O que é SEO e como aplicar nos seus posts

Se você tem um blog, já deve ter escutado esse termo, mas você sabe o que é SEO? Sabe como aplicar técnicas de SEO no seu blog? Leia esse post até o final e você verá que essas três letrinhas podem te ajudar muito na hora de elaborar uma nova publicação, além de não ser nada tão complicado assim.

Sei que muitas pessoas que tem blog me acompanham, e essa foi uma dúvida que surgiu lá no Instagram. Respondendo a uma caixinha de perguntas, mencionei que algo importante quando se tem um blog é prezar por um bom SEO, e logo surgiu a dúvida: “mas o que é SEO?“. Venho, através desse post, não só responder, como também te ensinar na prática!

Um notebook preto aberto do lado direito da foto, posicionado ao lado de uma pequena xícara de café. Ela é marrom, de vidro. Ao fundo, dois vasos de plantas.
Post: O que é SEO.

O que é SEO?

A abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization, traduzida ao pé da letra, significa Motor de Otimização de Busca. Basicamente, é otimizar o seu site para que mecanismos de busca (como o Google, por exemplo) o encontrem com mais facilidade.

Suponhamos que você tem um blog de culinária e postou uma receita de guacamole. Quando alguém fizer uma pesquisa no Google por “receita de guacamole“, a sua pode aparecer de cara, já na primeira página, caso o SEO esteja bem trabalhado.

É um efeito em cadeia: um bom SEO otimiza seu conteúdo, que faz com que ele seja encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de busca, que leva mais leitores para o seu blog, que faz com que ele cresça e te dê mais visibilidade.

Entendeu o quão poderoso é o SEO? Agora aprenda como aplicá-lo nos seus posts!

Passos simples para melhorar o SEO dos seus posts

1. Palavra-chave

Defina uma palavra ou frase chave para o seu post. Leve em consideração o tema principal da publicação na hora de definir.

Você pode usar sites que mostram as melhores palavras-chaves e termos pesquisados. Um que gosto muito é o SEMRUSH. Coloco o tema principal do post e ele me mostra se é um termo pesquisado no Brasil, e como as pessoas procuram por ele. Para escrever essa publicação, por exemplo, coloquei “SEO” na barra de pesquisa, e descobri que as pessoas buscam por “O que é SEO“. Com base nisso, defini que essa seria a frase chave desse post.

Após definir sua frase ou palavra-chave, aplique ela:

  • Quando escrever o texto, lembre de repetí-la algumas vezes, de preferência em negrito;
  • É importante também que ela esteja na introdução do seu post, ou seja, no primeiro parágrafo;
  • Ela deve aparecer no título principal e em alguns dos subtítulos, se houver;
  • Também coloque-a nos atributos alt de imagem (falaremos deles a seguir).

2. Atributos ALT de imagem

Todas as imagens que ilustram seu post devem ter textos alternativos. Esses textos são a descrição do que contém em cada imagem, com eles, é possível que os mecanismos de busca saibam o que contém em cada uma delas.

Essa ferramenta é usada principalmente por pessoas que tem problemas de visão. Elas podem usar a descrição para saber o que há nas imagens.

Além do lado acessível, os textos alt ajudam no SEO. Além de descrever as imagens, lembre-se de usar a palavra chave da publicação nesses textos também.

E vale lembrar: nunca use imagens sem dar os devidos direitos autorais! Sempre ilustre seu post com imagens feitas por você ou retiradas de bancos gratuitos. Caso você use imagens de terceiros, dê os devidos créditos.

Notebook preto aberto, ao lado de uma xícara e um caderno preto. Vista de cima.
Post: O que é SEO.

3. Links

Coloque, dentro da sua publicação, links internos e externos. Links internos direcionarão o leitor para outra página dentro do seu próprio blog. Links externos são para algo de fora.

Você pode recomendar posts antigos que já fez no meio da sua publicação. E, para os links externos, direcionar o leitor para alguma rede social sua, por exemplo.

Nesse post, já citei dois links externos: nosso instagram, lá no começo do texto, e o site do SEMRUSH, no tópico 1.

Uma forma de colocar links internos na publicação, caso você não encontre espaço de encaixá-lo no texto de forma natural, é fazendo a recomendação de um post que tenha o mesmo tema da sua publicação e o leitor pode se interessar. Por exemplo:

LEIA TAMBÉM: Como organizar os posts do seu blog e ser constante?

4. Metadescrição

A metadescrição é o resumo do seu post que aparece no Google. Ela deve falar sobre o assunto principal da publicação, instigar o leitor a clicar nele, conter a palavra chave e ter entre 50 e 160 caracteres.

5. Slug

Slug é a url do post. O ideal é que ela não seja muito grande e contenha sua palavra chave. Exemplo:

www.estantedapipoca.com/palavra-chave

6. Construção do texto

Não tenho dúvidas de que você sabe escrever um ótimo texto para criar uma publicação. Para que ele se torne incrível e melhore ainda mais o SEO do post, aqui vão algumas orientações:

  • O texto de conter, no mínimo, 300 palavras;
  • Use palavras de transição, como por exemplo:
    • Aliás;
    • Embora;
    • Enfim;
    • Então;
    • Portanto;
    • Além disso;
    • Antes de mais nada;
    • Dessa forma;
    • Em primeiro lugar;
    • Ou seja;
  • Evite repetir as mesmas frases e palavras muito perto umas das outras;
  • Procure escrever parágrafos que não sejam nem tão longos e nem tão curtos;
  • Divida sua publicação em subtitulos, caso seja possível, e use a palavra chave neles;
Notebook preto aberto, ao lado de uma xícara de café e um vaso de plantas. Vista de cima.
Post: o que é SEO.

Dica bônus: use o plugin Yoast SEO

Caso você utilize o WordPress, pode instalar o plugin Yoast SEO no seu blog. Ele mostrará, em cada post, o nível do SEO (bom, médio ou ruim), e te dirá quais correções você pode fazer para melhorar sua publicação.

PS.: Nem sempre você conseguirá seguir as sugestões de correção, já que elas podem acabar mudando a estrutura do seu post, deixando-o muito diferente da ideia inicial. Mude apenas o que você conseguir e achar que vale a pena.

Por fim…

Você viu que um SEO bem trabalhado pode mudar completamente a visibilidade do seu blog. Lembre que nem todas as publicações poderão seguir todas as “regras”, e isso não é um problema. Use esse conhecimento com sabedoria, e aplique o que for possível, de preferência nas publicações em que você precisar de mais visibilidade.

Caso tenha outros assuntos relacionados a blogs que você queira aprender ou saber mais, me conte nos comentários. Se for algo que eu domino, será um prazer ensinar sobre por aqui!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comments on “O que é SEO e como aplicar nos seus posts