O guia da festa junina em casa!

Eu vejo tanta reclamação no twitter sobre “como assim mais um ano sem festa junina”, mas não é só porque a gente tá trancado em casa que precisamos ficar sem ela, já parou pra pensar nisso? 

Há um ano atrás a situação era a mesma: não podia sair de casa, não tinha quermesse, e as únicas pessoas que eu via pessoalmente eram as que moravam comigo. Acontece que a minha mãe ama muito festa junina. Em tempos ~normais~, a gente saía todo final de semana de Junho e Julho para ir em diferentes quermesses pela cidade, e era uma delícia. No ano passado, não teria como sair, mas ela se recusou a ficar sem festa junina, e nós fizemos a nossa própria, dentro de casa, e participou só quem mora aqui: eu, minha mãe, meu padrasto, minha irmã e a Nala (minha filha/cachorra). Esse ano a gente vai fazer a mesma coisa, e esse post aqui é um “guia” pra você se inspirar e, quem sabe, montar uma festinha aí na sua casa também (mas sem aglomeração, ok?).

Essa foto é uma das minhas favoritas da vida! Tanto que ela está aqui no blog, e eu quero muito poder reproduzi-la esse ano novamente 🙂

1. Defina uma data

Se vai ter festa, ela precisa acontecer em algum dia né? Veja uma data em que as pessoas da sua casa estarão de boa e marca com antecedência, assim você consegue se programar com calma.

2. Escolha as comidinhas que terão e mão na massa!

Você pode fazer uma lista com comidas típicas de festa junina e então escolher o que quer que tenha na sua festa. Uma opção legal é combinar com as pessoas da sua casa quem vai fazer qual prato, assim não fica puxado pra ninguém. Na internet o que não falta é receita, e pode até virar um momento divertido cozinhar com a sua família.
Ah, e não esquece das bebidinhas também.

 Aqui em casa teve muita coisa! Arroz doce, pipoca, bolo, pé de moleque, pastel, cachorro-quente, e etc. 

3. A decoração não pode faltar

Se joga nas inspirações do Pinterest, e vê o que você acha legal de reproduzir/consegue fazer com o que tem em casa. 

Aqui a gente pendurou umas bandeirinhas que já tínhamos no teto, colocamos uma toalha toda estampada na mesa e usamos chapéu de palha na decoração também. São coisinhas super simples e que já tínhamos em casa, mas que se não tivéssemos seria de boa fazer, e que deram um ar de festa junina mesmo 🙂

4. As músicas são importantes!

Claro que numa festa se toca de tudo, mas eu acho que em festa junina não pode faltar um forrozinho gostoso, né? Já deixa uma playlist pronta pro momento, assim você não perde tanto tempo na hora da festa escolhendo música.
Pra adiantar o processo, vou deixar aqui a minha playlist de forró que eu amo:




5. Arrasa no look!

Já que vai rolar uma festa junina com tudo o que tem direito, nada melhor do que arrasar no look, né? Pode ser a roupinha de “caipira” ou o famoso xadrez, o importante é estar no clima.

6. Se joga na festa e apoveita muito!

Com tudo pronto, é só aproveitar a festinha e curtir quem estiver com você 🙂




Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comments on “O guia da festa junina em casa!

  1. Que coisa FOFA vocês fazerem isso pra sua mãe, puts. Lindeza pura, e todo mundo acaba curtindo super, né? Não tem como não gostar de festa junina.

    Adorei as pipocas dentro dos chapéus, super me deu vontade de adaptar em algum contexto, é simples mas fica legal demais!

  2. Queria ter saco para isso, mas, a real é que nem em festa junina vou.
    Mas as dicas são ótimas para qualquer tema de festa né?!

  3. Adorei demais! Ficou bem linda sua "festa junina caseira"! Muito legal o fato de você e sua mãe irem em várias festas juninas todos os anos – antes destes tempos complicados.
    Gosto muito de festa junina, das comidinhas, quentão, vestir de jeca e tirar muitas fotos! 😀

    Paula

  4. Ah, eu amo festa junina! Por aqui eu também costumava fazer como a sua mãe: cada final de semana uma quermesse diferente! Com o pessoal aqui de casa fizemos ano passado e esse ano, não uma festa junina, mas uma noite temática, de comes e bebes das comidas e bebidas típicas e já deu pra matar um pouquinho a vontade. Mas vendo o seu post fiquei aqui pensando que eu devia ter colocado umas bandeirinhas pra entrar mais no clima!