Aprenda a encontrar inspiração de um jeito nada óbvio

Encontrar inspiração em coisas & lugares é uma dica muito comum quando se fala em criar coisas novas, inclusive é uma dica que eu dei no post Como superar um bloqueio criativo. Nesse post, citei que melhor do que encontrar inspiração em diferentes fontes é procurá-las e saber extrair conceitos de um jeito que fuja do óbvio e do padrão.

A grande questão que ficou é: Como fazer isso?

Hoje, vou te ensinar a encontrar inspiração de um jeito nada óbvio.

Primeiro, vou listar algumas técnicas de criatividade que podem ser aplicadas quando você quiser encontrar inspiração em qualquer coisa. E, em seguida, darei exemplos de lugares e coisas onde você pode encontrar inspiração (e como fazer isso com base nas técnicas citadas anteriormente).

Técnicas de criatividade para encontrar inspiração de um jeito nada óbvio

Último andar do CCBB São Paulo.

Todas as técnicas que vou explicar aqui foram aprendidas com o Murilo Gun, no curso Técnicas de Criatividade.

Zoom Out

Essa é uma das técnicas mais fáceis de se aplicar a qualquer momento. Consiste em extrair conceitos e ideias de coisas criativas que você ver por aí.

O passo a passo é: observar, zoom-in, zoom out, combinar e aplicar.

  1. Observar – reparar naquilo que você está buscando inspiração
  2. Zoom-in – se perguntar “por que isso é assim?
  3. Zoom out – abstrair o conceito genérico da resposta anterior
  4. Combinar – combinar com outras ideias criativas que você já teve
  5. Aplicar – aplicar a combinação em outro conceito
Fundo verde água, com uma garrafa de suco de laranja no meio. Em volta, pedaços de laranja cortados em rodelas.

Vamos a um exemplo com base na imagem ao lado. Primeiro, observamos. Agora, vem a pergunta: por que isso é assim?

Para mim, a composição da foto foi feita com pedaços de laranja em volta do frasco já que esse é o sabor do suco. A partir disso, o conceito genérico é: repetir o mesmo elemento, porém de formas diferentes.

Esse conceito pode ser combinado com outros, e aplicado em outras coisas.

  • Na criação de conteúdo: repetir o mesmo tema de um post, usando plataformas e formatos diferentes.
  • Na decoração de uma casa: ter vários objetos de decoração que sejam da mesma cor.
  • Na criação de um look: usar peças de roupas que sejam todas do mesmo tecido.

Vale lembrar que nesse exemplo, eu citei o conceito genérico que fez sentido pra mim no momento, mas você pode encontrar outros, explorá-los e ter mais ideias ainda.

Advogado do anjo

Essa técnica consiste em olhar para a parte boa de uma ideia e construir em cima dela. A grande pergunta norteadora aqui é: O que eu mais gosto nessa ideia?

Exemplo com base na imagem ao lado: O que eu mais gosto nessa ideia?

Gosto do rosto no vaso ser da mesma cor que o objeto, mas se destacar por ter um relevo.

Novamente, a partir dessa resposta, posso pensar esse mesmo conceito em outras situações.

  • Ao fazer um penteado de cabelo: criar algo diferente com algumas mechas que se destaque do todo
  • Ao organizar a semana no papel: destacar as tarefas importantes de forma simples, sublinhando o que for necessário.
  • Ao montar um look: usar roupas monocromáticas com uma peça que se destaque por ser mais larga.
Vaso com plantas na cor branca com um desenho de rosto em relevo no meio.

Dominar para destruir

Gosto muito dessa técnica: listar os padrões básicos e quebrar alguns.

Pensando no planejamento de uma viagem. Quais são os padrões básicos, aquilo que quase sempre acontece em todas as viagens?

Pesquisar os pontos turísticos, fechar pacote com agências, chegar na parte da manhã e ir embora na parte da noite. Levar uma mala cheia de roupas para todos os dias de viagem.

Quais desses padrões eu poderia quebrar na minha próxima viagem?

Acho importante ressaltar que sempre que você listar padrões, vai ver que é possível quebrar muitos deles, se não todos, porém é importante escolher fazer aquilo que será melhor/mais vantajoso na situação atual.

Voltando ao exemplo de quebra de padrões:

  • Pesquisar os pontos turísticos → Deixar para conversar com alguém que mora no local e pedir indicações dos melhores lugares para ir, tendo a possibilidade de conhecer pontos muito mais legais e “escondidos”.
  • Fechar pacote com agências → Ir de forma independente e gastar menos.
  • Chegar na parte da manhã e ir embora na parte da noite → Chegar na parte da noite para começar o próximo dia no local, e ir embora na parte da manhã para poder aproveitar ao máximo o dia anterior.
  • Levar uma mala cheia de roupas para todos os dias de viagem → Levar roupa para metade dos dias e deixar para comprar novas peças durante a viagem.

A praça é nossa

O nome dessa técnica está diretamente ligado ao programa A Praça é Nossa, pois ele trabalha com restrições. Antes de mais nada, é importante explicar no que consiste a técnica: Aplicar restrições para o cérebro ampliar o universo em função delas.

A Praça é Nossa sempre teve o mesmo cenário e o mesmo formato: um cenário de praça, onde o foco é um banco, e cada personagem/humorista que entra deve interagir com o apresentador. Essas são as limitações do programa, mas apesar disso, cada quadro é diferente, pois eles trabalham em cima dessas limitações.

Como aplicar essa técnica? Aqui vão alguns exemplos:

  • Ao tirar uma foto: limitar o espaço/cenário a ser utilizado e a orientação da foto, e explorar ao máximo as possibilidades fotográficas dentro disso;
  • Ao criar uma coreografia: definir que todos os movimentos serão guiados por uma única parte do corpo;
  • Ao criar uma identidade visual: limitar as cores que precisam ser usadas.

Essas são algumas técnicas de criatividade fáceis de aplicar em diferentes contextos.

Agora, vamos aos exemplos de lugares e coisas para encontrar inspiração!

Lugares e coisas para encontrar inspiração de um jeito nada óbvio

  • Revistas e jornais – analise o a disposição dos elementos, a composição da capa, as fotos, fontes utilizadas, temas abordados, tom de voz utilizado, como as metérias são separadas, propagandas que aparecem.
  • Cartazes e placas – observe as cores utilizadas, tamanhos dos elementos, o que está escrito, imagens e ilutrações.
  • Lojas e mercados – repare na separação das seções (como elas acontecem, de que forma são sinalizadas), na organização dos produtos, em como a vitrine é montada, se há ou não vitrine, quais itens ficam na linha do olhar do consumidor e quais não ficam, como funciona a circulação dentro do espaço.
  • Filmes e séries – veja qual o tema abordado, a classisficação indicativa, quais cores são predominantes, como a história é contada, quem são os personagens que aparecem mais e menos, quais músicas fazem parte da trilha sonora, se há ou não easter eggs, qual a moral da história, em que ambiente e época se passa, como o título se relaciona com a história.
  • Músicas – analise a voz de quem está cantando, quais instrumentos fazem parte, como é a melodia, o que você sente ao ouvir a música, qual história a letra conta, como o título se relaciona com a música, quais são os momentos mais marcantes, como é o refrão, se há alguma parte diferente do resto.
  • Roupas – observe as cores utilizadas, o material, os cortes, quais são os detalhes que existem ou que fazem falta, para qual parte do corpo aquela peça foi originalmente pensada, com qual idade ela combina mais.
  • Arquitetura – repare nas texturas diferentes de cada revestimento, nas cores usadas, o que você considera feio e bonito no ambiente, como funciona a circulação de pessoas, quais detalhes mais chamam a atenção.

Nesses exemplos vocês viram que a partir de uma única coisa, é possível explorar diferentes tópicos. Ao analisar cada tópico, aplique as técnicas que ensinei nesse post e você tera muitas ideias incríveis!

Lembre de anotar todos os seus insights em um banco de ideias para quando ficar sem criatividade, poder consultá-lo e aplicar os conceitos em novas coisas e soluções.


Gostaram do psot? Esse é um assunto que me interessa e anima muito, então amo compartilhar mais sobre ele! Me contem se foi útil para vocês aqui nos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comments on “Aprenda a encontrar inspiração de um jeito nada óbvio

  1. Oi, Vit!
    Eu sou muito fascinada por técnicas de criatividade, mas o que mais me impactou nosso seu post não foram só as dicas, mas em COMO aplicar, sabe? Isso de usar técnica de criatividade em um penteado explodiu minha cabeça de como a gente acaba aplicando as coisas muito mais que no trabalho ou produção pra lazer… Vou pensar mais sobre isso!

    • Amei saber que você gostou desses exemplos. Eu aprendi que a criatividade é uma ferramenta para a solução de problemas, então realmente tem como aplicá-la em tudo! Depois que você entende isso e começa a exercitar, tudo muda