Marc Chagall: sonho de amor [Exposição]

Dia 07/04 eu e meu namorado completamos mais um mês juntos, e para comemorar, aproveitamos o feriado e decidimos ir até o CCBB SP para ver a exposição Marc Chagall: sonho de amor. Registrei momentos da exposição que achei bacana para compartilhar por aqui e fazer com que você possa viver (um pouco) dessa experiência também.

Foto de dois tecidos voando no vão de andares do prédio do CCBB SP.

A poesia está no ar.  A exposição Marc Chagall: sonho de amor traz 191 obras do artista franco russo de origem judaica que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas.
Não à toa, a mostra apresentará alguns de seus poemas e contará a trajetória de Chagall, pautada pelo amor que devotava à vida e às artes.
Considerada sucesso pela crítica brasileira, Marc Chagall: sonho de amor recebeu mais de 560 mil visitantes em sua temporada nos CCBBs Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A
exposição contará ainda com a presença de obras do pintor que não haviam sido expostas
nas itinerâncias anteriores. Desta vez, serão 12 obras oriundas de instituições brasileiras, cedidas especialmente para a exposição.
Na passagem por São Paulo, Marc Chagall: sonho de amor oferecerá também ao público
performances de dança na obra Air Fountain, de Daniel Wurtzel, e a intervenção cênico-musical Bella e o violinista, entre outras novidades. É previsto ainda um ciclo de debates e uma palestra com a curadora da mostra, Lola Durán Úcar. Será uma oportunidade para o público compreender, a partir de diversas linguagens artísticas, a vida de Chagall e seu legado artístico.

As reservas para ver à exposição podem ser feitas de hora em hora, escolhemos o horário das 10h para vermos tudo no horário da manhã e podermos passear a tarde também.

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo fica no centro da cidade, por ser feriado e cedo, quando chegamos todos os comércios estavam fechados e as ruas vazias. Foi uma super experiência andar pelo centro vazio, nós nunca tínhamos visto isso.

Foto de uma rua do centro da Cidade de São Paulo vazio

Ao chegar no CCBB, já vemos uma parte da exposição, que é a mais chamativa. Dois pedaços de tecido que ficam flutuando no centro do edifício!

Tecidos voando na exposição Marc Chagall: sonho de amor

A exposição tem 6 andares! Começamos no último andar do prédio e vamos descendo, vendo assim 4 “níveis” da exposição. No térreo vemos algumas informações sobre Marc Chagall (além dos lindos tecidos), e no subsolo podemos ver muito mais quadros.

Vemos pinturas, poemas, e algumas partes são interativas!

Em um dos andares da exposição, havia uma mesa onde podíamos desenhar/escrever em um papel de carta, que seria enviado posteriormente. Fizemos um desenho cada um e endereçamos com a casa do meu namorado (aqui onde moro, às vezes as correspondências não chegam), mas não fazemos ideia se elas vão chegar algum dia.

Exposição à parte, o edifício do CCBB é uma obra de arte! Ele é um prédio antigo e lindíssimo. Tirei fotos do teto quando estava no último andar.

Para finalizar os registros, deixo aqui minha frase favorita de toda a exposição (que virou até post no meu instagram profissional):

“Nas artes, assim como na vida, tudo é possível, desde que se baseie no amor.”
— Marc Chagall

Sobre a exposição Marc Chagall: sonho de amor

📅 Até quando?: 22 de Maio

🕐 Horário: Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

📍 Onde?: CCBB SP – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP – Próximo ao metrô São Bento

🎫 Ingressos: Gratuito, visitação de hora em hora. Reserve aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Marc Chagall: sonho de amor [Exposição]