Resenha: 1 Ano Em 12 Semanas

Nos últimos tempos, tenho acompanhado muitas youtubers gringas que falam sobre organização e minimalismo. Com esse histórico, recebi a indicação de um vídeo da Montelle Bee (que é maravilhosa) onde ela mostra a organização do seu plano de ação para atingir seus objetivos em 12 semanas. No vídeo, ela fala sobre esse livro (que até então eu não conhecia), e eu fiquei com muita vontade de ler e testar o método. Hoje, trago a resenha de 1 Ano Em 12 Semanas.

Foto da capa do livro 1 ano em 12 semanas

Título: 1 Ano Em 12 Semanas: Faça Mais em 12 Semanas do Que os Outros Fazem em 12 meses

Autores: Brian P. Moran & Michael Lennington

Páginas: 208

Editora: Alta Life

Sinopse

“O guia para reduzir o ciclo de execução de um ano para doze semanas”. A maioria das organizações e pessoas trabalha com metas e planejamentos anuais em um ciclo de execução de doze meses. Porém, 1 Ano em 12 Semanas evita as armadilhas e a baixa produtividade do pensamento preso ao calendário anual. Este livro redefine o seu “ano” para ter doze semanas de duração. Durante esse período, não há tempo para se acomodar diante de uma urgência que só aumenta e se intensifica. 1 Ano em 12 Semanas traz o foco e clareza no que é mais importante, e um senso de urgência para sua execução imediata. Ao final, grande parte do que é importante estará feito, gerando um impacto significativo nos resultados.

Minhas impressões

O livro nos ensina um método onde conseguimos alcançar nossos objetivos em 12 semanas. A ideia é reduzir um ano de 12 meses para 12 semanas. Isso porque a maioria das pessoas fazem um planejamento anual, mas acabam o deixando de lado, desanimando e até esquecendo o que se proporam a cumprir, já que um ano é um período tão longo. A proposta desse método é ir atrás do que realmente importa para você no momento, focar em realizar seu plano de ação e conquistar seus objetivos em menos tempo. Sendo assim, o livro é praticamente um manual de como aplicar isso na prática.

A primeira lição que temos é a de deixar o pensamento anualizado de lado, pois ele nos dá a falsa impressão de que temos muito tempo para concluir algo, o que faz com que deixemos sempre para cumprir nossas tarefas mais à frente, e no fim não fazemos nada. Aqui, você tem menos tempo, já que cada semana corresponde a 1 mês e cada dia corresponde a 1 semana, fazendo com que nada fique para depois.

O planejamento feito é semanalmente, onde você irá listar suas estratégias e prioridades, objetivos a longo e curto prazo, e compromissos. A cada semana você irá avaliar seu desempenho, planejar a semana seguinte, separar as tarefas em dias e blocos de tempo, e claro, cumprir o que se propor a fazer.

“No fim das contas, você tem mais controle sob suas ações do que sob os resultados.”

Medir seus resultados é avaliar a sua execução. Quando criamos um planejamento, já queremos mudar tudo sem nem executar, mas só vamos saber se nossa estratégia está dando certo se fizermos o que foi planejado. O que devemos fazer é: executar da melhor forma possível. O planejamento só deve ser mudado se você estiver executando tudo direitinho e os resultados não forem bons.

Para avaliar os resultados, você irá anotar seu desempenho semanal em porcentagens. Assim, você estará medindo suas ações (exemplo: tinha 10 tarefas essa semana e cumpri as 10 – 100% de desempenho; tinha 10 tarefas e cumpi 8 – 80%; tinha 10 tarefas e cumpri 5 – 50%). Se suas semanas tiverem desempenho de 85% ou mais, as chances de sucesso são grandes. Se ficarem entre 65% e 70%, não desista! Menos que isso várias semanas seguidas? Talvez seja necessário rever seu planejamento.

“É a medição que guia o processo de execução.”

12 semanas pode parecer pouco para alcançar todos os seus objetivos de vida, não é? No livro, a sugestão é que você faça um plano aspiracional, com tudo o que você deseja alcançar na vida e onde quer chegar para que esse sonho maior te guie. Mas, para as 12 semanas, você deve escolher apenas 2 ou 3 metas que fazem sentido no momento e que vão te ajudar a conquistar seu grande sonho. Para definir as metas e criar seu plano de ação, as seguintes regras devem ser seguidas:

  1. Específico e mensurável: quantificar e qualificar o sucesso
  2. Falar positivamente sobre os objetivos
  3. Certificar-se de que sejam esforços viáveis
  4. Apontar responsabilidades (isso se aplica para equipes: quem deve fazer o que)
  5. Trabalhar com datas: definir quando o objetivo será concluído/quando as tarefas precisam ser realizadas

Depois de entender como tudo funciona, crie seu plano de ação e comece!

Conclusão

O livro é muito bom mesmo! A estratégia realmente parece funcionar. As explicações são claras, objetivas e sem enrolações. Temos uma leitura muito fácil, flúida e rápida, e a estratégia pode ser usada tanto para alcançar objetivos pessoais, quanto em empresas e equipes (no livro, eles dão exemplos para cada caso).

Gostei muito de realizar a leitura e terminei o livro em poucos dias. Assim que terminei de ler, comecei a realizar meu planejamento, e você confere se o método funcionou comigo ou não nesse post.

Compre o livro

★★★★★

O blog é parceiro da Amazon, comprando pelos nossos links você ajuda a manter esse cantinho em pé sem pagar nada a mais por isso

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Resenha: 1 Ano Em 12 Semanas

  1. Oi Vih,
    Confesso que fiquei interessada no livro por que realmente, sempre achei um ano um período muito longo, se tornou clichê fazer uma lista de objetivos quando se inicia um novo ano, mas eu sempre gostei de buscar alcançar metas num período mais reduzido. Até estava conversando com meu marido essa semana que ele tem a mania de sempre pensar em como estará no futuro, em dezembro ou em janeiro do ano que vem, mas eu sou o tipo de pessoa que pensa em agir logo, porque no futuro nossas circunstâncias mudam.
    Fico aqui ansiosa para saber como foi sua experiência em buscar seus objetivos em 12 semanas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Mana, te adianto que tem sido uma experiência muito boa, viu? Acho que o livro vai ser incrível pra você, já que gosta de fazer metas pra períodos mais curtos. Leia, você vai amar! 🙂