Hoje o blog completa dois anos e teremos uma postagem simples, porém que eu acho legal: vou contar pra vocês o que eu aprendi nesse mundo da blogosfera, e vai que isso te ajuda, né?

Você sempre liga coisas ao blog, mas também tem seus momentos de férias!
Quando se tem um blog, tudo que você vê/faz de interessante, pensa “isso vai pro blog”, mas também tem vezes que passamos pelo famoso bloqueio criativo e não produzimos nada! Tem aqueles tempos que estamos cheios de ideias, mas simplesmente estamos com preguiça. E não precisa falar que tem preguiça de produzir conteúdo não, todo mundo tem! Está vendo essa imagem do post? Obviamente, não fui eu que tirei, peguei de um banco de imagens que manda algumas fotos pro meu e-mail, e por que isso? Porque eu estava com preguiça, ué! Isso é completamente normal.

Um post não se faz sozinho!
Acho que a maioria das pessoas quando criam um blog, acham que vai ser mil maravilhas, super fácil, mas não é!
O processo de criação de um post é mais ou menos assim: ter a ideia do post e saber o que vai tratar, fotografar (fotos boas, tá?) ou buscar uma imagem que você ache que combine com o seu post, escrever, revisar, postar e, por fim, divulgar (eu acredito que essa seja a parte mais chata). É assim que eu faço, e acredite que na prática isso leva um tempo.

Você conhece muitas pessoas legais na blogosfera, ou não!
Existem muitos grupos de blogueiros no facebook, google +, entre outras redes e tem muitos tipos de blogueiros. Eu já conheci bastante gente legal nessa blogosfera e que me ajudou bastante, assim como já vi muita gente que só quer que “conheçam meu blog” e fica fazendo spam. É o famoso “venha a nós e ao vosso reino nada”. Já vi grupos onde uma pessoa comentou algo que a dona do grupo não gostou e ao invés de pedir pra ela apagar, a blogueira começou a xingar a menina loucamente, pra quê?
Já vi também muitas blogueiras pegando ilustrações e layouts de outras pessoas e dizendo “fui eu que fiz”, às vezes usam até pra se promover. “Só pode tá de brinks”.


Relaxa, blogar não é por obrigação, é por prazer!
Vejo muita gente falando sobre frequência de posts, e tento manter uma frequência aqui no blog, mas tem gente que se preocupa MUITO com isso! Se não consegue postar um dia já fica todo desesperado, achando que o mundo vai acabar. Calma. Calma. Calma. Eu já fui assim, não culpo ninguém mas sabe o que eu aprendi? Um leitor que realmente gosta do seu blog, vai visitar ele estando atualizado ou não e é isso que importa! Eu faço isso com os blogs que gosto, leio postagens antigas que já li e tudo mais!
Você não pode se culpar porque não deu tempo de postar, não deu, não deu, ué! Quando der você posta!

E, por último: O blog é o SEU canto, e ele fica do jeito que VOCÊ QUISER!
Eu vejo muita gente falando “eu amo meu layout, mas tem gente que não gosta disso, disso e disso”. Vamos lá: a primeira vez que isso aconteceu comigo foi no começo do blog, quando eu tinha um layout bem simples mas eu amava ele, ele era do meu jeitinho na época e eu acho que recebi uns cinco comentários negativos em relação a ele e sabe o que eu fazia? Respondia: “Entendo seu ponto de vista, mas eu gosto muito desse layout e não vou mudá-lo :)”.
Tem muitos blogs que eu acompanho e não gosto do layout, mas sabe o que realmente importa? O conteúdo ser bom! Então não se preocupe o blog é seu e fica do jeito que você quiser! Não da pra agradar todo mundo, né?

Eu quero agradecer a você que faz parte do meu blog, independentemente de quando você começou a acompanhá-lo! Obrigada por seguir o blog, obrigada por ler meus posts, obrigada por cada comentário, obrigada por curtir a fan page, por assistir os meus vídeos, obrigada por tudo! É por causa de vocês que eu continuo aqui firme e forte e não paro com o blog! 🙂