Organização: como eu organizo minha rotina mesclando o digital e o analógico

Eu sempre gostei de explorar diferentes métodos de organização. Já fiz um BuJo, comprei Planner, fiz um Planner à mão, baixei modelos da internet, usei calendários gigantes e muitos aplicativos!

Até o final do ano passado, eu estava me organizando usando apenas o aplicativo do Trello, mas percebi que ele não estava sendo tão prático pra organizar minha rotina (amo usar para a criação de conteúdo), e fui buscar outros métodos. Notei que eu amava a praticidade de usar um meio digital, por poder levar para todos os lugares e editar a qualquer momento, mas eu também sentia falta de um caderninho para poder rabiscar e fazer anotações.

Pensando nisso, decidi tentar juntar o melhor dos dois mundos, e até agora tem dado certo!

No post de hoje, vou mostrar como eu venho organizando minha rotina, mesclando o digital e o analógico, e em breve venho mostrar a organização dos meus estudos também!

Digital: APP/site Notion

Quando eu abri uma caixinha de perguntas nos stories do Instagram perguntando quais métodos/ferramentas as pessoas usam para se organizar, fiquei surpresa, pois de todas as respostas, só uma pessoa não citou o Notion, então vi potencial nele e fui atrás.
De início não entendi nada. Baixei o app e fiquei completamente perdida, então fui procurar alguns vídeos no YouTube sobre organização usando o Notion, e aí sim fiquei completamente encantada!
Você pode acessar o site, pode baixar ele no seu computador, e ter um app no seu celular e/ou tablet. A plataforma sincroniza seus dados, e isso quer dizer que se você mudar algo pelo celular por exemplo, a mudança aparece se você acessar sua conta por outro meio.
Ele oferece alguns layouts prontos e você pode criar o seu do zero (foi o que eu fiz). Eu gosto de criar o layout e adicionar coisas pelo computador, e usar o celular apenas pra consultar o que está lá ou fazer pequenas alterações.
Nas imagens a seguir vou mostrar meu planner dentro do Notion e explicar como uso. As imagens tem as visões da versão em desktop e do app, respectivamente.
Capa do Planner – visão do desktop

Capa do Planner – visão do app

Na capa coloquei um emoji de caderneta e uma imagem legal disponibilizada dentro da própria plataforma.

Organização diária – visão do desktop

Organização diária – visão do app 1

Organização diária – visão do app 2

Na parte da organização diária criei três fileiras:
  1. Hábitos diários: as tarefas que eu faço todos os dias. Ficam ali e assim que faço, marco na checklist que a tarefa foi realizada;
  2. Aniversários do mês: deixo os dias dos aniversariantes daquele mês, assim não esqueço de dar parabéns;
  3. Tarefas do dia: coloco todas as tarefas que pretendo fazer no dia (depois passo elas para o caderno, vou explicar essa parte daqui a pouco).
A única diferença da visão do desktop para o celular nesse caso, é que as três fileiras não ficam uma ao lado da outra, mas sim abaixo.
Tarefas da semana – visão do desktop

Tarefas da semana – visão do app

Na parte das tarefas da semana, eu anoto tudo que preciso fazer durante as semanas (não só a atual). Coloco um divisor na lista e ela fica assim: acima do 1º divisor ficam as tarefas que preciso fazer na semana atual, abaixo desse divisor ficam as tarefas da semana seguinte, e abaixo do 2º divisor ficam as tarefas que são para as outras semanas, ou que não tem data definida/pressa de serem concluídas.
Todos os dias eu olho as tarefas da semana e arrasto algumas delas para a coluna das “tarefas do dia”.
Calendário – visão do desktop

Calendário – visão do app

Uma coisa muito legal no Notion é que é possível anexar várias coisas como arquivos, calendários e planilhas, e isso ajuda demais!
Coloquei um calendário de datas importantes no meu planner, e nele anoto os compromissos que tenho com datas marcadas.
Lista de aniversários – visão do desktop

Lista de aniversários – visão do app

Outro recurso super legal do Notion é o de lista suspensa. Você cria uma lista, mas ela só aparece se você clicar no título dela. Usei esse recurso para criar uma lista de aniversários, onde ficam todos os aniversários do ano!
Eu pinto o fundo da lista de laranja se o mês já passou, e o mês vigente e os que ainda virão ficam em verde. Todo início de mês eu vejo os aniversários dessa lista, e coloco lá no início do planner, junto com o planejamento diário.
Metas – visão do desktop

Metas – visão do app

Por último, vem as minhas metas. Elas são separadas por categoria, e cada categoria tem uma página. Dentro de cada página eu coloco subpáginas com as metas, e dentro das subpáginas o que eu preciso fazer para alcançar aquela meta, como nos exemplos abaixo:
Página de metas do blog – visão do desktop

Páginas de metas do blog – visão do app

Subpágina de uma das metas do blog – visão do desktop

Subpágina de uma das metas do blog – visão do app

Analógico: caderno de tarefas diárias

Como eu falei lá em cima, anoto todas as minhas tarefas diárias em um caderninho velho que eu tenho aqui. Acho que no caderno eu consigo visualizar melhor e amo o prazer de poder riscar uma tarefa cumprida!

No topo da página eu coloco 3 TAGs:
  1. Importante – uso o marcador laranja;
  2. Média – uso o marcador azul;
  3. 5-10 min. – uso o marcador verde.
Depois disso, escrevo todas as tarefas que pretendo fazer no dia. Em frente as tarefas faço um quadradinho com o marcador: o laranja nas tarefas importantes, que precisam ser feitas no mesmo dia; o azul nas tarefas de média importância, quero fazê-las, mas se não conseguir no mesmo dia, não tem problema; verde nas tarefas rápidas que levam de 5 a 10 minutos para serem cumpridas, assim posso fazê-las quando tiver um tempinho livre, ou estiver cansada de fazer algo, mudo pra essa tarefa mais leve/rápida.
Eu ainda coloco um asterisco vermelho em frente as tarefas que são extremamente importantes, aquelas que realmente precisam ser feitas no mesmo dia, e geralmente são as tarefas que eu faço primeiro, logo no início do dia. Coloco também números por ordem de importância de cada tarefa.
Uma coisa que eu fazia antes mas não me ajudava em nada era estipular horários. Eu tentava colocar horários maiores do que uma tarefa precisa, pra ter certeza que eu conseguiria cumprir, mas mesmo assim às vezes eu não conseguia terminar algo dentro do horário e me frustrava, e o pior: eu ficava ansiosa para terminar a tarefa dentro do tempo, e isso só me atrapalhava. Depois que parei de estipular horários e simplesmente separei as tarefas por importância, ficou tudo muito melhor!

Eu fiz um vídeo para o IGTV do blog mostrando esse meu processo de organização, e você pode assistir clicando aqui.
Eu amei o app Notion, e além de usá-lo para organizar minha rotina, uso para organizar os estudos e as minhas finanças também! Na próxima semana vou trazer um post mostrando a organização dos meus estudos. Como você se organiza?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Organização: como eu organizo minha rotina mesclando o digital e o analógico

  1. Menina, eu tô vendo MUITA gente falar do Notion! Normalmente eu não me dou bem com organização digital, já tentei vários métodos, inclusive o Trello, mas depois de ver a interface dele nos seus prints fiquei tentadíssima a tentaaar… Será?

    Eu me dei bem com o planner, só preciso aprender a desapegar depois que o ano acaba, sabe, mas tem funcionado bastante depois de tentar várias outras coisas. Acho que a vibe é essa, né, uma onda de tentativa, erros e acertos que resultam no que nos ajuda, e se parar de ajudar bora recomeçar!

    • MENINA, TENTA!!! O que eu acho legal do Notion é que você pode criar vários layouts diferentes, pegar modelos prontos, e etc. Tem gente que tem até blog pela plataforma, hahaha!

      E sim, organização é sobre sempre testar novos metódos (eu sempre tô mudando, hehehe).

  2. Ai Vi, vem organizar a minha vida hahahahaha
    Eu uso o notion também, mas não para o dia a dia, mais para o profissional e estudos.
    No papel fica a minha agenda, que queria desapegar por questões ambientais, mas, para organização ela é mais eficáz, pq sou obrigada a olhar para ela sabe!?

  3. Eu me organizava com um caderno, no entanto, esse ano a minha rotina mudou (encurtando meu tempo): durante a semana eu trabalho e quando chego em casa tenho que ir para a plataforma do curso de Logística. huahuahuahuahua
    É uma semana bem apertada.
    Daí comecei a utilizar um no celular só para não esquecer algumas coisas que tenho que fazer e atividades. Até gosto bastante, mas vou me inspirar nas suas anotações no caderno, quero fazer um para outras coisinhas.

    Blog Karolini Barbara | Instagram Karolini Barbara

  4. Uau! Você é organizadíssima! 😀 Que exemplo!
    Eu também sou organizada, mas você ganha de mim. rsrs…
    Eu mesclo planilha no miro.com para projetos específicos, onde coloco o passo a passo de cada projeto meu & faço anotações diárias no caderno, assim como você. Adoro a sensação de riscar o que já fiz.

    Também já usei agenda com horário – fiz isso por muitos anos. E tb tinha esta sensação de frustração por não finalizar no tempo previsto, por isso passei a anotar uma lista e circulo os mais importantes para cada dia.