Como eu organizo meus estudos (2021)

 Depois de fazer um post mostrando meu método de organização onde eu mesclo o digital e o analógico, prometi mostrar como organizo meus estudos. O post de hoje é para isso!

Eu uso o site/app Notion para organizar todo o conteúdo, e faço os resumos à mão. Sempre que termino um resumo, eu o compartilho no Instagram do blog. E para definir os dias que vou fazer os resumos, eu anoto na minha agenda, no meio da minha programação do dia.

Vamos ver por dentro como eu uso o Notion para organizar os estudos. As imagens tem as visões da versão em desktop e do app, respectivamente.

Capa do planner – visão do desktop

Capa do planner – visão do app

Dentro da página da faculdade, acho bacana colocar uma página para cada ano/semestre (depende de como funciona a divisão da sua escola/faculdade), como comecei a me organizar dessa forma esse ano, tenho apenas uma pasta para o 7º semestre.

Grade horária – visão do desktop

Grade horária – visão do app

O primeiro item da página é uma tabela com meus horários e dias de aula.

Páginas das matérias – visão do desktop

Páginas das matérias – visão do app

Abaixo, criei uma página para cada matéria que tenho no semestre. Dentro de cada página, anoto as aulas e conteúdos dados, faço anotações importantes que vou usar em trabalhos ou no meu TCC, e escrevo perguntas sobre as matérias para poder estudar depois.

Página de Farmacologia – visão do desktop

Página de Farmacologia – visão do app

Como exemplo, mostrei a página da matéria de Noções Básicas de Farmacologia. Para as questões que uso para estudar, coloco cada questão em uma “toggle list”, opção do Notion que nos permite criar uma lista suspensa. Crio a pergunta, e escrevo a resposta abaixo.

Quando vou responder as questões, marco em verde o que acertei e em vermelho o que errei.

Tabela de aulas dadas – visão do desktop

Tabela de aulas dadas – visão do app

Dentro da página de cada matéria, eu crio outra página (amo a mágica de criar mil páginas, uma dentro da outra) onde coloco uma tabela e marco todas as aulas dadas.

Na primeira coluna, coloco qual a aula (1, 2, 3, etc.), na segunda, a data em que a aula foi dada, na terceira, escrevo o título do conteúdo e anexo um link que me direciona para a matéria da aula (que sempre fica ou no Teams ou no Google Drive), na quarta coluna, deixo para anotar se já fiz um resumo daquela aula ou não, e nas colunas seguintes, deixo livre para anotar as revisões que já fiz. Às vezes estipulo datas para as revisões, às vezes não.

Voltando para a página inicial do semestre, o último item dela é um calendário onde eu anoto datas de provas e trabalhos a serem entregues.

Eu fiz um vídeo para o IGTV do Instagram do blog mostrando esse meu processo de organização, e você pode assistir clicando aqui.

Como você organiza seus estudos? Não deixe de ler o post sobre a minha organização de rotina clicando aqui.

Nos acompanhe no Instagram!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Como eu organizo meus estudos (2021)

  1. Nossa, cada vez que vejo mais do Notion, maior fica minha vontade de testa-lo… É a personificação do meme, mesmo: E O NOTION FAZ TUDO! Cadê esse tipo de tecnologia trocentos anos atrás quando eu tava na faculdade, miga? hahahahaha
    Acho que você me convenceu a testar nos próximos cursos/pós que fizer! Obrigada!

  2. Que post incrível! Eu também estou usando o Notion para me organizar tanto para o trabalho quanto para o meu projeto de mestrado, que ainda estou construindo. Tem sido muito útil mesmo! Amo ver posts assim pois sempre aprendo novas formas de usar o Notion; sinto que essa ferramenta não tem limites, hehe amooo <3