Refazendo um desenho – e ilustrando | Projeto Fora da Caixa

Esse é o segundo post do projeto Fora da Caixa, um desafio de criatividade onde os blogs participantes escolhem um tema mensal para fazer uma postagem relacionada ao tema, e o importante é exercitar a criatividade. Os temas podem ter várias interpretações, sendo representados através de fotografias, textos, desenhos, etc., depende de cada um. O tema desse mês é “refaça algo que fez muito tempo atrás“, e eu não imaginava que seria um tema tão difícil.

Eu fiquei um tempão pensando no que fazer para este post, todas as ideias pareciam vagas, ruins demais. Depois de quase um mês pensando, lembrei de uma coisa que eu queria refazer há tempos para matar a saudade, porém estava com preguiça: desenhar e colorir!

Só quem acompanha o blog há muito tempo sabe que eu sou formada em Design de Interiores. Apesar de não seguir na área, eu aprendi muitas coisas legais no curso, uma delas foi desenhar e ilustrar ambientes, e eu tenho muita saudade de fazer desenhos.

Decidi pegar um desenho que eu havia feito no último ano de curso, em 2017, e refazê-lo.

Como ele foi feito na aula de ilustração e o foco era a pintura, eu apenas copiei uma imagem já existente (passei o lápis por cima mesmo) e o trabalho maior foi na ilustração. Eu estava aprendendo a usar a tinta acrílica nos desenhos, e mais: tive que usar cores análogas.

Mas por quê? O que são cores análogas?


Quando se vai decorar ambientes, precisamos saber o básico sobre cores. O impacto que elas causam, os efeitos que dão, e suas possíveis combinações. Por conta disso, nós coloríamos vários ambientes com combinações diferentes: cores primárias, secundárias, análogas, complementares, etc. (inclusive, posso mostrar todos os desenhos por aqui qualquer dia).

Cores análogas: quando são reunidas quatro cores que aparecem em sequência, juntas no círculo. Todas tem uma cor em comum, por isso não há contrastes.

No desenho feito há um tempo atrás, usei cores quentes: vermelho, laranja e amarelo – e tons diferentes dessas cores.

Decidi refazer esse desenho e aí que começou o desafio. Tentei copiar o desenho somente por observação, e é muito difícil fazer um desenho em perspectiva somente observando outra imagem, ainda mais para mim que aprendi a fazer ambientes com o auxílio de várias réguas. Usei uma régua de 20 cm para me ajudar a não deixar o desenho tão torto. E mudei alguns detalhes do desenho original.

Para começar, desenhei a “base”, somente linhas e cubos/caixa que formariam o piso, paredes, forro e móveis.

Depois, desenhei os detalhes.

Por fim, arrumei o que dava pra arrumar (eu achei que não ficou tão bom, mas faz parte da vida) e passei o desenho a limpo.

Na hora de colorir, eu resolvi usar cores frias: azul e roxo, ainda sim análogas.

O primeiro desenho foi feito em papel canson e com tinta acrílica. O segundo em papel opalina e com tinta aquarela – porque era o que eu tinha ao meu alcance. O tipo de papel e o material usado numa ilustração interferem no resultado final. Existem papeis e materiais que “não se batem”, assim como existem os que “casam” super bem. A combinação que usei hoje não me foi muito favorável, mas eu amei ficar horas desenhando e colorindo. Isso é uma terapia pra mim, e esse foi o resultado:

Me digam o que vocês acharam do resultado. Eu falhei em muitas partes, estou enferrujada nisso, mas como disse, amei fazer esse desenho.

Ah, e se quiserem mais posts falando sobre cores, ambientes, desenhos, etc., comentem aí que eu trago mais esse tipo de conteúdo.

No nosso Instagram (@estantedapipoca) saiu um vídeo mostrando um pouquinho do processo desse desenho. 😊

Confira os blogs participantes:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 comments on “Refazendo um desenho – e ilustrando | Projeto Fora da Caixa

  1. Queria ter talento para só fazer um rascunho desses, mas, quiça eu conseguisse, na hora de pintar ia ser uma tristeza, ainda mais para manter apenas uma paleta de cores.
    Sério, moça, eu amei demais <3 parabéns! (e esse projeto é maravilhoso)

    • Menina e você acha que eu sabia fazer tudo isso (ainda nem sei muito bem né)? É tudo questão de aprender e treinar, hahaha!
      Obrigadaaa <3

  2. Mulher do céu, eu AMEI o processo e o resultado haha Acho super legal e terapêutico fazer pintura, e acho que quero me aventurar nessa também!! Eu apoio demais outros posts falando sobre cores, ainda mais porque tô em um processo de encontrar a paleta de cores ideal pro IM, e só de saber sobre cores análogas, já me ajudou bastante!! Amei tua escolha <3

  3. Gente que ideia incrivel! Super amei ahahha sou super fã de aquarelas, deu uma vontade de refazer algumas antigas para analisar

  4. Eu não sabia que você é designer de interiores! Junto com arquitetura, acho duas profissões muito legais. Achei bacana, também, sua interpretação do desafio! Muito legal ter explicado sobre as cores. Realmente desenhos com perspectiva são mais chatinhos, né? Mas o resultado final ficou muito massa. Sua escolha de usar cores frias dessa vez foi muito boa para ter um contraste com o desenho feito tempos atrás.

    Au revoir <3
    http://www.tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com

  5. Esse projeto é atualmente o grande amorzinho da minha vida, tô adorando acompanhar vocês nessa jornada (ano que vem me convida, por favor, nunca pedi nada, haha). Eu amei essa ideia de refazer um desenho e deu vontade de fazer algo do tipo! Também acho super terapêutico ficar horas e horas desenhando. Não sabia o que eram cores análogas e gostei muito de descobrir, traga mais informações como essas!

    • AAAAH, QUE LEGAL SABER QUE VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DO PROJETO!
      Se você refizer algum desenho, me manda para eu ver 🙂
      Vou trazer mais informações sobre cores sim!

  6. Caraca, ficou bem bacana! Achei uma escolha acertada você migrar do quente pro frio pra ver novos resultados… Eu particularmente me dou bem melhor com aquarela eacho o efeito dela lindo,então mesmo não sendo o melhor papel pra isso achei o resultado do segundo beeeem bonito!

    • Ah, obrigada! O problema do Opalina é que ele é um papel grosso, sem porosidade, então não absorve a tinta e nem nos deixa fazer misturas de cores da melhor maneira.

  7. Oie, tudo bem? Acho esse projeto muito interessante ainda mais por permitir trabalhar tanto a criatividade. As vezes fazemos tanto uma mesma coisa que não conseguimos pensar "fora da caixa". Nunca fui muito boa em desenhar ou pintar. Aliás, lembro da minha mãe sempre tirando onda dos meus desenhos porque eu não sabia combinar cores, meus desenhos não tinham chão, etc. Ainda bem que me aperfeiçoei na escrita haha Um abraço, Érika =^.^=

  8. Oi Vitória!
    Eu sou formada em Psicologia e Pós graduada em arteterápia (Sempre fui uma negação nos desenhos). Mas, fiz alguns rabiscos bacanas Gostei da idéia de re-fazer esses desenhos e ter outras idéias e pensamentos…
    Adorei o projeto!

  9. Nossa final de semana eu tava vendo uns vídeos sobre as cores analógicas mas relacionado a maquiagem. Apesar de ser uma recriação de desenho, super bateu com o conteúdo do que eu tava acompanhando e serviu de complemento. Amei <3