De uns tempos pra cá, eu me tornei a viciada em organização, e posso dizer que encontrar um método que funcione pra você, é incrível!

Você passa a ter muito mais clareza sobre o que precisa fazer, seus projetos futuros, consegue ter tempo livre, lidar com imprevistos, e tudo isso com a sensação de que está fazendo o que pode (ou seja, sem se frustrar e ficar com aquela sensação de que não fez nada).

Demorou muito até que eu achasse um método assim, mas eu encontrei!

Não vou falar sobre esse método (ainda), mas quero compartilhar quais eram as minhas 3 maiores dificuldades na organização. Hoje eu tiro tudo isso de letra, e fica muito mais fácil de controlar tudo!

1. Definir o que eu ia fazer no dia SEM me frustrar

Já falei aqui em um outro post que definir as tarefas do dia e ter horário pra cumprí-las era algo que me deixava super ansiosa, como se eu estivesse correndo contra o tempo, e me frustrava caso eu não conseguisse cumprir tudo, já que deveria, afinal, cada coisa tinha o seu horário. Então, passei a listar minhas tarefas e separá-las por prioridade: alta, média e baixa, o que me ajudou muito.
Hoje, eu divido as tarefas em 4 categorias: alta prioridade, média prioridade, baixa prioridade e compromisso.

  • Alta prioridade: são as tarefas que PRECISAM ser feitas naquele dia. Geralmente as faço já no começo do dia (se possível), pra ter certeza de que serão cumpridas;
  • Média prioridade: são as tarefas que são importantes e o ideal é que sejam feitas no mesmo dia, mas caso não dê tempo de fazer, sem problemas. Posso concluí-las em outra data sem problemas;
  • Baixa prioridade: tarefas que precisam ser feitas, mas sem urgência alguma. Essas costumam ficar pra quando tenho algum tempo livre. Se eu ver que posso concluir a tarefa naquele momento e tiver disposição, vou lá e faço;
  • Compromisso: a tarefa que com certeza vai acontecer naquele dia porque tem data e horário marcado. Geralmente é alguma aula, prova, entrega de trabalho, aniversário, etc.
Dividir as tarefas assim faz com que eu consiga visualizar o que de fato precisa ser feito, e eu me sinto super feliz se tiver cumprido todas as tarefas de alta prioridade e os compromissos, que sempre são os mais importantes do dia.

2. Organizar minhas finanças

Eu sempre trabalhei como autônoma, e sempre tentei organizar minhas finanças da melhor forma, porque nunca foi fácil. Receber cada dia de uma pessoa diferente, com valores diferentes, e nunca ter um valor fixo todo mês. Essa é minha vida financeira, e eu precisei aprender a organizá-la.
Passei a usar o Notion pra anotar todas as minhas finanças (antes eu usava um caderno mesmo, que antiga, não?), e tenho tudo registrado desde Março desse ano. Anoto tudo o que entra, tudo o que sai, o que vou receber futuramente, meus gastos fixos, variáveis, extras, e etc.
Tenho também uma tabela com um “resumo” de cada mês, e isso me ajudou TANTO! Agora eu sei quando vou receber de cada pessoa, qual a média fixa que ganho todo mês, o que vai entrar a mais, quando posso fazer minhas compras, e ficou muito mais fácil de planejar as coisas que quero fazer futuramente e que necessitam de um investimento.

Algo que me ajudou muito nesse processo foi o livro “Orçamento sem falhas”, da Nath Finanças. É um livro super baratinho, e que vale o investimento, já que te ensina a organizar sua vida financeira e se livrar de dívidas de forma fácil.

3. Saber onde estão meus arquivos da faculdade

Cada semestre um caderno diferente. Cada semestre recebemos mais livros em PDFs sobre as matérias. Vários trabalhos e tarefas pra entregar. Anotações de aula num caderno, e resumo no outro. Como fica a cabeça pra lembrar onde está cada coisa?
Passei a concentrar tudo no Notion também: criei uma página pra minha faculdade, e dentro dela, tenho os arquivos de todos os semestres. Agora, todas as anotações ficam lá, os PDFs, os trabalhos, informações importantes de login, tudo! Deixo tudo isso separadinho por matéria e por semestre e, nossa, como é bom ter tudo organizado e poder acessar de qualquer lugar.

Ainda coloco uma playlist de músicas lo-fi pra ficar fácil de achar quando quero escutar uma musiquinha e estudar ao mesmo tempo.

Vamos se organizar também?

Se você nos acompanha lá no instagram, sabe que toda a minha organização está concentrada no Notion e isso tem dado muito certo pra mim, e mudado minha vida! Inclusive, nos destaques “Notion” tem bastante conteúdo e dicas de como se organizar.
E se você mudasse sua forma de organização, concentrando tudo em um só lugar, conseguindo lidar melhor com as tarefas da sua vida?
Dia 08/12 você poderá adiquirir o Tudo Na Pipoca, nosso planner online, 100% personálizavel, feito na plataforma do Notion, onde você vai conseguir organizar toda a sua vida em um só lugar, e ainda ganhará aulas e tutorias de como personalizar e adequar a sua vida. Vai perder?
Pra garantir o seu, clique aqui pra entrar na lista de espera e ser avisado quando o planner for lançado, e mais: ganhar um super desconto, que só quem está na lista vai ganhar 🙂

Quero te ajudar a ter uma vida mais organizada, e vamos construir isso juntos!

Em breve, trarei muito mais informações sobre o planner aqui no blog, e lá no Instagram também. Não deixe de acompanhar.

Você também pode gostar:

3 comentários

  1. Oi Vih,
    Então, meu método era o Bullet Journal, mas minha rotina mudou e ano que vem vou começar a usar um planner, mas independente de qualquer método, eu sentia essa frustração com as atividades diárias, assim como você. E o que me ajudou foi conversar com uma psicóloga, a terapia me fez entender que é importante fazer listas de prioridades, e que se eu não consigo cumprir alguma coisa, tá tudo bem também, por que eu não sou um robô.
    Gostei da forma como você se organiza, ainda não conhecia essa ferramenta Notion.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. Oie! Ano que vem eu pretendo usar o Notion + um planner.
      Falou tudo: não somos robôs! 🙂 <3
      O Notion é demais e super completo, vale muito a pena conhecer.
      Obrigada pelo carinho, beijo!

  2. Olá Vitória,

    Eu comecei a pesquisar sobre planners, porque vi você postando no seu instagram, e ano que vem quero organizar algumas metas e planos que tenho em mente.
    Esse seu post do Notion foi maravilhoso, eu gostei muito e me interessei pela plataforma. Vou pesquisar mais e estudar mais sobre a plataforma para usá-la.
    Eu nunca fui muito de me organizar, mas gosto de acompanhar como tem ido o meu desempenho em algumas áreas da minha vida.
    Amei!

    KAROLINI BARBARA (BLOG)
    @karolinibarbara_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *