No final de 2020, quando comecei a fazer meu estágio em uma escola de dança, as aulas estavam retornando de forma híbrida: os alunos que quisessem poderiam ter aulas presenciais (seguindo todos os cuidados, claro), e os que ainda não se sentissem confortáveis, seguiriam tendo aulas de casa, através de videochamadas. Meu primeiro dia foi também o primeiro dia das alunas, e a professora deu de presente para todas algo que eu também acabei ganhando: um potinho de álcool em gel, e um diário da gratidão. Quando entregou, ela disse que era legal ter o hábito de escrever, todos os dias, três coisas pelas quais somos gratas. Era uma prática que ela tinha, e eu decidi tentar também.
Todos os dias eu tentava encontrar 3 motivos para agradecer, mesmo que meu dia anterior tivesse sido péssimo (como eu fazia esse ritual de manhã, agradecia pelos acontecimentos do dia anterior). No começo era difícil, às vezes eu ficava um tempão pensando sobre o que agradecer, e encontrava motivos pequenos, e às vezes a lista era imensa.
Depois de um tempo com essa prática, percebi 2 coisas:
“É a repetição das afirmações que leva à crença. E, quando essa crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer.”
— Muhammad Ali
Passei a prestar muito mais atenção nos pequenos acontecimentos, nas coisas mais simples. Como eu disse, tudo pode ter um lado bom e gratificante, e me dei conta de que tudo é perfeito (e eu realmente acredito nessa frase, porque: sempre que algo dá errado por aqui, logo em seguida eu vejo que tinha que dar errado, pra que coisa melhor pudesse acontecer).
Mantenho o hábito e o diário da gratidão até hoje, mais de um ano depois que o ganhei. Acho que todos deveriam o fazer também, e é por isso que escrevi esse post. Pode ser que sirva de incentivo pra alguém.
“Quando você é grato aos pequenos detalhes em sua vida, você mostra ao universo que está pronto para ser grato por grandezas.”
Pelo que você é grato hoje?
Julia
Oie ! Que legal esse post e foi bem inspirador, realmente criar o hábito de agradecer pelas pequenas coisas que nos acontecem muda tudo.
http://www.blogresenhando.travel.blog
Vit
Fico feliz que tenha gostado do post! 🙂
Karolini Barbara
Ah! Às vezes eu também escrevo pelo que sou grata.
Aprendi isso depois de ler uma postagem no seu instagram.
Eu também passei a ser mais grata pelo que tenho e conquisto, do que ficar reclamando ou me lamentando por aquilo que aconteceu. Esse tipo de atitude nos faz amadurecer e ter um novo olhar sobre a vida.
Blogger | Instagram | Pinterest
Vit
Verdade, Karol! E fico feliz em saber que você criou o hábito depois de ver sobre lá no instagram 🙂 <3
Tamara
Eu sempre falo sobre o poder da gratidão. Eu estava escrevendo por semana no planner, mas depois do seu relato, acho que vou deixar um caderninho só pra isso e escrever diariamente também. Obrigada pela inspiração!
Vit
arrasou, amiga! escrever todos os dias é demais e, realmente, poderosíssimo! 🙂