Eu não lembro exatamente onde nem quando conheci essa banda, mas provavelmente, o que me chamou a atenção foi a foto de capa do álbum Eu Não Sou Boa Influência pra Você, que também é o título de uma das minhas músicas favoritas de Seu Pereira e o Coletivo 401.

É engraçado uma pessoa que tem medo de palhaço ficar fascinada por uma arte onde o foco é um…palhaço, né? Mas não vim aqui pra falar sobre palhaços (não hoje).

Hoje eu quero que você conheça essa banda incrível que tem músicas sensacionais. Esse é o objetivo do post, então por favor, não vai embora sem ter escutado nenhuma música.

O grupo paraibano “navegam pelo rock, sambafunk e MPB.”, de acordo com o som13.com, mas a verdade é que a única coisa que eu identifico nas músicas do grupo é um som muito gostoso de ouvir, com letras que a gente não entende de primeira…precisamos analisar bem pra interpretar, e com certeza tem mais de uma interpretação.

Antes de pesquisar sobre eles para fazer esse post, a banda não tinha “rosto” pra mim, era apenas o palhaço no mundo amarelo da arte através da qual conheci o grupo. Achei legal ver o rosto dos integrantes da banda, apesar de eu gostar de escutar alguém cantando e imaginar como deve ser o rosto daquela pessoa (o do Seu Pereira não é nada parecido com o que eu imaginava).

Seu Pereira, na verdade, se chama Jonathas Pereira Falcão, e é o vocalista da banda; no baixo, temos Thiago Sombra; Chico Correa é guitarrista, produtor musical e DJ; e Victor Ramalho é baterista e percussionista.

O grupo conta com dois álbuns: Seu Pereira e o Coletivo 401, lançado em 2012 (que eu ainda não escutei), e Eu Não Sou Boa Influência pra Você, lançado em 2017.

Uma das minhas músicas favoritas tem um clipe lindo que eu acabei de assistir pela primeira vez (pois é), e que me deixou com um sorriso enorme no rosto.

Dizes com quem andas
E eu digo que não és da minha laia

De todas as músicas do álbum, as minha cinco favoritas são (em ordem aleatória):

  1. Eu Não Sou Boa Influência pra Você
  2. Otário
  3. Um Nome a Zelar
  4. Love In Gotham City
  5. Fique Bem Fique Linda
Pra que guardar amor, se há tanta dor no mundo inteiro?
E o meu amor é tanto, tanto quanto verdadeiro
Você pode acompanhar a banda no Instagram pelo @seupereiraecoletivo401 , e escute o álbum completo (eu juro que vale a pena):





Você já conhecia a banda? Gostou da indicação?

Nos acompanhe no Instagram!