ganhar muito dinheiro e não se preocupar com o conforto do leitor

Eu sei que ter uma renda extra através do blog é algo incrível e que nos ajuda muito, mas cuidado com os excessos de anúncios e publis que você coloca em seu blog. Um blog cheio de janelas com anúncios, pop-ups que abrem enquanto o leitor está lendo algum post, pedidos de envio de notificações que aparecem a todo tempo, além de ser visualmente poluído é bem chato e faz com que o leitor feche a janela bem rápido. Muita informação pode tirar a atenção de quem está lendo o post, e a coisa mais chata do mundo é estar lendo algo e várias janelas e anúncios flutuantes se abrirem bem em cima do texto em que se está lendo. Pode anunciar no blog? Sim! Só que com cuidado e moderação.

2. Escrever posts vazios com pouco (ou nenhum) conteúdo

Um post é composto por um texto que deve ter começo meio e fim. Seja ele uma receita, uma crônica, um post com dicas, etc., o texto deve fazer sentido e de alguma forma ser útil para o seu leitor.

Ok, mas o que seria útil para o meu leitor?

Você não precisa sempre solucionar problemas e dar dicas, mas sua postagem deve ter um objetivo. Em uma resenha de livro, por exemplo, o objetivo é indicar (ou não) uma leitura através da sua experiência, mostrando o seu ponto de vista. Em uma crônica, conto ou texto que você criou, o seu objetivo é passar algum sentimento através do texto. O que eu quero dizer com esse lance todo de objetivo é que o seu leitor deve, no mínimo, sentir que ler o seu post não foi uma perda de tempo, e se a postagem não tem pé nem cabeça, quem está lendo não vai entender nada e, consequentemente, não vai entrar de novo no seu blog.

3. Ter um design que não seja “amigável”, muito menos simples de ser usado

Estamos na era da praticidade. Do fácil. Por que acessar seu blog é uma tarefa difícil? Não deveria ser.
Um blog com muita informação faz com que o leitor fique perdido, então não é algo interessante. Você pode ter um blog super colorido e que seja a sua cara e ainda assim fazer com que ele não tenha tantas informações. Tirar elementos como brilhos caindo pela tela, músicas que começam a tocar do nada, janelas e pop-ups de anúncios, etc., já ajuda muito a “despoluir” seu blog visualmente. 
Outro exemplo de algo nada prático é ter que fazer login para comentar alguma postagem. Todo o processo de criar uma conta ou ter que colocar email e senha para poder fazer um simples comentário não é prático. Na verdade é algo bem chato e que pode fazer com que o seu leitor desista de deixar um comentário para você.

4. Ainda insistir no famoso “sdv”

Sim, estamos em 2020 e ainda existem pessoas que usam o método do “me segue que eu sigo de volta”. Se você é uma dessas pessoas, por favor, pare!

Tentar ganhar seguidores usando o argumento de que você irá seguir a pessoa ou o blog de volta é uma péssima escolha (que eu já fiz). Ter um número grande de seguidores não quer dizer absolutamente nada! Afinal, não adianta uma pessoa me seguir se ela não acessa/vê o conteúdo que eu crio. Quem pratica o “segue de volta” só está interessado em números e não em manter um público e conquistar novos leitores. Então minha dica é: fuja disso que é furada!

5. Ter textos com muitos erros de português

Quando nos propomos a compartilhar textos, devemos saber a melhor forma de escrever para que o texto não fique confuso e sem sentido. Ninguém é obrigado a dominar 100% a língua portuguesa, e sabemos que erros acontecem. Porém, textos com muitos erros e falta de coerência não são nem um pouco bacanas. O que fazer então? Sempre ao terminar de escrever um post, é bacana revisá-lo. Ler nem que seja por cima, para ver se não tem algum erro que passou despercebido. Se você tem dificuldades com o português, peça para alguém corrigir o texto para você. Um texto bem escrito passa mais credibilidade e é bem mais compartilhável.


Essas foram algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença e podem te ajudar a crescer com o blog! Me conta nos comentários o que te irrita nos blogs que você lê. 



Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 comments on “5 coisas erradas que você faz no seu blog (e espanta seus leitores)!

  1. Moças, você está absolutamente certa. O tanto que eu odeio entrar num blog com posts mal feitos e erros de português! Desmotiva completamente o leitor. Mas acho que nada supera o famigerado "segue de volta" nas mensagens privadas o.O

  2. Quantas dicas preciosas! Quanto mais tempo a gente passa na blogosfera, mais vamos aprendendo mesmo. Foi muito legal você vir aqui compartilhar o seu aprendizado! Concordo com tudo <3

  3. oiê!

    umas das coisas que eu acho mais incrível na blogosfera é essa união e troca que a gnt faz. vamos adquirindo experiência e ainda temos o prazer de passar as dicas pra frente… coisa linda d+!

    de todos os teus apontamos, eu acho os mais chatos blogs com layouts nada otimizados e textos sem pé nem cabeça.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

  4. Nossa, muito verdade isso! É tudo o que a gente não quer encontrar em um blog, e claro, pegamos de lição também, pra não fazer no nosso próprio conteúdo! Obrigada pelas dicas <3

  5. O que mais me irrita e o Segue de volta. Meu deus, não gosto nem de pensar. No Instagram tem muito isso. Eu nem respondo. Adorei o seu post!

  6. Super concordo contigo!! Acho que todos os 5 me deixam com muita raiva e me fazem abandonar o blog rs Primeiro que eu entendo que a pessoa que escreve (produz conteúdo) deve no mínimo aprender o português, e principalmente entender sobre o assunto do qual vai falar, ou seja, não faz sentido um post vazio.
    Também fico irritada com o visual confuso, prefiro as coisas simples e limpas. Agora, SDV nem sei como ainda existe, as pessoas insistem que é o melhor jeito de conseguir seguidores e leitores rsrsrs

  7. Concordo com o seu top 5. As três coisas que mais me incomodam da sua lista são janelas com anúncios, pop-ups, layout confuso ou poluído e textos mal escritos/ rasos em conteúdo.

  8. Seu post me lembrou o fatídico dia em que uma pessoa precisava de ajuda pra reduzir os erros de português nos posts (porque eram muitos e sempre beeem pesados, sabe?) e eu, por acreditar no conteúdo, me ofereci pra fazer isso… A pessoa então falou que era pra eu ler os posts DEPOIS de publicados da minha cabeça (ou seja, ela nem ia avisar que postou) e mandar pra ela por e-mail só as partes que precisavam de alteração. Nesse dia decidi que minha bondade tem limites…

    Você tá certíssima em tudo o que falou! gente, blog poluidão com 50 gifs piscando, cascata de coração na tela e música de fundo é uma coisa que foi abolida quase 20 anos atrás, fico chocada quando ainda encontro algum, hahahahaha!

  9. Se tem uma coisa que me faz correr de um blog é muitos anúncios e janelas pop-up. Uma janela pop-up até vai, mas e quando a gente tem que fechar duas ou três? Não dá não.
    Gostei muito das suas dicas e espero que eu não faça sem perceber nenhuma dessas coisas que você comentou hehehe
    Ótimo post!

  10. Exatamente isso! Já entrei em blog que não parava de saltar pop-up na tela. Não aguentei, fechei a página. Sou muito preocupada com a experiência no meu blog. Procuro colocar poucos anúncios e ainda assim fico preocupada se não tá incomodando os leitores. Sempre peço pra alguém revisar meus textos antes de postar também.

    Amei as dicas, é exatamente o que penso!

    • Acho que todos os blogueiros deveriam se preocupar, primeiramente, com a experiência do leitor, né? Afinal, se não tem leitor, vamos fazer conteúdo pra quem?

  11. Oi confesso que devo ter algum desses erros mencionados, a ideia do blog nasceu depois de uma bienal, mas, não somos muito antenada em design, tentamos ser sutil nas resenhas porque detestamos spooler, mas, estamos seguindo em frente…
    Abraços