10 álbuns que definiram meu gosto musical

Há algumas semanas, eu fui indicada para fazer um desafio no Facebook e eu amei tanto a proposta, que decidi transformar em post!

No desafio eu deveria postar por 10 dias álbuns que me influenciaram e definiram meu gosto pela música, porém sem explicações ou reviews. Mas vamos combinar que é muito mais legal quando alguém nos indica um álbum e fala “você vai gostar dele por x, y e z.”, e é isso que eu farei aqui hoje. Vou compartilhar com vocês os 10 álbuns escolhidos e falar sobre cada um deles.

1. I am… World Tour (Beyoncé)

Se você me acompanha e não sabe que eu sou fã-louca-histérica da Beyoncé, você está acompanhando errado!
Esse foi o primeiro álbum que veio à minha cabeça quando decidi fazer o desafio, pois ele foi o álbum que me fez virar fã dessa mulher.
Era Dezembro de 2010, próximo ao Natal, e minha família estava toda reunida na casa da minha avó em algum almoço de domingo. Na televisão estava passando um comercial das Lojas Americanas (sim, eu lembro), e entre os produtos esse CD/DVD apareceu. Eu disse “mãe, quero esse DVD”. A verdade é que eu não faço a mínima ideia do porque eu pedi esse DVD. Eu tinha 10 anos, conhecia algumas músicas da Beyoncé sim, mas eram poucas, e várias músicas que eu conhecia, ouvia e gostava eram dela, mas eu nem sabia. Meu tio, que gostava dela, disse que iria me comprar o CD/DVD, ele ficaria com o CD para poder ouvir no carro e me daria o DVD, já que eu gostava (e tinha tempo) de assistir shows de música. Dito e feito, ganhei o DVD de Natal, fiquei super feliz e fui assitir.
Eu assisti tantas vezes. Tantas. Chegou um ponto que eu sabia cantar várias músicas, sabia algumas coreografias, sabia o que ela ia falar. Já tinha assistido de trás pra frente. Via o making off várias vezes. Eu amava demais aquele show. Nesse DVD, eu percebi o quão incrível é Beyoncé. Ela está envolvida em tudo, ela sabe de tudo, ela quer fazer o melhor para o público dela. Ela luta por uma causa e usa sua visibilidade para ajudar nisso. Ela faz muito mais do que cantar e dançar. Ela é gente como a gente.
Esse não é o meu álbum favorito dela (o meu favorito é o Lemonade), mas foi a porta de entrada para eu conhecer o trabalho dessa mulher e me apaixonar.
Quando eu vi, eu participava de várias comunidades no Orkut com nomes semelhantes a “amamos Beyoncé”, o Facebook começou a ganhar força e eu me tronei ADM de umas três páginas dedicadas a ela, sabia seu nome completo, dia de nascimento, conhecia a maioria das músicas e fiz minha família inteira juntar dinheiro pra eu poder ir no show dela (e eu sempre choro assistindo o DVD do show em que fui, é muita emoção pro meu coraçãozinho).
História de fã contada, e no meio dela falei sobre o álbum: um verdadeiro show. Músicas com arranjos lindos, performances impecáveis, tudo pensado e bem executado.
Claro que eu amo todas as músicas desse álbum, mas se eu tivesse que escolher só uma, seria Freakum Dress, não só pela música, mas também pela performance:

2. Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (Emicida)

Esse é outro álbum que eu ouvia de trás pra frente, sabia cantar (quase) todas as músicas e indicava pra todo mundo!
Na época que conheci esse álbum, eu ouvia algumas poucas músicas do Emicida, mas esse álbum me pegou de jeito!
Eu ficava doida procurando todas as referências das músicas dele (são muitas), aprendi muita coisa – mais que nas aulas de história –, vi o quão inteligente ele era…passei a assistir várias entrevistas dele, ouvir outras músicas também, ele me ajudou a entender a importância de querer saber mais sobre a história dos meus antepassados, fez eu me interessar no estudo sobre por questões raciais e até a aceitar meu cabelo natural, e quando eu vi já estava comprando ingresso pro show – que foi SENSACIONAL!
Esse álbum tem músicas de amor, assim como tem músicas que tocam na ferida. Ele é muito necessário e todo mundo deveria ouvir!
Se eu tivesse que escolher uma música, seria Mandume:

3. Era uma vez… Ao Vivo (Sandy & Junior)

Nem preciso dizer que o Junior é o meu primeiro cush da vida, né? Hahaha!
Eu amava assistir esse DVD! Lembro que era bem pequena quando eu ficava horas assistindo, aprendendo as dancinhas, e fingindo que eu era a Sandy. Minha tia tinha todos os álbuns da dupla, eu escutava todos e adorava! 
Minha música favorita é Vai ter que rebolar:

4. Tribalistas 

Os ícones lançaram esse álbum em 2002, e foi o suficiente, pois esse trio é de artistas incríveis, super reconhecidos e que fazem sucesso até hoje!
Eles fizeram um comeback em 2017, lançando um novo álbum que eu também amo, mas o primeiro ocupa um lugar maior no meu coração.
Em casa também tínhamos o DVD, eu amava assistir as músicas gravadas em estúdio, e sim, eu ficava fingindo que era a Marisa Monte, cantando as músicas e achando que estava arrasando!
Minha música favorita é Mary Cristo, mas esse álbum SÓ TEM MÚSICA BOA, NÃO TEM UMA QUE SEJA MAIS OU MENOS!

5. RoupAcústico (Roupa Nova)

Esse também é um álbum que eu amo todas as músicas, sem exceção! Minha mãe tem esse DVD desde que eu me conheço por gente, e eu amava quando eles cantavam “A Lenda”, música que escreveram pra Sandy e Junior.
Eu ficava boba de ver como uma banda com tanta gente era tão legal. Cada hora um cantava uma música, cada hora um tocava um instrumento, eu achava incrível!
Minha música favorita, sem sombra de dúvidas, é Sapato Velho!

6. Legado (Rodriguinho, Gaab, Mr. Dan)

Eu fico impressionada em como uma família pode ser tão talentosa!
Contextualizando: Rodriguinho é cantor, ele fazia parte do grupo Os Travessos e é pai do Gaab. O Gaab é sobrinho do Mr. Dan, que por sua vez é irmão do Rodriguinho. Eita! Esses três se reuniram e criaram um álbum/show incrível, onde cantam juntos, e o DVD tem participação de muitos artistas que também são sensacionais!
Eu tive o prazer de poder assistir esse show, foi o último show de fui e que sensacional!
Se eu tivesse que escolher uma música favorita, seria Preservê:

7. LEMONADE (Beyoncé)

Eu falei ali em cima que meu álbum favorito da Beyoncé é o Lemonade, então é claro que ele não podia faltar nessa lista!
Beyoncé lançou o Lemonade em 2016, pelo canal HBO e em formato de filme! O álbum fala muito ancestralidade, negritude, e etc. Ele tem muita mensagem e é por isso que eu amo! Além disso, no álbum ela explora vários estilos musicais, o que ao mesmo tempo que é incrível, acaba sendo um pouco triste. Por que? Eu explico!
É muito legal ver um artista explorando outros estilos musicais, e mais legal ainda é ver o resultado incrível! Isso acaba sendo um pouco triste porque a Beyoncé, como artista preta, sempre tem que se reiventar e criar projetos mirabolantes para conseguir conquistar prêmios importantes e ter visibilidade (e olha que ela é a Beyoncé!), enquanto outros artistas brancos sempre fazem mais do mesmo e conseguem receber prêmios importantes (não vou citar nomes, mas vocês devem saber qual é) e serem super exaltados.
É muito difícil escolher uma música só desse álbum. Vou deixar aqui Daddy Lessons, pra vocês verem essa exploração de estilos diferentes:

8. Ladrão (Djonga)

Djonga é um dos rappers brasileiros que eu mais gosto de acompanhar. As músicas dele sempre tem letras incríveis, daquelas que a gente escuta prestando bastante atenção e tem que pausar pra falar “CARACAAAAAA!”.
Todos os álbuns dele são incríveis, mas Ladrão é o meu favorito!
Gosto muito da música (e do clipe) de HAT-TRICK:

9. Lei de Muffin (Scatolove)

Scatolove é um duo formado por esse casal lindo, Isa Sales, que já participou do TheVoice Brasil, e Léo Ramos, que faz parte da banda Supercombo (que já esteve no SuperStar).
Eles cantam um popzinho (eu acho), e eu amo como as músicas são tão diferentes entre si, mas ao mesmo tempo são parecidas. Também adoro as letras deles que nunca são autoexplicativas, sempre estão abertas à interpretação de quem ouve. Já fiz post falando sobre eles aqui.
Minha música favorita é Órfão:

10. Até Sermos Um (Priscilla Alcântara)

Como eu amo essa menina! Perfeita em tudo o que faz, inclusive nos álbuns!
Eu falo muito sobre a Priscilla. Amo o jeito que ela expressa sua fé, e ela me fez enxergar Jesus de uma forma tão incrível!
Minha música favorita, com toda certeza, é Espírito Santo! E não é a versão do álbum não, viu? É a versão acústica que fez muito sucesso antes de o álbum ser lançado:
Ufa! Terminamos essa lista imensa! Espero que eu tenha apresentado bons álbuns/músicas/artistas para vocês, e me conta: qual(is) o(s) seu(s) álbum(ns) favorito(s)? Amo indicações!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 comments on “10 álbuns que definiram meu gosto musical

  1. Menina, nossos gostos são beeeeem diferentes! Entretanto, também amo Tribalistas (fui ao show deles que teve do comeback e novo álbum que você comentou no post… Foi tão legal!) e também gosto de Sapato Velho e de como os integrantes do Roupa Nova interpretam as músicas, quase como um coral. Enfim, eu gostei muito de saber sua história com os cantores/álbuns e entender um pouquinho da sua história com eles e o porquê gosta de cada um dos que elencou. Se eu fosse responder essa TAG com certeza não conseguiria, haha'

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

  2. Eu fiquei genuinamente EMOCIONADA ao te ler falando da Beyoncé… Cara, que coisa mais linda ver a arte tocando a gente assim, né? Por causa de uma propaganda que você poderia nem ter assistido surgiu essa mulher (maravilhosa) que te trouxe sentimentos tão bons. Afff, lindeza!

    Falando de identificação eu AMOOOO esse show de Sandy & Junior, ele me traz uma nostalgia muito gostosa de assistir pela TV quando criança, e Tribalistas foi um projeto musical mega importante na minha vida. Três ícones, né? As músicas são pura poesia recheada de politicagem, não tem como melhorar!

  3. Nossa! Nossos gostos são bem diferente, o que é maravilhoso! O único que eu conheço da lista é LEMONADE e amo! Os outros eu já até a capa por aí mas nunca cheguei a escutar, mas quero fazer isso agora! E que legal que esses álbuns foram importantes para seu gosto musical <3

  4. Oi Vivi, como vai? Menina, temos gosto musicais bem diferentes, gosto de músicas mais antigas mas, pelo que vi alguns dos álbuns que você citou também são meus favoritos. Vou começar citando Sandy e Júnior uma das minhas duplas nacionais favoritas, eu tive uma boneca da Sandy quando era adolescente. Também sou apaixonada por esse CD do Roupa Nova, lembro quando comprei ele e tenho guardado no meu armário até hoje, para finalizar, estou ouvindo algumas músicas do Emicida, acho muito importante o trabalho dele.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    • Eu acho que não existe um brasileiro que não goste de Sandy e Junior, haha! Tem como não amar!
      Emicida importantíssimo simm!

  5. Mulher, o Lemonade foi um divisor de águas no cenário artístico mundial, né? Eu amo! Amei também saber mais sobre o seu gosto musical, inclusive já vou salvar algumas dicas aqui pra ouvir no spotify <3

  6. Que ideia de post legal. Nunca havia parado pra pensar em álbuns que definem meu gosto musical, mas com certeza teria Taylor Swift hehe. Eu amo quase todas as músicas dela <3
    Do seu post eu obviamente conheço alguns. Fiquei feliz de ver Scatolove aí na listinha, pois acho muito fofa essa banda! Amo a música O Tiro 🙂