,

Resenha: Sejamos Todos Feministas

Chimamanda tem muito a nos ensinar! Seus livros fazem muito sucesso e com esse não é diferente! Sejamos Todos Feministas é um texto/livro baseado em uma das palestras de Chimamanda num TED que ficou super conhecida.

Título: Sejamos Todos Feministas
Título Original: We Should All Be Feminists
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 64
Editora: Companhia das Letras

Sinopse

Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

 Minhas Impressões

Esse livro é bem curtinho e de fácil compreensão. Li em menos de uma hora e achei ele bem pontual e claro. Chimamanda cresceu na Nigéria e conta como lá a cultura é machista e como as pessoas a vêem por ir contra isso.
Ela conta algumas situações de sua vida onde ela viu que o feminismo era algo necessário e em como uma feminista pode ser mal vista por quem não sabe nem o que é isso.
“Seu conselho – disse, balançando a cabeça com um ar consternado – era que eu nunca, nunca me intitulasse feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido.”
Esse livro nos apresenta o básico do básico sobre feminismo, acredito que seja um ótimo começo para quem quer (ou precisa) começar a entender sobre o assunto. Ele mostra com exemplos e situações reais a desigualdade existente entre homens e mulheres, qual a problemática  disso e porque devemos lutar pelos nossos direitos.
“A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Tanto um homem como uma mulher podem ser inteligentes, inovadores, criativos. Nós evoluímos. Mas nossas ideias de gênero ainda deixam a desejar.”

 

“[…] o homem que se sente intimidado por mim é exatamente o tipo de homem por quem não me interesso.”
>> LEIA TAMBÉM: Para Educar Crianças Feministas (Resenha) 

Eu não consigo falar muito sobre o livro sem dar spoilers justamente por ele ser tão curtinho. Em resumo: uma escrita boa e clara, com exemplos fáceis de entender, que vai ajudar qualquer pessoa a entender os conceitos básicos sobre feminismo e sua importância numa rápida leitura.
Compre ou obtenha o livro gratuito no Kindle clicando aqui

A seguir, vou deixar a palestra de Chimamanda no TED para quem se interessar em assistir (em inglês – ative as legendas):
★★★☆☆
O blog é parceiro da Amazon, comprando pelos nossos links, você ajuda a manter esse cantinho em pé sem pagar nada a mais por isso 🙂

8 respostas para “Resenha: Sejamos Todos Feministas”

  1. Avatar de Luana Souza
    Luana Souza

    Tenho esse livrinho aqui, inclusive sua resenha me lembrou de colocar o outro da autora na minha wishlist hehe.
    Sério, é tão importante existirem livrinhos assim: simples, didáticos, mas que passam o que realmente é esse movimento tão incrível <3 foi uma leitura muito engrandecedora!

    1. Avatar de Vitória Bruscato
      Vitória Bruscato

      Simm, eles são super importantes!

  2. Avatar de Viviane Almeida
    Viviane Almeida

    Oi Vitória, tudo bem? Eu também realizei a leitura desse livro e pretendo escrever minha opinião sobre ele, ainda esse mês! Acredito que tivemos a mesma opinião sobre ele, uma história curta e necessária que todos deveriam ler e conhecer. Hoje em dia, o termo "Feminismo" está muito banalizado, tenho amigas que não aceita serem chamadas de feministas, mesmo aderindo a causa, apenas por vergonha e acharem que os homens vão "sumir" de suas vida.
    Só quero dizer, que amei ler a sua opinião sobre esse livro, adoro seu trabalho e acho a divulgação de livros feministas e antirracistas muito importante.

    Resenhas da Viviane
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com/

    1. Avatar de Vitória Bruscato
      Vitória Bruscato

      É verdade, Viviane, hoje esse termo está bem banalizado mesmo, e muita gente não gosta porque não sabem nem o que significa!
      Obrigada pelos elogios <3

  3. Avatar de Malu Silva
    Malu Silva

    Apesar de já ser "iniciada" no feminismo graças à minha graduação, ainda quero muito ler esse livro! Na verdade eu até já comecei ele no passado, mas acabei não lendo inteiro. A sua resenha me deixou com vontade de pegar ele de novo no Kindle e concluir a leitura <3

    1. Avatar de Vitória Bruscato
      Vitória Bruscato

      Pega pra ler sim Malu, rapidinho você termina ele!

  4. Avatar de Luly Lage
    Luly Lage

    Sejamos Todos Feministas é o famoso "óbvio que precisa ser dito", né? Eu me sinto muito assim em relação a ele e o Para Educar Crianças Feministas: pra mim é tudo ridiculamente claro, mas nem sempre foi, talvez, E nem todo mundo chegou no ponto em que cheguei, e todo mundo precisa ter a oportunidade de chegar (e eu mesma tenho muito o que aprender sobre mil coisas), então que venham pessoas INCRÍVEIS como a Chimamanda falar sobre si, sobre os outros, sobre tudo. Esse discurso dela merece todos os choros e risos e aplausos que recebe todos os dias, de todo mundo!

    1. Avatar de Vitória Bruscato
      Vitória Bruscato

      ISSO! "Óbvio que precisa ser dito" é a frase que define esse livro muito bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *