3 anos e 08 meses de blog não é para qualquer um, não é mesmo? Nesses três anos tantas coisas aconteceram e eu pude apender tanto com a blogosfera, que acho que chegou a hora de ajudar você, blogueiro!

A partir de hoje começa a série “Como manter seu blog atualizado (CMBA)“, que contará com 5 posts ao total, todos com dicas maravilhosas de organização e modos de manter seu blog sempre recheado!  

Neste primeiro post, falaremos sobre como ter ideias para posts.

1. Atualize suas categorias

Se o seu blog, assim como o meu, abordar vários assuntos, ele provavelmente tem categorias, que são temas abordados frequentemente. Então, abra suas categorias e pense: “qual post poderia entrar aqui?”. Darei um exemplo com três categorias do blog:
  • Filmes e séries
  • Últimos filmes que assisti
  • 5 filmes que eu recomendo
  • Minha série favorita
  • Música
  • Playlist
  • Novo álbum da Kesha (ou de qualquer outro artista)
  • Indicação de alguma banda
  • Livros
  • Resenha do último livro que li
  • Wishlist literária
  • Os autores que eu mais gosto
Tente encontrar no mínimo três temas para cada categoria, viu como é fácil? Com três categorias eu já gerei 9 posts diferentes!

2. Divida um tema em vários posts

Alguém já notou que eu estou fazendo isso neste exato momento? Quero passar pra vocês bastante conteúdo, porém se eu colocasse todas as dicas em um post só, ele ficaria enorme e cansativo. Então, nada melhor do que dividir o tema em vários posts!

3. Anote tudo!

Eu anoto todas as minhas ideias no bloco de notas do celular. Acho super prático, pois o celular está comigo a todo momento e eu consigo me organizar facilmente. Há quem prefira agendas, o importante é anotar tudo o que vier à sua cabeça.
Quando eu digo tudo, é tudo mesmo! Uma palavra, uma frase, o nome de uma música, o nome de um álbum, uma cor. Qualquer coisa que você pensar e imediatamente ter aquele “click” de “isso pode virar um post”, anote. Assim, você não esquece sua ideia, e pode trabalhar em cima desse tema com mais calma depois.
O aplicativo de bloco de notas que eu uso (já que o meu celular não tem) é o ColorNote, minha conta é logada com a do Facebook, tudo o que eu escrevo lá fica salvo, e se eu perder meu celular ou algo do tipo, assim que eu abrir o aplicativo e fizer meu login novamente, estará tudo lá intacto! Eu adoro o aplicativo, pois consigo fazer listas (marcar o que já foi feito), e consigo separar minhas notas por cores, deixando-as em ordem de importância!

4. Faça a continuação de um post antigo

Sabe aquele post que você fez há tempos e ele gerou muitas visualizações e você tem várias coisas para acrescentar? Crie uma continuação para ele!

5. Não descarte suas ideias

Nós sempre temos ideias que achamos ruins, mas não joga ela fora, tadinha! Deixa ela lá, guardadinha, quem sabe daqui um mês (ou até  um ano) você acabe achando aquela ideia boa ou ela te inspire a fazer outra coisa? 
Essas foram as dicas de hoje! Espero que essa série de posts seja útil para pelo menos uma pessoinha. Lembrando que todos os posts do CMBA sempre sairão às quintas-feiras.