No mês da mulher, acho importantíssimo exaltarmos, mais do que nunca, mulheres incríveis. Eva foi uma delas.
Conheci no Instagram a conta @eva.stories, que conta a história de Eva, uma menina judia de 13 anos que tinha o sonho de ser repórter fotográfica e relatava em seu diário como era viver na época do holocausto.
O projeto feito por Mati Kochavi e Maya Kochavi conta os relatos de Eva, porém via stories no Instagram. A conta de Eva já tem mais de 1 milhão de seguidores. Cada destaque corresponde a um dia estando em ordem de acontecimentos relatados no diário de Eva.
>> Leia também: Playlist: Women’s Day!
Eu assisti a todos os stories, me apaixonei por Eva (interpretada por Mia Quiney) e achei o projeto incrível. Nós podemos ter uma pequena ideia de como era viver naquela época. Podemos nos emocionar, rir e ver a inocência de Eva, que apesar de saber o que estava acontecendo, não entendia direito o porque daquela situação.
Conhecemos os avós de Eva, sua mãe e padrasto, sua melhor amiga e seu namorado. Apesar de a história ser contada pelos stories, a produção é incrivelmente bem feita.
Os vídeos são em inglês, assim como tudo o que Eva escreve nos stories. Mesmo que você não entenda bem a língua, ao assistir é possível entender o contexto geral.
Eu realmente gostei do projeto e fiz uma tradução livre (leia: traduzi como consegui, afinal não sou proficiente em inglês) de alguns dos stories.
“Annie me disse que precisamos ter muito cuidado
Eles podem fazer o que quiserem com a gente
Ninguém pode nos proteger.”
De acordo com testemunhas que sobreviveram,
Eva nunca parou de lutar para permanecer viva.
O sonho de Eva era se tornar uma famosa
fotógrafa de notícias.Eva,
esperamos que através deste projeto,
tenhamos tornado seu sonho realidade.
Em memória aos 6 milhões de judeus que viveram no holocausto.
Deixe um comentário