23 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000 | parte 2

Se você foi uma criança que cresceu assistindo TV nos anos 2000, pode ter certeza que esse post será nostálgico! Separei 23 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000.

Depois de criar uma lista com 30 desses desenhos (“parte 1” desse post) e ela ser um sucesso, decidi trazer mais alguns títulos para revivermos essa época de infância.

A lista está em ordem alfabética e conta com desenhos e séries que fizeram parte da minha infância, dos meus amigos, e possivelmente da sua (se você amava acompanhar os programas infantis naquela época).

23 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000

Imagem para pinterest com foto do super choque e titulo "23 desenhos que marcaram as inâncias dos anos 2000"

1. Angelina Ballerina

Angelina Ballerina, desenho dos anos 2000

De 2002, a série é baseada nos livros de Katharine Holabird, e conta a história de Angelina, uma ratinha que estuda dança e quer se formar bailarina. Com 40 episódios, o desenho foi exibido pelo Discovery Kids e TV Cultura. Em 2009, a série ganhou uma continuação chamada “Angelina Ballerina: The Next Steps“, essa segunda, foi a versão que eu mais acompanhei do desenho.

2. Art Attack

Imagem de divulgação da série dos anos 2000 - art attack

De 1990 o programa exibia um apresentador que ensinava as crianças a fazerem itens de arte com materias (não tão) simples. Quem nunca se perguntou onde encontrar um limpador de cachimbo para reproduzir uma das obras de arte?

A versão brasileira do programa foi produzida no ano de 2000 e exibida pelo Disney Channel e Disney Junior. Não encontrei ao certo quantas temporadas houveram, mas tudo que indica que foram 4.

Atualmente, o programa tem uma nova versão chamada “Art Attack – Modo Desafio“, que conta com 5 participantes que recebem um desafio artístico para ser cumprido a cada episódio. Esse formato também possui uma versão brasileira, e está disponível no Dinsey+.

3. As Aventuras de Brandy e Sr. Bigodes

Poster do desenho dos anos 2000: As Aventuras de Brandy e Sr. Bigodes

De 2004, o desenho conta a história de Brandy, uma cachorrinha que conhece o coelho Sr. Bigodes em um avião com destino ao Rio de Janeiro. Eles acabam caindo do avião em meio à Floresta Amazônica e precisam sobreviver.

Com 2 temporadas, o desenho era exibido pelo Disney Channel e Rede Globo.

4. As Meninas Superpoderosas

De 1998, o desenho que teve 6 temporadas contava a história de Docinho, Florzinha e Lindinha, três irmãs que foram criadas através de um experimento do Professor Utônio que, ao derrubar o elemento-X acidentalmente durante a criação, fez com que as meninas nascessem com super poderes, e desde então, elas vivem combatendo o mal de Townsville, cidade onde vivem.

O desenho foi exibido pelo Cartoon Network e SBT, e ganhou um reboot em 2016.

5. As Pistas de Blue

Foto do apresentador de "As Pistas de Blue" e do cachorrinho Blue.

De 1996, o programa infantil é interativo. Nele, o apresentador segue pistas deixadas pela cachorrinha Blue e desvenda mistérios junto com a ajuda do público.

Com 6 temporadas, o programa foi exibido pela Nickelodeon e Nick Jr., e em 2019 ganhou uma nova versão entitulada de “As Pistas de Blue e Você”.

6. A Vida e Aventuras de Juniper Lee

Desenho da personagem Juniper Lee

De 2005, o desenho conta a história de Juniper Lee, uma menina que é herdeira do cargo mágico Te Xuan Ze. Ela luta contra monstros e criaturas mágicas, protegendo o mundo humano.

Com 3 temporadas, o desenho foi exibido Cartoon Network e, atualmente, está disponível na plataforma de streaming Max.

7. Ben 10

Ben 10, desenho dos anos 2000.

De 2005, o desenho conta a história de Ben, um garoto de 10 anos que encontra um relógio mágico capaz de transformá-lo em 10 tipos de alienígenas diferentes, e passa a combater o mal.

A série original contou com 3 temporadas e era exibida pelo Cartoon Network, e posteriormente o desenho se tornou uma grande franquia com diversas versões, além de ganhar um reboot no ano de 2016.

8. Bob Esponja

Desnho do Bob Esponja

De 1999, Bob Esponja Calça Quadrada é uma esponja-do-mar que mora na fenda do biquíni. Ele vive com seu caracol de estimação, Garry, dentro de um abacaxi. Bob trabalha na lanchonete do Sr. Sirigueijo, e vemos suas aventuras do dia-a-dia.

A série teve 14 temporadas e também se tornou uma grande franquia, ganhando até versões de filmes. Foi exibida pela Nickelodeon, Rede Globo e SBT.

9. Coragem, o Cão Covarde

Foto de divulgação do desenho "Coragem, o Cão Covarde"

De 1999, Coragem é um cachorro que tem como donos um casal de idosos, Muriel e Eustácio, eles vivem em uma casa no meio no nada, na cidade de Lugar Nenhum. Apesar do nome, Coragem tem medo de tudo, e precisa enfrentar mosntros e criaturas estranhas que aparecem o tempo todo, protegendo seus donos.

O desenho era, de fato, um tanto quanto macabro e assustador. Eu assistia raramente, justamente por não ter uma sensação boa ao acompanhar.

De 1999, o desenho teve 4 temporadas e foi transmitido pelo Cartoon Network.

10. Doug

Desenho do Doug

De 1991, o desenho foi inspirado em um livro que nunca fora publicado. Acompanhamos as aventuras de Douglas Yancey “Doug” Funnie, um menino de onze anos e meio.

O desenho de 7 temporadas foi exibido pelos canais Nickelodeon, TV Cultura, SBT e Disney Channel.

LEIA TAMBÉM: 30 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000

11. Jake Long: O Dragão Ocidental

Jake Long e seus amigos

De 2005, Jake é um adolescente que tem a habilidade de se transformar em um dragão e protege as criaturas mágicas que vivem em sua cidade.

Com 2 temporadas, o desenho era exibido pelo Disney Channel.

12. Jakers! As Aventuras de Piggley Winks

Imagem de divulgação de Jakers! As Aventuras de Piggley Winks

De 2003, o desenho nos mostra a vida de Piggley Winks, um porquinho de 8 anos, que sempre está em aventuras com seus amigos. Sempre que acontece algo emocionante, eles usam a expressão “Jakers!“, o que explica o título do desenho.

Com 2 temporadas, o desenho foi exibido pela TV Cultura e Discovery Kids. Esse era um dos desenhos que eu mais assistia quando criança.

13. Kim Possible

Imagem de divulgação do desenho Kim Possible

De 2002, o desenho nos mostra a vida de Kimberly Ann Possible, uma adolescente que luta contra o crime.

A série conta com 4 temporadas e foi exibida pelas emissoras Disney Channel, SBT e Rede Globo.

14. KND – A Turma do Bairro

Imagem de divulgação KND - A Turma do Bairro

De 2002, a Turma do Bairro é uma organização de adolescentes que lutam combatendo o autoritarismo dos adultos. Os personagens principais fazem parte do setor V dessa organização, e passam grande tempo em seu quartel-general, que é uma casa na árvore. Os nomes dos personagens são os números de 1 a 5.

Com 6 temporadas, o desenho era exibido pelo Cartoon Network, e ganhou versões de jogos para videogames e navegadores.

15. Liga da Justiça

Desenho de alguns membros da Liga da Justiça: Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Super Man, Batman e Flash

De 2001, a Liga da Justiça reúne super heróis do universo da DC Comics que, juntos, combatem o mal. A série original teve 2 temporadas, e logo em seguida (2004) ganhou uma nova versão chamada “Liga da Justiça Sem Limites”, que contou com 4 temporadas.

No Brasil, foi exibida pelas emissoras Cartoon Network e SBT.

16. Meu Amigo da Escola é Um Macaco

Imagem de divulgação do desenho dos anos 2000, Meu Amigo da Escola é um Macaco

De 2005, o desenho mostra o dia-a-dia de Adão Leão, um menino que é o único ser humano em uma escola de animais, e seu amigo Jake Macaco-Aranha.

Com 4 temporadas, o desenho foi exibido pelo Cartoon Network.

17. Os Backyardigans

Personagens de Os Backyardigans.

De 2004, o desenho é um musical que mostra as aventuras de cinco amigos animais que são vizinhos: Uniqua (alguns dizem que ela é uma joaninha, e outros dizem que não foi inspirada em nenhum animal), Pablo (pinguim), Tyrone (alce), Tasha (hipopótamo) e Austin (canguru). Todos os dias eles “viajam” para diferentes lugares e se aventuram, mas nunca saem do quintal — os lugares e cenários são fruto da imaginação.

Por ser um musical, acho bacana dizer que as músicas do desenho são super legais, assim como as performances. Eu, particularmente, adoro escutar as músicas originais, e as versões dubladas também não ficam para trás.

Com 4 temporadas, o desenho foi exibido pelo Nickelodeon, Discovery Kids e TV Cultura.

18. Os Jovens Titãs

Imagem de divulgação de Os Jovens TItãs

De 2003, o desenho mostra um time de jovens super heróis, personagens da DC Comics. Robin, Mutano, Estelar, Ciborgue e Ravena combatem o crime. A história do desenho costuma ser fiel aos quadrinhos.

Com 5 temporadas, a série foi exibida pelo Cartoon Network e SBT, e em 2013 ganhou uma versão chamada “Os Jovens Titãs em Ação”, que é um spin off independente (e que eu, particularmente, acho mais legal por ser bem bobinho).

Os Jovens Titãs também ganharam uma série em live action, que é exibida pela Netflix atualmente, e se chama “Titans”.

19. Os Padrinhos Mágicos

Timmy, Cosmo e Vanda.

De 2001, a animação mostra as aventuras de Timmy Turner, um garotinho que tem dois padrinhos mágicos para realizar seus desejos, Cosmo e Wanda.

Com 10 temporadas, foi exibido pelos canais Nickelodeon, Disney Channel, Jetix, Dinsey XD, Rede Globo e SBT.

https://www.youtube.com/watch?v=lex9j6_zeAE

20. Pica-Pau

Pica-pau

Sua primeira aparição foi em 1940, e Pica-Pau (personagem que entitula o desenho) já teve diversas versões do desenho, diferentes tipos de desenhos, programas e filmes. Em 2017, o personagem ganhou um filme em live action, atualmente disponível na Netflix.

No Brasil, foi exibido por diversas emissoras como Rede Tupi, TV Globo, SBT e Rede Record.

21. Rá-Tim-Bum

Logotipo Rá-Tim-Bum

De 1990, o programa infantil era dividido em diversos quadros diferentes que traziam conteúdos educacionais. Os famosos “Senta Que Lá Vem História”, “Classe do Professor Tibúrcio” e “O Mundo de Nina” eram alguns dos quadros que faziam parte do programa.

Algumas pessoas amavam o programa (eu sou uma delas) e outras tinham até um pouco de medo de alguns visuais que são um pouco assutadores.

Com 5 temporadas, o programa foi exibido pela TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum.

22. Scooby-Doo

A turma do Scooby-Doo

Com sua primeira aparição em 1969, assim como Pica-Pau, Scooby-Doo é um personagem que originou uma franquia com diversos desenhos e filmes, incluindo versões em live action.

Scooby-Doo é um cachorro falante que viaja com seus amigos Fred, Velma, Daphne e Salsicha, sempre resolvendo mistérios.

O desenho foi exibido no Brasil pela TV Manchete, TV Tupi, Rede Globo, SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network.

23. Super Choque

Super Choque, desenho dos anos 2000

De 2000, o desenho foi baseado nos quadrinhos do super herói Super Choque. Virgil é um adolescente que, durante uma explosão, é exposto a um gás desconhecido e passa a ter poderes eletrostáticos, se tornando assim, o Super Choque.

Com 4 temporadas, o desenho foi exibido pelo SBT, Cartoon Network e Tooncast.


Me conta nos comentários: qual desenho/programa infantil você assistia quando era criança? 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comments on “23 desenhos e séries que marcaram as infâncias dos anos 2000 | parte 2