Fate: A Saga Winx | Série

SEI QUE VOCÊ VAI QUERER SER UMA DE NÓS! WINX, QUANDO DAMOS NOSSAS MÃOS, NOS TORNAMOS PODEROSAS, PORQUE JUNTAS SOMOS IN-VEN-CÍ-VEIS!

 Amo muito essa música, e só confio em quem leu no ritmo!

O Clube das Winx é um desenho animado que conta a história de Bloom, uma menina que descobre ser fada, e começa a estudar na Escola de Fadas para aperfeiçoar seus poderes. Na escola, ela vira amiga de outras fadas, e juntas elas usam seus poderes para salvar o universo. 

Se você tem mais ou menos a minha idade (20 anos) e passava as manhãs assistindo os desenhos do SBT, esse desenho provavelmente deve ter marcado a sua infância.

Para a alegria dos fãs, em 2021, o desenho ganhou uma série versão live action, mas ninguém sabia muito o que esperar. Eu assisti, gostei, e estou aqui para falar um pouco mais sobre!

Decididas a controlar seus poderes mágicos, cinco adolescentes encaram rivalidades, romances e estudos do mundo sobrenatural em uma escola para fadas.

 Fate: A Saga Winx é uma série original Netflix, tem uma temporada (segunda já confirmada) com 6 episódios, que duram aproximadamente, 50 minutos cada.

Conhecemos Bloom, uma menina que tem o poder de controlar o fogo, mas não faz ideia de que é uma fada, e nem de que fadas existem. Por ser uma fada muito poderosa (assim como no desenho), ela é chamada para estudar em Alfea, e aprender a controlar os seus poderes. Na escola, ela conhece outras fadas, e começa a descobrir segredos sobre sua vida e origem, e o mundo das fadas.

Falando sobre enredo, acredito que a série não deixou a desejar. A trama é boa, envolvente e com alguns plot twists que, realmente são inesperados. Apenas algumas partes são mais “revoltantes”, pois vemos como os personagens são burros por tomarem algumas decisões, porém, isso acontece na maioria das narrativas.

O que chamou a atenção sobre a série, que foi alvo de críticas antes mesmo do lançamento, foram os figurinos escolhidos. No desenho, as fadas usavam roupas mais joviais, como croppeds, saias curtas, calça de cintura baixa e salto alto, justamente por serem adolescentes (acredito eu). Quando as imagens da série foram divulgadas, as roupas cobriam praticamente o corpo todo das personagens, e elas ficavam até com cara de mais velhas por conta das vestimentas.

Estilo de roupa das personagens no desenho

Estilo de roupa das personagens na série

Eu também achei bem chato quando vi a divulgação, porque esperava roupas mais fieis ao desenho, até para as personagens parecerem ser mais jovens. “Ai, mas como elas lutavam usando minissaia e cropped?”, é uma série sobre ✨fadas✨, nada é real, eu queria manter a magia viva, sabe.

Depois de assistir a série, eu mudei de opinião. O andamento da história não combinaria com roupas curtas de “fadas piriguetes”. A série tem um ar mais misterioso, obscuro e tenso, então as roupas das personagens acabam combinando mais da forma em que foram apresentadas.

Sobre as personagens principais, não tivemos o prazer de ver todas as fadas (ainda, pois acho que elas vão aparecer em temporadas futuras) que aparecem no desenho, mas acredito que nessa primeira temporada, apareceram as fadas necessárias para a trama ter um bom desenvolvimento!

Bloom

Ela é a primeira fada a aparecer no desenho e na série. Na versão animada, Bloom tem o poder da Chama do Dragão, e é a fada mais poderosa de todas. A série foi bem fiel quanto a isso, nela, Bloom consegue controlar o fogo, e é uma das fadas mais poderosas.

Stella

Stella é uma fada da luz, vinda do planeta Solaria, e é mais velha que as outras Winx.

No desenho, Stella é uma patricinha rica, porém super animada e espontânea, que gosta de falar sobre moda, garotos, dentre outras coisas.
Na série, ela continua sendo uma fada da luz, sua família tem alta influência no mundo das fadas, porém a transformaram em uma quase vilã. A personagem é possessiva com seu namorado, não tem paciência com as outras pessoas, e se tornou uma grande filha da p*ta! Essa é a primeira impressão que temos dela, o que eu achei uma pena.

Musa

No desenho, era conhecida como Fada da Música. Ela podia afetar as ondas sônicas e o ar, e usava seus poderes para acalmar diversas criaturas.
Na série, ela é apresentada como uma fada da mente, capaz de sentir o que outras pessoas sentem, tendo percepção empática e podendo até manipular a dor de outras pessoas. Ela sempre aparece com fones de ouvido, e diz que escuta música na maior parte do tempo para não precisar ouvir o pensamento das pessoas a sua volta.
Uma problemática levantada em relação a personagem, é que no desenho, musa tinha etnia asiática, o que não foi representado pela escolha da atriz para a série.

Terra

Terra é uma fada da terra, conseguindo controlar as plantas.
Ela foi criada exclusivamente para a série. O mais próximo que temos dela no desenho é Flora, fada da natureza, porém acredito que a Flora possa aparecer em uma próxima temporada, já que em um episódio Terra cita que tem uma prima de mesmo nome (espero muito que apareça, ela era minha fada favorita).

Aisha

No desenho, Aisha é uma Fada das Ondas, também é conhecida como Layla, e além de ter poderes sobre as águas, ela pode manipular o Morphix, que faz com que ela possa assumir qualquer forma.
Na série, Aisha é uma Fada das Águas, e só é conhecida por esse nome mesmo.
Apenas duas fadas das principais não apareceram na primeira temporada, sendo elas: Tecna e Flora. Como já citado antes, Flora aparentemente é prima de Terra, e pode aparecer em outras temporadas, e Tecna não foi citada na série. No desenho, ela era a Fada da Tecnologia, e na minha opinião, seria super legal ela aparecer em alguma temporada, já que a série se passa nos tempos atuais.
O enredo é bom, o figurino não deixou a desejar, houveram mudanças em alguns personagens, e em resumo: a série é boa! Os fãs do desenho que entendem o conceito de adaptação, certamente irão gostar, e para quem não conhecia o desenho, mas gosta de séries utópicas que envolvam poderes mágicos e fadas, ela é uma boa!

Nos acompanhe no Instagram!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Fate: A Saga Winx | Série

  1. Ai, Vit, que gostoso ver alguém que gostava do desenho falando mal da série!

    Eu não cheguei a pegar a fase das Winx, fui muito fã da revista W.I.T.C.H. mas quando as bruxinhas – e as fadinhas – chegaram na TV já tava um cadinho mais velha afundada com escola e vestibular chegando… Mas é uma temática que acho tão gostosa! A série tá na minha lista desde o lançamento e é legal ver que, mesmo com as diferenças, você realmente gostou do que viu, me deixa mais animada. O figurino eu até achei legal mudar mesmo sem ter visto porque sei que muita gente sexualiza demais adolescentes, mas o das fadinhas "originais" era uma graça, adoro as cores!

    • Acho que você vai gostar da série!
      E isso que você falou sobre sexualizarem demais as adolescentes é a mais pura verdade. Faz sentido eles terem alterado, mesmo que sejam interpretadas por adultas, ali nas cenas elas são adolescentes.

  2. Não peguei está época, pois sou de outra geração. hehe…
    Mas nunca vi uma série de fadinhas. Parece fofa.
    Concordo em terem alterado as roupas.
    Num desenho não fica tão provocante, mas em série, com pessoas reais, ficaria.
    Gostei que tem uma fada da música 😉

    Paula