Livros de moda para quem quer se vestir bem

Oi gente, aqui é a Thaís Gama, eu já fiz parte da equipe do Estante da Pipoca (lembra?), e agora eu voltei e estou emocionadíssima com esse momento. Celebremos por um segundo, por favor!

Para marcar esse meu retorno para esse blog lindo e maravilhoso, separei 3 indicações de livros para te ajudar a se sentir estilosa. Existem muitos “guias de estilo” por aí, e dos que li, esses são os mais “vista sua essência” e não cagadores de regras, então pode mergulhar sem medo na leitura, que eles vão te dar uma luz no fim do túnel e não te afundar em pensamentos do tipo “e agora? Não me encaixo em nada disso”.

1. Moda Intuitiva – Cris Guerra

Capa do livro. Imagem retirada da internet.

O livro é de 2013 e a segunda edição de 2016 e não tem nova tiragem para vender na Amazon, mas você consegue achar em sebos, como o Estante Virtual, por exemplo.

Sinopse: “Já parou para pensar que você é seu próprio estilista? Que ao acordar você se prepara para um desfile diário, voluntário ou não? Já parou pra pensar que o seu guarda-roupa é a sua coleção? Que a moda pode ser uma forma de acentuar a individualidade e não de uniformizar pessoas? Já parou pra pensar que a moda é a oportunidade de ser novo a cada dia e, ao msmo tempo, ser mais você?”

Ela começa a escrita informando que o livro não é um manual de moda e sim um “caminho para nos libertar” para “que suas escolhas não sejam certas ou erradas, mas que façam sentido.” E assim ela passeia por temas como autoestima, cores, modelagens, qualidade das peças, adequação a algumas situações, armazenamento, compras, coragem para tentar e permissão (é você quem manda).

A leitura é bem fácil, os exercícios propostos são bem práticos, aquela luz no fim do túnel mesmo para quem não tem idéia do que tá fazendo com suas roupas saber por onde começar.

 

 2. Vista quem você é – Cris Zanetti e Fê Rezende

Capa do livro. Imagem retirada da internet.

Também é de 2013 (a versão física) e de 2019 a digital. Física só em sebos, mas a digital tá na Amazon e é bem baratinha.

Sinopse: “Descubra seu estilo pessoal com a ajuda das criadoras da Oficina de Estilo. Uma edição revista do guia certeiro para se sentir bem vestida e feliz de frente ao espelho! Isso de certo e errado não existe (especialmente em moda!). Importa mais se sentir bem, se reconhecer em frente ao espelho. E a gente pode se sentir exatamente como quer a partir do que escolhe vestir, usando o autoconhecimento como ferramenta – com referências que vêm mais de dentro do que de fora.Este livro convida você a embarcar agora numa jornada – gostosíssima! – para se descobrir. Não tem direção mais certeira pra escolher o que ter no guarda-roupa: entender quem a gente é e o momento em que vive, pra então se vestir de acordo com isso. O que dá satisfação, gera confiança e faz a gente até ter uma postura diferente na vida.Com propostas de reflexão e exercícios-do-olhar a cada capítulo, você vai construir o seu estilo pessoal de maneira divertida e autêntica – com direito a plano de ação pra colocar em prática todo dia em frente ao espelho. A hora é agora: respire fundo, arregace as mangas e vamos ao trabalho!Este e-book conta com um PDF gratuito para os exercícios que irão ajudar você a esboçar suas prioridades e estilo de vida, desenvolver um plano de ação e começar a pensar na sua identidade pessoal.

Leitura extremamente dinâmica e cheio de excercícios reflexivos que fazem você se relacionar melhor com suas roupas. Também abordam um pouco sobre autoestima, cores, modelagens, adequação, personalidade, estilo de uma forma bem fácil para qualquer pessoa perdida nessa questão se encontrar e construir um guarda-roupa com a sua identidade.

3. Liberte seu estilo: Como o autoconhecimento pode transformar o seu armário – Érica Minchin

Capa do livro. Imagem retirada da internet.

Esse é de 2017 e só na versão digital na Amazon.  

Sinopse: 

O que aconteceria na sua vida se você realmente encontrasse e assumisse o seu verdadeiro estilo?

Existem muitas razões para você não se assumir plenamente. Muitas vezes os medos escondidos durante toda uma vida acabam atrapalhando essa expressão da sua identidade, por isso é tão importante se conhecer e entender essas limitações para poder se desfazer delas.

Neste livro, a autora e consultora de imagem Érica Minchin propõe um mergulho profundo para mulheres dispostas a se entenderem com o armário de uma vez por todas. De uma forma ampla, holística e aprofundada.

Durante anos de estudos e experiência prática, Érica foi entendendo cada vez mais o quanto era necessário mergulhar na história de cada pessoa pra poder emergir com o verdadeiro estilo delas.

Por isso, este livro não é um passo-a-passo para quem quer um curativo, um remendo rápido e provisório. Não é uma receita de bolo pra fazer em alguns minutos, comer e até esquecer o sabor depois.

É um processo pra quem entende que aparência é embalagem, sim, mas que embalagem nenhuma sustenta falta de conteúdo. E que pra ser efetiva e duradoura, tudo isso se constrói e se desvenda com cuidado, com amorosidade e no tempo certo.

Mais do que um livro de respostas, este é um livro de perguntas.

É o mais caro da lista, mas se você me perguntasse qual dos 3 eu recomendo começar, eu diria esse.

Além de conhecer a Érica e tê-la como minha mentora/inspiração profissional, sei que é um conteúdo de qualidade, fácil de ler e entender e, o mais importante, aplicar. É um processo de consultoria de imagem e estilo simplificada em 152 páginas para você fazer sozinha e ver sentido nas escolhas que faz e peças que usa. 

Cheio de questionamentos, é um guia para te fazer chegar nas suas respostas e não receber as de alguém para copiar.

Existem diversos outros “guias de estilo” por aí de gente famosa, inclusive, porém, a maioria é bem cheia de regrinha e não é isso que acredito. 

Acredito que podemos usar a moda/roupas como forma de expressão de quem somos e nos divertimos no processo, exatamente o que essas autoras trazem em seus livros.

Você já leu algum deles? Te ajudou? Ou leu algum outro? O que achou?

Por hoje é só, nos vemos na próxima!

Acompanhe @athaisgama no Instagram | Acompanhe @estantedapipoca no Instagram

PS: Se for comprar algum, usa o link da Amazon da Vitória hein (todos já estão aqui no post)?!?!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *