Eu não sou apenas blogueira. Sou também uma grande leitora de blogs! Estou nesse mundo há 6 anos e já vi todo tipo de blog nesse mundo chamado internet.
Quando eu criei meu primeiro blog, lá em 2013, eu não tinha noção nenhuma (de nada). Criei por pura curiosidade, mas não sabia como elaborar bons posts, como ter um design legal, como divulgar, e era tudo um caos. Mas, eu não desisti. Estou aqui seis anos depois, melhor do que quando comecei, porém ainda tentando entender como funcionam várias coisas na internet e como eu posso usá-las a meu favor (o que eu confesso que não é fácil pois as coisas aqui evoluem o tempo todo e exigem estudo e dedicação).
Tudo bem, mas por que eu contei toda essa história? Porque eu quero te ajudar! Evitar que você cometa os mesmos erros que eu cometi há seis anos atrás e que vejo gente cometendo até hoje. Como dito ali no início, eu leio muitos blogs (mesmo!), e tem alguns que eu entro e meu primeiro e único pensamento é: fechar a janela e nunca mais acessar aquele blog. Parece exagero, mas eu juro que é a mais pura verdade. Tem muitas coisas que nós fazemos que acabam espantando os leitores e o blog vira um “grande nada” cheio de teias de aranha.
Fiz uma enquete
lá no Instagram (@estantedapipoca) e todos que responderam acharam válida a ideia de um post com dicas do que você
NÃO deve fazer no seu blog, e cá estou eu! Pega um papel e uma caneta, ou um bloco de notas digital e anota as dicas desse post para você melhorar o seu blog e ter cada vez mais leitores!
5 COISAS ERRADAS QUE VOCÊ FAZ NO SEU BLOG
1. Querer ganhar muito dinheiro e não se preocupar com o conforto do leitor
Eu sei que ter uma renda extra através do blog é algo incrível e que nos ajuda muito, mas cuidado com os excessos de anúncios e publis que você coloca em seu blog. Um blog cheio de janelas com anúncios, pop-ups que abrem enquanto o leitor está lendo algum post, pedidos de envio de notificações que aparecem a todo tempo, além de ser visualmente poluído é bem chato e faz com que o leitor feche a janela bem rápido. Muita informação pode tirar a atenção de quem está lendo o post, e a coisa mais chata do mundo é estar lendo algo e várias janelas e anúncios flutuantes se abrirem bem em cima do texto em que se está lendo. Pode anunciar no blog? Sim! Só que com cuidado e moderação.
2. Escrever posts vazios com pouco (ou nenhum) conteúdo
Um post é composto por um texto que deve ter começo meio e fim. Seja ele uma receita, uma crônica, um post com dicas, etc., o texto deve fazer sentido e de alguma forma ser útil para o seu leitor.
Ok, mas o que seria útil para o meu leitor?
Você não precisa sempre solucionar problemas e dar dicas, mas sua postagem deve ter um objetivo. Em uma resenha de livro, por exemplo, o objetivo é indicar (ou não) uma leitura através da sua experiência, mostrando o seu ponto de vista. Em uma crônica, conto ou texto que você criou, o seu objetivo é passar algum sentimento através do texto. O que eu quero dizer com esse lance todo de objetivo é que o seu leitor deve, no mínimo, sentir que ler o seu post não foi uma perda de tempo, e se a postagem não tem pé nem cabeça, quem está lendo não vai entender nada e, consequentemente, não vai entrar de novo no seu blog.
3. Ter um design que não seja “amigável”, muito menos simples de ser usado
Estamos na era da praticidade. Do fácil. Por que acessar seu blog é uma tarefa difícil? Não deveria ser.
Um blog com muita informação faz com que o leitor fique perdido, então não é algo interessante. Você pode ter um blog super colorido e que seja a sua cara e ainda assim fazer com que ele não tenha tantas informações. Tirar elementos como brilhos caindo pela tela, músicas que começam a tocar do nada, janelas e pop-ups de anúncios, etc., já ajuda muito a “despoluir” seu blog visualmente.
Outro exemplo de algo nada prático é ter que fazer login para comentar alguma postagem. Todo o processo de criar uma conta ou ter que colocar email e senha para poder fazer um simples comentário não é prático. Na verdade é algo bem chato e que pode fazer com que o seu leitor desista de deixar um comentário para você.
4. Ainda insistir no famoso “sdv”
Sim, estamos em 2020 e ainda existem pessoas que usam o método do “me segue que eu sigo de volta”. Se você é uma dessas pessoas, por favor, pare!
Tentar ganhar seguidores usando o argumento de que você irá seguir a pessoa ou o blog de volta é uma péssima escolha (que eu já fiz). Ter um número grande de seguidores não quer dizer absolutamente nada! Afinal, não adianta uma pessoa me seguir se ela não acessa/vê o conteúdo que eu crio. Quem pratica o “segue de volta” só está interessado em números e não em manter um público e conquistar novos leitores. Então minha dica é: fuja disso que é furada!
5. Ter textos com muitos erros de português
Quando nos propomos a compartilhar textos, devemos saber a melhor forma de escrever para que o texto não fique confuso e sem sentido. Ninguém é obrigado a dominar 100% a língua portuguesa, e sabemos que erros acontecem. Porém, textos com muitos erros e falta de coerência não são nem um pouco bacanas. O que fazer então? Sempre ao terminar de escrever um post, é bacana revisá-lo. Ler nem que seja por cima, para ver se não tem algum erro que passou despercebido. Se você tem dificuldades com o português, peça para alguém corrigir o texto para você. Um texto bem escrito passa mais credibilidade e é bem mais compartilhável.
❤
Essas foram algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença e podem te ajudar a crescer com o blog! Me conta nos comentários o que te irrita nos blogs que você lê.
Deixe um comentário