Fazendo Meu Filme – O Filme

Esperei tanto tempo pra que Fazendo Meu Filme se tornasse um filme de fato, e fiquei em êxtase assim que vi que seria real!

O filme é baseado no primeiro livro de uma série chamada Fazendo Meu Filme, escrita pela Paula Pimenta, autora brasileira.

Após tanto tempo de espera, e muitas resenhas dos livros serem publicadas por aqui, eu não poderia deixar de vir falar sobre a adaptação para as telinhas, e espero que os fãs não me odeiem após esse post!

Imagem de capa do teaser trailer do filme Fazendo Meu Filme. A capa tem fundo roxo e uma foto de três personagens: Léo, Fani e Vanessa.

Título: Fazendo Meu Filme – O Filme

Gênero: Romance

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Duração: 95min

Onde assistir: Amazon Prime Video

Fani é uma adolescente estudiosa que adora as amigas, vive apaixonada e é louca por cinema. Durante o ano letivo, sua mãe insiste que ela participe de uma seleção para fazer intercâmbio no exterior. E quando Fani passa em primeiro lugar, tem de lidar com sentimentos e conflitos internos ao se descobrir apaixonada por alguém inesperado. Baseado no best-seller de Paula Pimenta.

Minhas impressões sobre Fazendo Meu Filme – O Filme

Antes de mais nada, acho importante deixar claro que assisti o filme como fã da série, e é assim que formei minhas opiniões e críticas. Sou completamente apaixonada pela história da Fani (e da Priscila também, não atoa estou relendo todos os livros).

Começando pela escolha de atores: é óbvio que nenhum deles se parece com a imagem que eu tinha formada dos personagens na minha cabeça 😂. O Léo e a Natália são os mais parecidos, e já aproveito para dizer que amei a atuação de ambos, inclusive da atriz que interpreta a Gabi.

A escolha que mais me deixou brava, foi a da Priscila. Quem já leu Minha Vida Fora de Série sabe que a Pri tem um cabelo avermelhado, mas que odeia ser chamada de ruiva porque, de fato, ela não é. E a atriz escolhida para representar a Priscila é uma menina com o cabelo tingido, extremamente vermelho. Poxa! Era só escalar outra pessoa, ou mudar o tom da tinta.

Sobre como a história foi contada: odiei. Não consegui pensar em um jeito mais tranquilo para descrever o que senti ao assistir.

LEIA TAMBÉM: Resenha: Fazendo Meu Filme 1: A Estreia de Fani (releitura)

A personagem principal conversa com o público o tempo todo (fazendo a famosa quebra da quarta parede), o que é bacana, porém nesse caso foi demais — e tudo em excesso é ruim. A todo momento ela conversava com o público e, muitas vezes, isso quebrava o clima da cena, além de ser estranho a personagem conversando com a tela enquanto os outros em volta estão vivendo normalmente.

Paula Pimenta e a atriz que interpreta a Fani, no quarto da personagem de Fazendo Meu Filme

Houveram algumas alterações no enredo — o que é normal em uma adaptação — porém, essas mudanças infantilizaram demais a história. Se a personagem principal está vivendo o segundo ano do ensino médio e o foco de tudo é o seu relacionamento, obviamente o público alvo são adolescentes, e não crianças.

O fato de muitas coisas terem sido infantilizadas me decepcionou muito, e acho que colaborou para que o filme ficasse chato.

LEIA TAMBÉM: Resenha: Fazendo Meu Filme – Lado B

O filme tem uma duração curtíssima para os dias atuais (aproximadamente, 1h30min), e os acontecimentos sucederam muito rapidamente, inclusive era difícil saber como o tempo estava passando. Isso acabou tirando a magia do enredo.

Fora as críticas, reitero que sou fã da história da Fani, então é claro que chorei no final do filme e sofri sempre que as coisas davam errado (mesmo já sabendo o que iria acontecer).

O final do filme deixa uma abertura para uma possível continuação, e se acontecer, espero que tenhamos uma obra melhor do que essa.

Em geral, não curti o filme, mas tenho um carinho imenso pela história (portanto, sigo com meus livros!). Como a Fani gosta de classificar os filmes que ela assiste em estrelinhas, farei o mesmo: 2 estrelinhas para Fazendo Meu Filme.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Fazendo Meu Filme – O Filme

  1. Gostei da resenha, porque ela é bem sincera e direta. Esse é um filme que passaria normalmente.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

  2. Vit do céu, eu entendo MEGA sua opinião sobre filme… Que irritante essa quebra de quarta parede mal planejada, que jeito preguiçoso de colocar o conteúdo do livro que não está nos diálogos no filme… Afe, ruim demais!
    Eu também não gostei da ambientação, FMF nos livros se passa em 2004 e no filme colocaram em 2000, mas a tecnologia do filme condiz com o livro, e não com essa data nova? Qual sentido de voltar mais de 20 anos no tempo e nem ambientar a coisa, parece que nada foi planejado, só fizeram porque todo mundo queria e é isso aí. Ai, ai, ai…

    Enfim, concordo total com seu post, hahahaha!

  3. Eu amo os livros e espero por esse momento há anos hahahahaha corri para assistir o filme, eu e minha prima, que juntas sempre lemos os livros, íamos as livrarias receber autografo da Paula Pimenta…uma vez, até dei de presente para a Paula um CD, como Léo fazia, gravado com algumas músicas hahahahah enfim, eu e minha prima gostamos muito do filme, também achei um pouco exagerada a quebra da quarta parede e me perdi um poquinho no tempo, mas no mais…entendo que um filme nunca será tão rico de detalhes quanto o livro. Gostaria muito de uma parte dois <3

    • QUE TUDO você ter dado um CD pra Paula Pimenta, isso foi sensacional!!!

      Também espero uma continuação, acho que podem melhorar muito o próximo filme tendo como base esse primeiro. E, mesmo não curtindo tanto o filme, continuo amando a história e sendo apegada a cada personagem <3