Eu acompanho a Nathalia Arcuri no YouTube há muito tempo, e desde que ela lançou seu livro lá em 2018, eu o coloquei na minha wishlist, inclusive, ele apareceu aqui no blog, na minha wishlist literária de Janeiro, 2020.
Título: Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Autora: Nathalia Arcuri
Páginas: 163
Editora: Sextante
Sinopse
Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês.É por isso que estou aqui.Sempre fui poupadora compulsiva. Desde cedo compreendi que precisaria juntar dinheiro para realizar meus sonhos. Aos 7 anos comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pedi demissão do meu emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe!, no YouTube. Aos 32 me tornei milionária.Hoje o Me Poupe! tem mais de 2 milhões de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor. Tenho orgulho de dizer que, aos 35 anos, estou perto de conquistar minha independência financeira.Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. É sobre você, o seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora.Eu resolvi escrevê-lo para passar uma mensagem curta e grossa: você pode sair do buraco, não importa qual o tamanho dele.Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, e organizei tudo isso em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.A partir dessas dicas, você vai aprender a dar um basta nos hábitos que sabotam sua saúde financeira, a identificar as crenças que impedem seu enriquecimento e a encontrar modalidades de investimento que caibam na sua realidade. E o melhor: vai descobrir um mundo maravilhoso em que o dinheiro trabalha para você, e não você para ele.Mas talvez a minha dica mais importante seja: poupar não é só acumular um monte de dinheiro. Poupar tem a ver com realizar sonhos. É necessário ter foco, estabelecer prioridades e até abrir mão de uma ou outra coisa em nome de um objetivo maior.Eu poupo desde criança porque tenho metas e propósitos. E essas metas e propósitos têm a ver com pessoas e com experiências, porque, afinal, viver não é correr atrás de grana. A vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias.
Nathalia Arcuri
Minhas impressões
O livro, de fato, é bem prático e com exemplos reais. Nele existem quadros e tabelas a serem preenchidos por quem lê, e vários exercícios porpostos pela autora, que com certeza ajudarão quem quer começar a poupar seu dinheiro e ter controle da sua situação financeira.
A Nathalia se formou em jornalismo, mas sempre gostou de finanças, o que a levou a criar a (hoje) marca Me Poupe!. Eu gostei muito de poder saber mais sobre a história da vida dela junto com os ensinamentos. O livro tem uma linguagem informal, bem conversa entre amigos mesmo, justamente para que o aprendizado se torne mais fácil.
“Talvez eu tenha chegado ao melhor dos mundos: me tornei uma marca, capaz de ganhar dinheiro enquanto me mantenho firme no meu propósito de ensinar as pessoas a organizar sua vida financeira de maneira democrática, em linguagem simples, lícita.”
“Para mim, o momento da compra é o momento sublime. É o troféu que espero anos para conquistar. É a prova de que o meu esforço e o meu trabalho valeram a pena.”
“[…] aproxime-se de gente extraordinária. Pessoas extraordinárias falam sobre planos, ideias e compartilham experiências que podem, de alguma forma, te fazer crescer.”
O livro pode parecer um grande papo furado de coach, mas como uma pessoa que faz as coisas que a Nath fala há um bom tempo, posso dizer que não é! Tudo o que ela fala ali, se for seguido, com certeza lhe trará bons resultados.
O livro é bom, mas para quem já acompanha o Me Poupe! e adora fazer um “Nathflix” como eu, acaba não sendo muita novidade, já que nele ela explica coisas básicas e que sempre são ditas nos vídeos – porém, que não deixam de ser poderosas. A leitura foi mais proveitosa para mim considerando o fato de que eu pude conhecer um pouco mais da vida da autora, que é uma mulher que eu admiro.
★★★★☆
O blog é parceiro da Amazon, comprando pelos nossos links, você ajuda a manter esse cantinho em pé sem pagar nada a mais por isso 🙂
Deixe um comentário