Eu sempre fui apaixonada pelo filme de 2005 e por aquele Willy Wonka com o olhar profundo. Acho os Oompa-Loompas uma gracinha e a Fábrica de Chocolate linda!
Anteontem eu decidi assistir o primeiro filme: o de 1971. Sei que tem uma galera que prefere essa versão e quis tirar minha própria conclusão. Esse post serve para isso.
ATENÇÃO: Esse post mostra as diferenças entre os filmes e a minha opinião sobre ambos, portanto ele contém spoilers. Caso você não tenha assistido alguma das versões, recomendo que clique aqui, onde você encontra outros posts sobre filmes e séries aqui do blog (sem spoilers). Caso você já tenha assistido ou simplesmente não se importe em saber de alguns detalhes, continua essa leitura!
Personagens
Os personagens em geral tem as mesmas características em ambos os filmes. As crianças que chegam na fábrica e acabam infringindo alguma regra tem desfechos parecidos também. Alguns personagens mais marcantes merecem destaque nesse post comparativo.Willy Wonka
Em 2005 quem ganhou o papel foi Johnny Depp (ator que eu amo). Esse Willy Wonka também é um personagem misterioso, porém o seu olhar é melancólico e ele se mostra meio indiferente em relação as crianças. Ele somente quer que todos conheçam sua maravilhosa Fábrica e "que vença o melhor". Talvez ele seja assim por ter problemas familiares do passado que ainda o atormentam.
Oompa-Loompas
Esses anõezinhos são incríveis e cantam musiquinhas chicletes em ambos os filmes. Na versão de 1971, o elenco contou com 10 atores que os interpretaram. Todos usam a mesma roupa, tem o rosto alaranjado e cabelo verde, porém os rostos são diferentes. Achei isso muito legal!
![]() |
Na versão mais atual do filme nós vemos muito Oompa-Loompas mesmo, um número incontável. Porém, confesso que os da primeira versão do filme ganharam meu coração. Apesar de serem poucos, o fato de eles terem rostos diferentes, mas agirem de forma parecida faz com que aquela ideia de que eles são uma população que viviam na Loompalândia se torne mais real.
O Enredo
Os dois filmes tem algumas diferenças nos enredos, mas acho que foram mudanças cabíveis devido a época em que estavam sendo produzidas. A diferença que mais me chamou a atenção foi na do personagem Willy Wonka. No filme de 1971, o fato de ele buscar alguém para comandar a Fábrica depois dele só é revelado no final do filme. E ele também testa a confiança das crianças para ver qual é digna de comandar sua Fábrica, além de deixar toda a família de Charlie (personagem principal) ir morar com ele na Fábrica logo de cara.Em 2005, Willy Wonka se depara com um fio de cabelo branco e logo no início já sabemos qual sua pretensão ao abrir a fábrica para visitantes. Eu não me lembro de ele testar a confiança das crianças nessa versão (mas se eu estiver errada, alguém me corrija nos comentários, por favor), seu sucessor é Charlie porque ele foi a única criança que "sobrou" da visita. E ele tem problemas familiares, e por isso demora um pouco pra aceitar a ideia da família de Charlie viver na Fábrica com ele.
Em resumo
Ambos os filmes são lindos e bem produzidos. Confesso que a versão de 1971 me encantou mais, pelo fato do Willy Wonka ser mais afetivo e mais alegre, e por ter cenários tão bonitos e encantadores. Pelos Oompa-Loompas com rostinhos diferentes, e o vovô do Charlie é uma graça!
Você já assistiu algum dos filmes? Ou assistiu os dois? Me conta o que achou e qual você prefere!
Poxa nunca assisti a versão de 1971. Mas pode deixar que depois eu vejo tudinho.
ResponderExcluirA de 2005 tem aquele clima de infância mesmo, gosto do filme, mas é meio "macabro" o Willy Wonka.
www.blogresenhando.travel.blog
Ele é mesmo, hahaha!
Excluirnunca vi a versão de 1971, sou apaixonada pelo Jhonny Deep, então não sei se conseguiria gostar tanto da outra versão hahahhaah
ResponderExcluirmas vou procurar para assistir, fiquei bem curiosa ♥
Eu pensava exatamente isso justamente por amar o Johnny Depp, mas me surpreendi ao assistir.
ExcluirNunca vi esse filme, acredita?? Hahaha todo mundo fala dele e até hoje não me pus para assisti-lo.
ResponderExcluirEntão vai assistir, menina! Hahaha!
ExcluirEu gosto mais com o depp. RSS adoro ele.
ResponderExcluirEle é um ótimo ator :)
ExcluirEu não assisti a primeira versão ainda, pretendo. Gosto bastante do de 2005, adoro na verdade haha
ResponderExcluirQuando tiver oportunidade assista, acho que você vai gostar!
ExcluirNão há igual ao encanto dos filmes anterior aos anos 80. Gostei desta comparação.
ResponderExcluirObrigada :)
ExcluirAmo as duas versões, realmente o Willy Wonka da versão de 71 é mais carinhoso, é mais paizão. Prefiro a segunda versão, achei o garotinho que venceu muito fofo e preocupado com a sua familia.
ResponderExcluirSeu blog é lindo, fique com DEUS.
Beijos!
Ele é fofíssimo mesmo e realmente é mais preocupado com a família!
ExcluirObrigada flor <3
Eu acho que as duas versões são maravilhosas.
ResponderExcluirMas a minha favorita é a primeira. Acho que é mais pelo ar de nostalgia mesmo.. visualmente falando, é claro que a atual está melhor rsrsr
Sai da Minha Lente
Opa, com mais tecnologia as imagens e cenários ficam melhores, hehehe. Mas o primeiro filme tem um encanto especial!
ExcluirEu nunca assisti a primeira versão desse filme, mas pelo o que você contou, deve ser lindo! Já fiquei com vontade ver xD
ResponderExcluirAssista quando tiver oportunidade! :)
ExcluirEu amo as duas versões do filme, cada uma à sua maneira. Acho importante a gente abraçar o que sai sem desvalorizar por causa do anterior (ou o contrário). Gosto de tudo, nos dois, apesar de o Johnny Depp ser provavelmente o ator que mais detesto na face da Terra, ambos são filmes que sempre que tá passando, eu assisto!
ResponderExcluirEu li uma vez que a versão do Tim Burton é mais fiel ao livro, mas como não li, não tenho como saber se é verdade... Fica aí a curiosidade pra descobrir!
Também não li o livro, mas agora fiquei curiosa...
ExcluirJura que você não gosta do Johnny Depp? AAAAAA chocada estou
Apesar de eu nunca ter assistido esses filmes, gostei muito de ver a diferença de cada um pelo seus olhos.
ResponderExcluirÓtimo post!
Blog da Juh
Instagram @blogjulianarabelo
Facebook
Obrigada <3 :)
Excluir