Resenha: Fazendo Meu Filme 1 e 2

Calma, são dois livros separados. É, vou resenhar os dois no mesmo post.
Comprei o box da série na Bienal do Livro do ano passado, e fiquei muito feliz pois eu sempre quis comprar um box de livros. Gosto de ler séries sem espaço de tempo. Termina um livro e já começa o próximo. Li o primeiro (são quatro no total) e demorei tanto para resenhar, que já terminei de ler o segundo e nem fiz a resenha do primeiro. Então resolvi juntas os dois no mesmo post!

Título: Fazendo Meu Filme 1 – A estreia de Fani
Autora: Paula Pimenta
Páginas: 336
Editora: Gutenberg

Sinopse

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer intercâmbio e morar em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.

“Fazendo meu Filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida de encontrar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Minhas impressões

Devo deixar bem claro (mais uma vez) que amo os livros da Paula Pimenta e, aliás, já resenhei alguns aqui. Ela sempre deixa aquela sensação de “o que será que vem agora”.

Preciso fazer uma comparação com Minha Vida Fora de Série, afinal as histórias se passam no mesmo lugar e tem personagens em comum: a Priscila e o Rodrigo (que são personagens principais de Minha Vida Fora de Série) aparecem em Fazendo Meu Filme, assim como a Fani aparece em Minha Vida Fora de Série. Nessa relação, se eu for comparar, prefiro Minha Vida Fora de Série, pelo fato de que a Priscila é muito mais legal que a Fani (a Fani é super sonhadora e acaba sendo meio bobona às vezes).

Voltando à história, a narrativa é maravilhosa, super fácil de ser entendida e muito bem contada.

O enredo, no geral, é muito legal, tudo o que a Fani passa e como as pessoas ao seu redor interferem nisso. Como eu disse, ela acaba sendo meio bobona em diversas situações, mas os outros personagens fazem a vida dela ser mais agitada e a ajudam a sair de algumas situações (ou entrar nelas).

Título: Fazendo Meu Filme 2 – Fani na terra da rainha
Autora: Paula Pimenta
Páginas: 328
Editora: Gutenberg

Sinopse

O livro mostra a história de Estefânia Castelino Belluz, a Fani. Cercada por personagens não menos cativantes e curiosos, nossa adorável menina vive uma história cheia de suspense, revelações surpreendentes e fortes emoções, agora, na Terra da Rainha. Partindo para uma vida longe dos antigos amigos, de sua família, e de seu amor, ela conhece melhor seus sentimentos e passa a conviver com tantos outros até então desconhecidos. Hábitos e costumes diferentes, nova rotina, língua estrangeira. Essas mudanças são comuns aos que se aventuram a fazer um intercâmbio cultural em outro país. Mas como será que Fani, uma garota encantadora, um tanto quanto tímida e cheia de vida, reage a tantas novidades?

Sem deixar de lado as amigas inseparáveis, a adolescente, que agora completa 17 anos, se comunica diariamente com sua turma por meio de e-mails e conversas via MSN repletas de novidades sobre Brighton. É cada acontecimento! Tudo merece ser compartilhado! Apaixonada por filmes, Fani mal sabe que suas experiências na Inglaterra, onde foi muito bem-recebida por sua nova família, servirão como trailer para um de seus longas mais gostosos de serem vistos. Ou melhor, vividos.

Minhas impressões

Que saudades do MSN, hein!

Essa história é demais! Durante o seu intercâmbio, Fani tem várias crises por conta de ter deixado tudo para trás, inclusive, seu grande amor.

Na Inglaterra, Fani passa por diversas situações, que ela tem dificuldades de dar a volta ou de resolver e o pior é que agora suas amigas não estão por perto, o máximo que ela tem é sua nova família, que nem a conhece direito e Ana Elisa, uma amiga que ela conheceu na Inglaterra, porém é brasileira.

O mais legal do livro é ver como famílias podem ser completamente diferentes e como a criação dos pais interfere em como os filhos são (ou não). Às vezes, os filhos tem um gênio forte e nada do que os pais façam adianta.

O fato de a história se passar na Inglaterra é incrível, pois conseguimos imaginar como é tudo por lá, e o mais legal: através dos olhos de um brasileiro.

Uma frase que eu amei desse livro:

“Tinha sido um longo filme. E agora é que o meu final feliz iria começar…”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comments on “Resenha: Fazendo Meu Filme 1 e 2

  1. Tenho muita vontade de ler algo livro da Paula Pimenta. Os livros dela parecem ser levinhos e gostosos de ler.
    Gostei da sua resenha, foi rápida e direta ao ponto (adoro resenhas assim). Queria poder conseguir escrever resenhas assim hehe

  2. Sempre tive curiosidade para saber mais sobre esses livros, porém nunca quis comprar pq achava que era muito bobinho. E realmente, parece ser. Gosto mais de narrativas complexas, rs. Bjos linda!