26 de julho de 2022

O instagram sempre foi uma das minhas redes sociais favoritas, desde que ele começou a se popularizar. Lembro que na época, eu não tinha um celular com android, e minhas amigas da perua criaram uma conta pra mim, que eu só conseguia usar às vezes, quando alguma delas me emprestava o celular, nos momentos que estávamos indo ou voltando da escola. E hoje, em 2022, eu decidi largar o instagram.

Não completamente, até porque ele faz parte do meu trabalho. Nesse tempo todo de internet, aprendi a usar várias redes ao meu favor e com o insta não foi diferente: tenho uma conta profissional pra divulgar o meu trabalho com a dança (@vitoriabruscato) e até tenho uma empresa de Social Media em parceria com a Yamana, a @beeyoumkt, que nos faz criar conteúdo pra outras contas e pessoas também.

No meio desses trabalhos, tinha o instagram do blog, que apesar de ser um mundinho que eu amava, sugava todas as minhas energias. Criar conteúdo para o blog estava se tornando algo chato, que eu ficava triste só de pensar em fazer, porque envolvia ter que pensar, criar e dedicar meu tempo em milhões de posts para mantê-lo atualizado, e que nem me traziam o retorno esperado.

Todo mundo tá meio cansado do instagram. Acho que você também. Já sentiu vontade de largar dele?

Uma coisa que me frustrava muito no perfil do Estante, era que os carrosseis lindos e ricos de conteúdo tinham um alcance muito baixo, 6 curtidas com sorte e 2 comentários (daquelas pessoas que sempre acompanham e comentam), enquanto um vídeo do reels mal feito, chegava a 3.000 visualizações e me trazia muitos seguidores. Só que esse não era o meu propósito!

Sei que essa diferença entre vídeos e fotos está gerando uma super polêmica atualmente, e que afeta todo mundo (inclusive, hoje a Kylie Jenner reclamou disso, e quando ela falou mal do Snapchat, a rede morreu — será que vem aí?), mas no feed do Estante, além de ser algo gritante, estava sugando minha energia. A ideia do nosso @ por lá era de divulgar o blog, gerar mais tráfego, e de ter um ponto de contato mais próximo com você que me lê.

Duas mãos segurando um celular de capa amarela, passando-o de uma pra outra. Representação do fato de eu decidir largar o instagram.

Comecei a fazer alguns testes e percebi que pra gerar tráfego pro blog, o Pinterest é mil vezes melhor e não exige tanto de mim. Pra que eu estava me desgastando? Foi por isso que eu decidi largar o instagram.

Sem contar que, graças a muitos anos de trabalho, hoje eu tenho um público fiel, que entra aqui sempre pra ler os posts novos, e se eu quiser ter um ponto de contato com vocês, todos sabem onde me encontrar.

O instagram está me saturando cada dia mais e perdendo o sentido. Não abri mão de tudo por lá, porque como disse, faz parte do meu trabalho (e ainda não temos uma rede social que o substitua), mas escolher desativar a conta do Estante por lá, foi libertador, me deixou mais leve e até com mais inspiração pra trazer conteúdos aqui pro blog (talvez eu apareça com mais frequência).

A conta ainda existe porque não quero perder o @ (vai que algum dia eu decido voltar), e gosto das contas específicas que sigo lá, mas não teremos atualizações, então nem gasta seu tempo.


Onde você pode nos acompanhar agora:

  • Aqui no blog — que tem posts novos toda semana
  • No YouTube — que tem vídeos novos 1 vez por mês
  • Na Newsletter — que chega no seu e-mail 1 vez por mês
  • No Pinterest — que é atualizado constantemente
  • Se quiser me acompanhar/meu trabalho mais a fundo, te convido a seguir meu @ profissional como professora de dança e como social media também: @vitoriabruscato & @beeyoumkt.

escrito por
Vit

leia também

    Pare de perder tempo e comece um blog
    Meus canais favoritos no YouTube
    Como organizar os posts do seu blog e ser constante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Karolini

    Eu gosto do Instagram. Ainda não o larguei, mas algumas vezes eu dou uma sumida, tipo Maio eu passei um mês fora de lá e foi muito bom. Consegui retornar com uns conteúdos bem bacanas. Mas a minha praia não é vídeo, e sim fotos. Que é o que tenho postado lá no Instagram. Se é para ser minha cara e a cara do blog que tenha aquilo que gosto. E me sinto mais disposta a postar por lá depois que parei de pilhar em curtida e etc… Vou começar a dar mais atenção também ao pinterest.

    • Vit

      Eu adoro seus posts com artes, são incríveis! Meu sonho é poder tirar umas férias do instagram e sumir de vez dele por uns dias, mas ainda não rola, hehehe.

No Instagram

Nos acompanhe!