Estudando na quarentena – Como se organizar?

O que eu mais ouvi/li dos meus professores e coordenadores assim que a quarentena começou foi que “quarentena não é férias”. E não é mesmo. Muitas pessoas estão se adaptando ao momento atual fazendo tudo ou a maioria das coisas via internet. Minha mãe, professora de educação infantil, grava vídeos para enviar às crianças. Eu, professora de dança, gravo aulas para postar para os meus alunos. Meus professores da faculdade também gravam aulas para nos enviar e fazem chamadas de vídeo para tirar dúvidas.

Eu estou estudando muito mais na quarentena do que antes, da pra acreditar? Além das aulas e tarefas da faculdade, estou fazendo mais três cursos. Como estou conseguindo? Com organização, e é sobre isso que vamos falar hoje. Esse post é para te ensinar a se organizar para poder estudar dentro de casa.



Vou dar dicas práticas que eu utilizo e que dão super certo comigo. Mas, lembrem-se de que cada um “funciona” de um jeito, então você pode aproveitar minhas dicas e aplicá-las exatamente como estão ou adapta-las para a forma que for melhor para você.

Separe um horário do dia para estudar

Isso é muito importante! Você ter um horário definido ajuda você a sentar e focar nas suas tarefas naquele determinado bloco de tempo. Leve o seu tempo de estudo como um compromisso sério. 
Eu costumo estudar no período da manhã/tarde. Desde a hora que acordo até umas 17h, que é a hora que começa a novela Avenida Brasil (eu amo) e eu vou assistir, depois disso não estudo mais. Vou fazer outras coisas como ler, assistir TV ou série, mexer nas redes sociais, ajudar nas tarefas de casa, etc.

Liste as tarefas que você irá fazer no dia, definindo as prioridades

Separe tudo o que você tem a estudar em listas e defina os dias específicos em que estudará cada coisa. Eu anoto as tarefas no meu planner, gosto de desmembrá-las e ir passando marca-texto verde nas que vou cumprindo.
Na última terça feira separei em:
  • Medidas e Avaliações 19/04 (matéria da faculdade que o professor postou o conteúdo no dia 19/04)
  • Aula de Avaliação Aeróbica I
  • Aulda de Avaliação Aeróbica II
O primeiro tópico é a matéria que preciso estudar. Os outros dois são as aulas dessa matéria, aula de Avaliação Aeróbica I e II. Só depois de assistir as duas aulas que marco a matéria como concluída naquele dia.
Seguindo a terça-feira:
  • 2 horas de espanhol
Defini que eu estudaria 2 horas espanhol, acabei fazendo um pouco menos do que isso, acho que uma hora e meia, mas tudo bem, afinal essa não era minha prioridade do dia.

Mais estudo? Sim:
  • Curso Reaprendizagem Criativa
  • Box 4
  • O que é Gravidade Zero?
  • Gravidade Zero
  • Aula Start
O primeiro tópico é o nome do curso. Box 4 é o módulo do curso em que estou. Os outros três tópicos são as aulas que tem dentro desse tópico. Só depois de assitir as três aulas, que marco a tarefa como concluída.
Entendi Vitória, mas e a questão das prioridades?“. Meu bem, eu te explico agora!
Não é porque passamos o dia todo dentro de casa que devemos ser produtivos o tempo todo e estudar mais do que o habitual. Afinal, devemos dividir o tempo com outras tarefas e nunca nos cobrarmos demais. É aí que entra a questão das prioridades: você separou seu tempo de estudo, suas tarefas e as prioridades. Faça as prioridades primeiro. Depois você faz as outras tarefas com o tempo de estudo que sobrar. Se não der tempo de cumprir tudo, você joga essas tarefas para o próximo dia e fica com a consciência tranquila, afinal, as prioridades você fez.

Forest: o APP que te ajuda a ficar longe do celular

Eu não sei para vocês, mas para mim é muito difícil largar o celular e me concentrar em uma tarefa, para isso, eu uso o Forest
Nesse APP você define o tempo que quer ficar longe do celular, por exemplo, 40 minutos. A partir disso você irá plantar uma árvore e largar o celular. Se você pegar o celular dentro desse tempo e sair do APP, sua árvore morre. Eu acho um incentivo bacana, pois dá uma dó imensa de ver as árvores mortas, então a gente se esforça para ter uma floresta bonitinha. Você pode ter uma visão diária, semanal, mensal e anual da sua floresta e do tempo em que você manteve o foco.

O APP está disponível para Android e IOS. Hoje eu recebi uma notificação importante de uma nova atualização no Android: sua árvore só morre ao sair do APP se você ativar o modo “foco total”, caso contrário, você pode sair do APP que a árvore não irá morrer.
Essas são, basicamente, as técnicas que eu estou utilizando para estudar em casa. Fiz uma enquete lá no Instagram perguntando se vocês queriam saber quais os cursos online que estou fazendo no momento e a resposta foi sim, então vamos lá:

Cursos online que eu estou fazendo

1. Reaprendizagem Criativa

Um curso sobre criatividade feito pelo Murilo Gun. Conheço o trabalho do Murilo há muito tempo, desde quando ele ia fazer piadas lá no programa da Ana Hickmann (ele era comediante). Muito tempo depois comecei a ver uns vídeos do Murilo palestrando em TEDtalks, e passei a acompanhá-lo mais. Ele estuda e ensina sobre criatividade e é uma pessoa muito inteligente. Eu o admiro muito e sempre quis fazer algum curso ou workshop dele. Ele abriu uma turma, a GZero, para fazer o curso de Reaprendizagem Criativa nessa quarentena, de graça. Se você se interessou, corre que o curso está gratuito somente até hoje 30/04. Você pode se inscrever nesse link e utilize o cupom QUERO para entrar e ter acesso às aulas.

2. Aula de idiomas

A escola de idiomas online Babbel liberou um mês de curso de idioma (que você escolha) gratuito para estudantes. Eu escolhi fazer espanhol e estou adorando o método deles. Você pode se inscrever clicando aqui.

3. Curso de Marketing Digital

Há muito tempo eu queria fazer um curso sobre marketing digital para aprender mais sobre vendas na internet e poder ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Meu problema sempre foi os valores altos desses cursos, que eu sei que são bons e trazem ótimos resultados, porém eu nunca tive condições de pagar por eles. Ontem meu amigo me iluminou com do Nikolas Sasso, um craque do marketing de vendas que vive disso. Na mesma hora em que ele me mandou, eu fiz a compra do curso, e está valendo muito a pena! Já estou conseguindo fazer uma grana. Você pode garantir sua vaga aqui.
Essas foram as minhas dicas de estudos e de cursos para essa quarentena. Espero que ajude vocês!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 comments on “Estudando na quarentena – Como se organizar?

  1. Oi, Vitória!
    Estou tendo dificuldades de me concentrar na quarentena. Normalmente, estou dando mais atenção ao blog e ao TCC, deixando um pouco as outras matérias de lado, infelizmente. O TCC consome tanto tempo, que fico até sem saber o que dar prioridade, sabe? A verdade é que esse semestre está bem tenso. É meu penúltimo período na faculdade, então, estou correndo contra o tempo.
    Enfim, adorei o post. A dica do aplicativo é muito interessante. O celular realmente faz a gente desfocar de muita coisa, mas eu consigo ficar bem sem ele…
    Beijinhos,
    Gêmeas De Rosa
    Facebook | Instagram | Pinterest

    • Menina, eu sei como é ficar perdidinha com TCC, mas no final dá tudo certo e vale a pena, viu? Boa sorte com seu TCC! <3

  2. Olha, vou te dizer que não está sendo fácil HAHAHAHA eu coloco no planner pra estudar todos os dias de manhã, mas quem disse que eu tenho vontade de acordar de manhã com um friozinho de 12c? Fica complicado ahahahha

  3. Já usei o Forest, mas não senti muita diferença na questão de produtividade. Fiquei interessada nesse curso Reaprendizagem Criativa vou procurar depois. Apesar de nesse período eu não estar me sentindo tão produtiva adorei as dicas.

  4. Eu estou do outro lado dessa situação: sou professora e estou tendo que dar minhas aulas online. Admito que é tão dificil quanto é para os alunos (ou talvez até um pouquinho mais, hehe). Porém dicas como as suas também me são muito úteis. Uso muito o Forest e ele me ajuda a focar quando preciso, e sempre faço listinhas de afazeres para me manter mais produtiva! Tô fazendo um curso online na plataforma Edx e tô amando, mas estudar o conteúdo dele tá sendo bem mais tranquilo que preparar aulas. Parabéns pelo post, tenho certeza que vai ajudar muita gente!

  5. Eu não estou estudando, mas estou trabalhando home office e para que o trabalho renda o suficiente é preciso mesmo muito organização e muito foco.
    Eu determinei que as minhas atividades mais difíceis do dia eu farei sempre nos primeiros horários do dia, pois são as horas que a nossa cabeça ainda está fresca e sem cansaço. Eu aconselho muito esse plano porque para mim funcionou demais.

  6. Suas dicas são ótimas! Não apenas para estudar, mas eu uso diariamente uma lista de tarefas para ser mais produtiva durante o dia. Amei também a indicação do app para se manter longe do celular e a dica do curso, eu sempre faço workshops sobre o assunto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  7. Oi Vitória. Amei o post e as suas dicas, muito valiosas. Realmente quarentena não é férias. Eu infelizmente vou acaber perdendo o semestre porque não estamos tendo aulas online. Mas para não ficar atoa estou fazendo um curso de gestor e assistindo alguns treinamentos sobre destinos turísticos (para me atualizar quando voltar a trabalhar).
    Eu uso demais o Forest, minha florestinha já tá linda. Só uma vez que deixei uma árvore morrer, me deu uma tristeza 🙁

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

  8. Estudar na quarentena tem sido bem difícil, desde acompanhar as aulas online até me sentir realmente motivada para ler textos e tal. Mas eu estou tentando retomar as coisas essa semana, estudar um pouco por dia até pegar novamente o pique.
    As dicas que você deu são muito válidas, principalmente (pra mim) sobre listar as coisas que você precisa fazer 🙂

  9. Lembro de já ter visto esse app, estou curiosa demais, acabei de baixar. Sou muito focada nos estudos, mas durante a quarentena não estou conseguindo dar o que eu dava de mim, sabe? To bem frustada

  10. Estou tendo bastante dificuldade em me concentrar, são muitas coisas que quero fazer ao mesmo tempo e acabo não fazendo nada, até tentei fazer um Bujo pra me ajudar nas tarefas, mas não me dei muito bem com ele hhaha. Gostei da sua indicação do app forest, vou baixar pra ver se me ajuda ^.^

  11. Estou tendo que estudar em casa por conta, já que a faculdade acabou parando. Inclusive criei um insta de estudos para poder me manter na linha e motivada a estudar. Todas as suas dicas são ótimas, e servem inclusive para outras coisas, como o trabalho em casa!

    o insta é @engst_udy

  12. Oi, Vitória! Tudo bom?
    No começo dessa quarentena, eu estudei igual louca para me sentir produtiva. Depois, pela frustração, acabei largando tudo e deixando as tarefas acumularem. Só há alguns dias finalmente consegui organizar o meu tempo de um jeito que consigo estudar, trabalhar e descansar na medida certa para manter minha sanidade mental. Também uso o Forest e gosto MUITO dos resultados do aplicativo, especialmente tendo a opção de plantar árvores de verdade. Enfim, espero que sua quarentena continue sendo muito produtiva!
    Abraços.
    Literalize-se

  13. Depois desse post vou usar o App forest agora! Nossa está bem difícil para mim estudar nessa quarentena pq estudar on-line, tudo em casa, é tudo novo não só para mim, mas para todos. Mas tenho certeza que vou me adaptar

  14. Vitória do céu, que dica SENSACIONAL essa do curso de marketing digital, menina! Entrei lá e ainda está com esse desconto sensacional, vou fazer também porque estou deveras precisada. Muito obrigada por compartilhar!
    Eu estava tentando ser gentil comigo mesma e entender que não dá pra ser produtiva sempre, principalmente num momento onde estamos ter tomando tantos cuidados e medidas que por si só já nos cansam… Mas confesso que cansei um pouco de ser legal com meu ócio, sabe? Se ficar parada eu fico é louca! Vou tentar listar as prioridades do que preciso estudar assim como você.
    Usei um Forest por um tempo, mas precisava de espaço no celular e acabei abrindo mão dele… Que era bonitinho ver s florestinha crescendo, era!

    • Hahaha, realmente não fazer nada é bom, mas até a página cinco, hehehe. Espero que você goste do curso tanto quanto eu estou gostando! 🙂

  15. Nossa, queria muito ser mais organizada, mas caso, eu procrastino demais. :/
    Achei muito bacana as suas dicas, vou tentar colocar elas em prática! Não sabia que a Babbel estava dando 30 dias grátis, já me inscrevi aqui hehe Obrigada pela dica!

    ps: O blog está muito, amei essa paleta de cores ♥

  16. Adoro ler sobre planejamento e organização! 🙂
    E o app da árvore? Que fofurice.
    Gostei do curso de mkt digital que você indicou e comprei.
    Eu tb estou estudando mais ainda na quarentena.
    Sucesso!

  17. Oie Vitória, tudo bem?
    Admiro muito seu foco nos estudos. Confesso que adoro a ideia de estudar em casa e no início da quarentena eu estava bem empolgada, estudando tudo o que meus professores passavam (faço música), porém me dei conta de que, como o prefeito adiantou as férias do funcionalismo público – ou seja, minhas férias de janeiro de 2021 estou tendo agora – não vou ter férias do trabalho até Janeiro de 2022! Então, pra mim, a quarentena tem sido férias sim, sem me sentir culpada por isso, férias em que não posso sair, mas estou aproveitando para curtir virtualmente com os meus amigos, dormir, fazer "vários nadas" e até jogar buraco com a minha mãe – Estou decidida a trancar meu curso e só retornar em 2022, depois de um bom período de readaptação a rotina – Talvez por morar em uma cidade, trabalhar em outra e estudar em uma terceira, me assusta tanto tempo sem ter férias de verdade e não estou me sentindo disposta a encarar um retorno ao trabalho e aos estudos de uma só vez depois de tanto tempo confortável trancadinha em casa. Talvez eu inicie uma pós graduação on line, mas são pensamentos distantes. O que eu quero de verdade é descansar até ficar cansada de tanto descanso!
    Tenho estudado? Sim, mas coisas que acho divertidas ou desafiantes (amo pegar meus livros de matemática e resolver vários problemas, ou de língua portuguesa ou o app do Duolingo), estudar sempre fez parte do meu laser heheh.
    O App forest é muito bom e me ajuda bastante também!
    Ah, e tenho aproveitado pra fazer Yoga e dançar em casa, afinal, importante manter o corpo em movimento né?

    Abraços!

    • Que rotina corrida mesmo, Darlene! Acho justissimo você aproveitar esse perídodo como se fossem férias, e depois ir voltando ao normal aos poucos e se adaptando novamente!

  18. Oi Vitória!!!
    Por aqui também estamos estudando bastante…E o planejamento é a melhor coisa, usa o planner e desligo o celular para não correr perigo, mas confesso que fiquei bem interessada nesse aplicativo.
    Abraços