COMFY PLACE ON THE INTERNET

@estantedapipoca

Resenha: O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo é um livro sobre liderança que me trouxe muitos insights valiosos, e que ensina lições não só para serem aplicadas nos negócios, mas também na vida.


Mão segurando o livro "O Monge e o Executivo"


Título: O Monge e o Executivo

Autor: James C. Hunter

Páginas: 139

Editora: Sextante


Sinopse de O Monge e o Executivo


Com uma narrativa envolvente, O Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.


Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.


A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.


O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder.


Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.


Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.


Minhas impressões


Esse é um livro que está na minha família há anos! Desde quando eu era criança e morava na casa da minha avó, ele sempre esteve junto de outros livros da família, tanto que já está bem velho, com páginas amareladas. Não sei quem o comprou, mas lembro de querer lê-lo simplesmente por conta do título.


O livro foi publicado em 1989, e a edição que tenho em mãos foi lançada em 2004. O que eu jamais imaginaria é que um livro antigo traria conceitos e assuntos tão atuais, bem como insights valiosos!


Foto da contra capa do livro O Monge e o Executivo. Página com manchas amareladas.


Por ter como tema principal a liderança, quando iniciei a leitura, imaginei que a história contada era baseada em fatos reais. Fiquei surpresa ao pesquisar e descobrir que os personagens são fictícios (percebe-se que eu realmente comecei a ler apenas pelo título, sem nenhuma outra informação) e a história serve apenas como plano de fundo para os ensinamentos que o livro traz.


Diferente de todos outros livros técnicos que já li. Ter um personagem principal com um problema a ser resolvido e aprender junto com ele é um grande diferencial. Isso faz com que a leitura seja envolvente e, particularmente, fiquei mais animada para ler já que tinha uma história a ser acompanhada.


Confesso que mesmo com a história bacana, tenho dificuldade de ler livros que sei que são para aprender e não apenas para passar o tempo, então demorei mais que o esperado para finalizar a leitura — o que é algo 100% pessoal meu, mas achei interessante compartilhar –, porém o livro pode ser facilmente lido em poucos dias.


LEIA TAMBÉM: Como fazer amigos e influenciar pessoas (resenha)


Dividido em sete capítulos, cada um traz ensinamentos sobre liderança e como lidar com pessoas em geral. Também há um prólogo e epílogo para que a históra faça sentido durante a leitura.


Grifei e fiz anotações em diversas páginas. Como disse acima, o livro é muito atual, e trouxe reflexões sobre assuntos que eu nunca havia pensado sobre, ou até já tinha ouvido falar por alto, mas abordando de forma mais profunda. Inclusive, compartilhei alguns insights no nosso clubinho. Também achei interessante a maneira diferente como temas “comuns” foram abordados, trazendo novos conceitos em relação a eles, como amor e religião.


Página do capítulo três do livro "O Monge e o Executivo", com a citação em destaque: "Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir." - Jesus Cristo


Arrisco até dizer que a sinopse do livro já traz ensinamentos importantes.


Se engana quem pensa que é um livro sobre religião ou crenças, e até quem pode julgar ser uma historinha boba. Indico a leitura para quem quer liderar melhor no trabalho e também para quem quer melhorar as relações com qualquer pessoa, sejam familiares, amigos ou conhecidos.


Me comprometi a fazer um vídeo falando sobre os ensinamentos que tirei deste livro, assim posso discorrer melhor sobre cada tópico que me chamou a atenção e também compartilhar um pouco do conhecimento que o livro traz. O vídeo está no final desse post para quem quiser assistir, porém vale lembrar que ele contém spoilers do livro!



O blog é parceiro da Amazon, comprando pelos nossos links você ajuda a manter esse cantinho funcionando sem pagar nada a mais por isso!



4 respostas para “Resenha: O Monge e o Executivo”

  1. Avatar de Luly Lage

    Oi, Vit!
    Menina, eu achei incrível essa ideia de passar uma teoria através da ficção assim… Tenho dificuldade de ler livros mais técnicos também, principalmente quando PRECISO, sabe, e acho que uma historinha de fundo acaba ajudando, né?
    Conheço tantos “lideres” que poderiam aprender super com ele…………
    Obrigada por compartilhar essa dica!

    1. Avatar de Vit

      Ajuda demaaaaais! Acho que, se não fosse pela história, eu teria demorado muito mais tempo pra finalizar esse livro (assim como já aconteceu outras vezes). Vale a pena ler!

  2. Avatar de Bruna Both

    Oi Vit! Adorei a tua indicação! Já vi esse livro em vários lugares, mas ainda não tinha tido aquele “chamado” pra ler. Vou ter que comprar em um sebo pra grifar as páginas assim também.

    Depois de ter começado a ler livros de fantasia românticos e de aventura, tenho tido MUITA dificuldade de ler livros normais também. Sempre que tento, canso em questão de capítulos… é muito fácil acostumar com essa fuga de realidade que só a ficção traz.

    Se eu achar, vou te marcar nas redes hahahaha

    Abração!

    1. Avatar de Vit

      Vale a pena a leitura desse! Por ser um livro antigo, deve ser fácil de encontrar em sebos 🙂

      Concordo, a “fuga da realidade” nos deixa mal acostumadas, hehehe.
      Me marca sim! Vou adorar ver <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *