Sim, é possível aprender sobre criatividade

Eu pensei muito se faria esse post, pois eu quero fazer desde que iniciei o curso (calma que você já entende que curso é esse), mas fiquei pensando se eu seria capaz de fazer “conteúdo suficiente” para escrever aqui. “Como assim conteúdo suficiente? O blog é meu, eu que decido qual o tamanho dos posts!” – foi isso que eu pensei logo em seguida, e cá estou eu!

Esse post é sobre o curso de Criatividade que eu fiz nessa quarentena. O nome do curso é “Reaprendizagem Criativa” e é ministrado pelo Murilo Gun.
Para contextualizar, vou começar explicando quem é esse tal de Murilo Gun e como eu conheci o trabalho dele.
A primeira vez que eu vi esse cara foi na TV, lá em 2012 (eu acho), no programa da Ana Hickmann. O programa dela tinha um quadro que era uma competição onde comediantes iam e faziam pequenas apresentações de Stand Up, o Murilo era um deles. Aliás, esse foi o meu primeiro contato com Stand-Up Comedy, e eu nem imaginava que anos depois esse tipo de apresentação iria estourar no Brasil e ter tantos comediantes bons como temos hoje em dia.
Nesse programa eu gostava muito de dois participantes: o Murilo e o Thiago Carmona (posso apresentá-lo para vocês em outro post), porém, depois do fim desse quadro eu segui minha vida e nunca mais ouvi falar em nenhum deles dois.
Há uns dois anos atrás eu fiquei viciada em Stand-Up, assistia (e assisto) todas as apresentações dos comediantes que estão no auge, e me lembrei desses dois que eu tanto gostava de ver no programa. Será que eles ainda seguem na área? Joguei no YouTube o nome do Thiago – acho válido lembrar que eu gostava tanto, que lembrava o nome dos dois de cabeça, mesmo uns 6 anos depois – e vi que ele continua fazendo as apresentações, até passei a acompanhá-lo mais. Quando procurei pelo Murilo, não achei nenhuma apresentação recente, mas encontrei uma palestra dele num TED que me chamou a atenção pelo título “Escolas matam a aprendizagem”, onde ele falava sobre o cinto do Batman (expressão que eu amo e uso até hoje).
Claro que fiquei apaixonada pelo vídeo e fui procurá-lo no Instagram. Descobri então que ele faz – e já fez – muita coisa, e que trabalha com criatividade. Ele ensina criatividade. Sim, isso é possível.
A partir daí, passei a acompanhá-lo sempre, almejando poder fazer algum curso dele até que a oportunidade chegou!
Devido a nossa situação atual, ele abriu vagas gratuitas para o seu curso de Reaprendizagem Criativa e eu aproveitei a deixa, me inscrevi, assisti todas as aulas, aprendi muita coisa, e estou aqui para falar um pouco sobre esse curso. 
Obs.: as incrições gratuitas já se encerraram, mas se você se interessar, fica de olho no Instagram dele @murilogun, vai que ele decide abrir novas vagas!
O curso é incrível. De explodir a cabeça. Não sei numerar quantas vezes eu pausava alguma aula só pra falar “MEU DEUS, ISSO É TÃO VERDADE”, ou eu ficava batendo palma pra tela do computador e falando “SENSACIONAL!”
Além de aprender muito, ele vai deixando várias referências externas durante as aulas para que quem se interessar, possa ir atrás de entender melhor algum assunto. Eu terminei o curso com uma lista de 2 teorias para pesquisar sobre, 18 livros para ler, 2 documentários para assistir, 4 filmes para assistir e muitas músicas para pensar (clique aqui e saiba mais sobre as MPPs).
Eu pensei em resumir o curso em 7 lições que eu aprendi com o Reaprendizagem Criativa:
  1. Estamos vivendo na Idade Complexa. Não é uma mudança de era, mas sim uma era de mudanças;
  2. Ter um olhar diferente sobre as coisas e até fazer coisas que eu não gosto/não me interesso, podem me ajudar a ser mais criativa e aumentar o meu repertório;
  3. Criatividade é uma ferramenta para solução de problemas;
  4. Nem sempre a primeira resposta certa é a mais criativa;
  5. Fazer coisas que me deixam no flow é uma delícia;
  6. A maioria dos próverbios que eu conheço fodem o mundo;
  7. Saber exatamente qual é o meu problema é fundamental para resolvê-lo.
Como boa leitora que sou, anotei várias frases interessantes que apareceram durante as aulas, e gostaria de compartilhá-las aqui:
“A única estabilidade real é saber lidar bem com as instabilidades.” – Murilo Gun
“Coragem não é ir sem medo, coragem é ir mesmo com medo.” – Murilo Gun
“Hollywood é igual Nelson Rubens, aumenta mas não inventa.” – Murilo Gun (essa é a minha favorita)
“Quando a criança entra na escola, a criança é um ponto de interrogação; quando sai, é um ponto final.” – Neil Postman (falei que a de cima é minha favorita, mas essa também é) 
“Confira se os seus padrões antigos não estão velhos.” – Murilo Gun
Logic will get you form A to Z; imagination will take you everywhere.” – Albert Einstein
“A lógica vai te levar de A a Z; a imaginação te levará a todos os lugares.” – Albert Einstein 
A problem well stated is half solved.” – John Dewey
“Um problema bem determinado está meio resolvido” – John Dewey
Esses foram  alguns ensinamentos e frases que eu vi durante o curso, e acho que já são o bastante para você, que leu esse post, refletir sobre. Então, termino aqui!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comments on “Sim, é possível aprender sobre criatividade

  1. Só pelo seu compartilhamento já deu pra mente abrir e fazer "PUFF". Sempre é bom aprender algo novo ou reaprender, infelizmente as escolas destroem nossa criatividade em vez de expandir nossas mentes mas acredito que elas façam isso porque não daram conta de muitas mentes pensantes e questionáveis. Tendo essa criatividade trabalhada, nós teremos um senso crítico maior e iremos questionar assuntos que são normalizados. Gostei bastante do seu ponto de vista quanto ao conteúdo estudado e o aprendizado tirado, obrigada pelo compartilhamento.

    Um grande beijo,
    Jaque de Lua ♡

    • QUE COMENTÁRIO MEUS AMIGOS, QUE COMENTÁRIO!
      Concordo com tudo o que você falou, e fico feliz que tenha gostado do psot <3

  2. Primeiro queria/precisava muito desse curso. Segundo que memoria em menina. hahaha

    Adorei seu post e o mesmo deu vários Insight por aqui.

    Beijos de luz, Cah!

  3. Olá!
    Que bacana esse curso!
    Minha criatividade mudou com o tempo, depois que meus filho nasceu a criatividade é necessária para contornar as situações do dia a dia. Kkkk
    Abraços
    Cintia – Coisinhas da Kika

  4. Que curso incrível! Amei os ensinamentos que você compartilhou. Acho que já ouvi falar do Murilo Gun, vou assistir o Ted talk dele! No momento estou fazendo um curso de literatura moderna, mas quem sabe após ele eu embarque nele; cairia bem melhorar a minha criatividade.

  5. Oi Vitória, entendo o que você quis dizer quando pensou em não escrever o post, porque eu passo por isso sempre! Eu tenho uma preocupação enorme com a qualidade e o tamanho dos post que irei fazer, até porque, sabemos muito bem que poucas pessoas tem paciência para ler o texto todo, se ele for um pouco maior do que o normal. Eu estou fazendo vários curso nessa quarentena e me especializando para escrever e criar mais conteúdos atrativos para o blog.
    Amei o seu compartilhando e suas ideias, vou procurar mais sobre esse professor.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

  6. Meu Deus do CÉU, sua primeira lição explodiu minha mente e agora quem tá batendo com a testa no monitor sou eu. Vou dormir pensando nisso hoje, CARACA! Isso da coragem significar ir com medo também, puts, tudo pra mim.
    é tão, tão bom quando alguém que a gente já admira faz jus ao gosto e nos surpreende positivamente, né? Achei a temática do curso dele sensacional e acho que é o tipo de coisa que quando a gente começa a aprender, não para mais. Salvei seu post nos favoritos pra assistir à palestra depois, inclusive!

    (Me identifiquei com as anotações cheias de post its? Claro que sim!)

    • KKKKKKKK EU ESTOU PASSANDO MAL COM ESSE COMENTÁRIO
      SIM!!! É muito bom você admirar uma pessoa e ela te surpreender aaaaaaaa
      caso o curso abra novas vagas, eu te envio! acho que você iria amar <3