Como superar um bloqueio criativo

Sentei para escrever um post para o blog e me desesperei por não ter nenhuma ideia do que fazer. Apesar de ter vários posts no meu “baú de ideias”, eu não me sentia motivada para criar nenhum deles e também não conseguia pensar em algo novo. Isso se chama bloqueio criativo, me afetou na criação de conteúdo e pode afetar você, quando precisar criar algo ou resolver algum problema.

A boa notícia é que eu passei por essa fase rapidamente, e hoje vim te dar dicas de como superar um bloqueio criativo.

Se você é do time analógico: pegue um papel e caneta para anotar tudo. Agora, se seu negócio é o digital, já salve o link dessa publicação, tenho certeza que ela irá te ajudar!

Duas xícaras de café, brownie e cápsulas de café em preto e branco com uma faixa da imagem colorida.

Como superar um bloqueio criativo

1. Tire um tempo para relaxar

Quando você se dá conta de que não consegue criar nada novo, é natural que comece a se forçar a pensar em um milhão de coisas ao mesmo tempo, na tentativa de ter o máximo de ideias o quanto antes. Isso só irá te sobrecarregar, e provavelmente você não goste de nenhuma ideia.

Então, a primeira coisa a se fazer para superar um bloqueio criativo é descansar (o corpo e a mente). Assim, você se alivia do stress e depois pode pensar em novas ideias com calma e sem desespero. Saia para dar uma volta ao ar livre, faça algum exercício, pratique um hobby que você goste ou até tente fazer algo totalmente novo.

2. Veja o que você já fez e deu muito certo

Depois de descansar, chegou a hora de ter novas ideias. Já ouviu aquele ditado que diz “não se mexe em time que está ganhando“? Pois é, vamos seguir esse princípio.

Veja todas as coisas que você fez e deram muito certo e pense em como você pode fazê-las novamente, porém de um jeito diferente, abordando novos assuntos.

Como assim, Vitória? Não entendi nada!” Calma, que eu te explico.

Suponhamos que você crie conteúdo para o instagram. Veja as suas publicações que mais bombaram e analise: Qual formato foi utilizado? Com que linguagem foi falado? Qual era o tema abordado? Tinha mais texto ou mais imagem? Com base nas respostas dessas perguntas, você consegue ver padrões, analisar o que deu certo, e repetir. Vale fazer um post no mesmo formato de um anterior, apenas mudando o tema. Ou então, pegar o mesmo conteúdo e mudar o formato (transformar um carrossel em reel, por exemplo).

Agora, imagine que você precisa encontrar uma solução para organizar seus produtos de beleza, mas não consegue de forma alguma. Analise as outras partes da casa e outros objetos que você já organizou e que funcionam muito bem, sempre se mantém organizados: Como e onde eles estão guardados? Estão separados por categorias? Estão etiquetados? Ficam em potes iguais? Estão pendurados, apoiados, dentro de caixas? De novo, com base nas respostas, você vai ter novas ideias e soluções para resolver esse problema.

3. Busque inspiração no que você ama

Um dos lugares mais completos para buscar inspiração é na internet, como por exemplo, em conteúdos de criadores que você ama, vídeos no YouTube, ideias no Pinterest e afins.

Porém, sugiro que você vá além da internet e saia do óbvio: porcure inspirações em livros que você gosta, revistas e jornais físicos, filmes e séries, pontos turísticos, museus e etc. Por mais estranho que pareça, buscar inspiração em coisas não óbvias é muito legal e te dá muito mais ideias – esse assunto daria um outro post super completo, o que acham?

Vale lembrar que se inspirar é diferente de copiar, viu? Sugiro, aliás, a leitura desse post sobre roubar como um artista.

4. Zoom out, zoom in

Um ótimo jeito de ter novas ideias é fazendo um brainstorm. Aqui, você fará primeiro um zoom out e depois um zoom in (termos chiques em inglês que aprendi com Murilo Gun e vou explicar agora o que são).

Zoom out é o momento em que você vai pensar no todo. Sente-se, pegue um papel e uma caneta e escreva todas as ideias que vierem à sua mente. Você pode colocar um cronômetro para escrever o máximo de ideias que conseguir dentro do tempo determinado. Neste momento, você deve escrever tudo mesmo, por mais absurdo que pareça, deixe sua mente trabalhar, e não julgue nenhuma ideia.

Depois de escrever tudo, chega o momento do zoom in, que é onde você vai filtrar o que escreveu. Aqui vale ser crítico, porque é onde você irá selecionar as melhores ideias. Descarte o que realmente não faz sentido, lapide o que tem potencial, e guarde o que for interessante para você.

5. Organize tudo em um banco de ideias

Depois de aplicar tantas técnicas, você deve ter uma lista gigantesca de ideias. Organize-as da maneira mais eficiente para você, e em um lugar de fácil acesso para consultar sempre.

No caso da criação de conteúdo, é bacana ter uma lista de publicações que podem serem feitas, separadas por categorias.

Lembra do exemplo de organizar produtos de beleza? Você pode criar uma pasta no Pinterest com ideias de organização, por exemplo.

Cada banco de ideias vai variar com o seu objetivo e o que for mais prático para você. Mesmo depois de superar o bloqueio criativo, é interessante manter o banco de ideias ativo, pois você pode passar por isso novamente ou até ter algum outro problema que será resolvido mais rápido com o que você já tem.

Imagem para pinterest com o texto: Como superar um bloqueio criativo
www.estantedapipoca.com

A criatividade é poderosa demais e te ajuda a resolver problemas em todos os aspectos da sua vida, por isso essa publicação pode ajudar tanto! Seria interessante um post sobre buscar inspiração em coisas não óbvias? Me conte nos comentários!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Como superar um bloqueio criativo

  1. Vitória, que postagem mais do que necessária. Já passei por um bloqueio criativo e o que funcionou foi dar um tempo, de tudo, para conseguir criar conteúdo e trazer novas ideias para a minha mente.
    Acho que no mundo em que vivemos hoje é mais do que comum termos bloqueio criativo.
    Gostaria de saber mais de como buscar inspiração naquilo que amo ler, ouvir e assistir. Como podemos fazer isso.

    Karolini Barbara

  2. simplesmente amei as dicas!! eu vivo passando por bloqueios criativos no meu blog mas com certeza essas dicas serão muito úteis também no meu trabalho, já que trabalho usando a criatividade também ♥️