Um dos pontos turísticos de Vila Velha é o Farol Santa Luzia, localizado no bairro Praia da Costa. Em nossa viagem ao Espírito Santo visitamos o local, e esse post reúne tudo o que você precisa saber antes de conhecer esse ponto turístico.
O Farol foi inaugurado em 1871, e indicava aos navegantes a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória. Atualizado com elementos mais tecnológicos ao longo dos anos, em 1986 tornou-se um monumeto tombado, e atualmente são realizadas apenas pintura, sondagem e recuperação estrutural da torre. O terreno pertence à Marinha do Brasil.
Saiba mais sobre a história do Farol Santa Luzia no site da prefeitura de Vila Velha.
Fomos visitar o farol na parte da manhã, sendo esse nosso primeiro passeio do dia. Era uma quinta-feira e, apesar dos turistas, não achei o local tão movimentado.
O local contém o farol como centro, uma salinha que conta sua história e duas pontes com lunetas para ver o mar (na verdade, apenas uma estava com a luneta, a outra estava quebrada). Nas paredes de entrada, vemos cordas que representam alguns tipos de nós de marinheiros, e claro, uma loja de lembranicnhas.
LEIA TAMBÉM: Praia Secreta – Vila Velha, ES
No site da prefeitura existem diversas regras sobre a visitação do local, principalmente em relação às vestimentas, por ser uma área militar. Nós seguimos as regras à risca, com camisetas de manga, calças/saias abaixo do joelho, sapatos fechados…e nos arrependemos!
Estava super calor e nenhum dos visitantes estava seguindo às regras, bem como não havia nenhuma pessoa fiscalizando isso.
LEIA TAMBÉM: Viagem das blogueiras famosas: Vila Velha – Espírito Santo
Sobre a experiência, confesso que não achei nada demais, tirando a vista do mar. Não há nada para se fazer além de olhar o farol por fora (não tem como entrar e subir) e admirar a paisagem.
Pelo menos, o passeio rendeu ótimas fotos!
Informações para visitar o Farol Santa Luzia
Onde fica?
Rua Santa Luzia, 2 – Praia da Costa, Vila Velha – ES
Horário de funcionamento: Terça à domingo – 9h às 16 (entrada do último grupo de visitantes)
Visitação gratuita
Dica: aproveite a visita para conhecer a Praia Secreta
Deixe um comentário