Como organizar os posts do seu blog e ser constante?

Ser blogueiro raíz não é fácil, né? Sentar em frente a um computador, escrever um texto enorme, elaborar imagens, divulgar, pensar no que postar e etc., dá muito mais trabalho do que parece. Por isso, hoje eu vou te ensinar a organizar os posts do seu blog e ser constante com ele!

Mesa redonda de tampo branco, com um vaso transparente cheio de rosas em cima, no canto esquerdo. Ao lado, alguns papéis e cadernos espalhados, uma xícara de café e um óuclos de sol. Ao fundo da imagem, uma poltrona vermelha.

1. Tenha um banco de ideias pros seus posts

Um banco de ideias nada mais é do que um lugar onde você vai armazenar toda e qualquer ideia e/ou referência que poderão vir a ser um post no seu blog mais pra frente. Quando você não souber o que postar, é a esse lugar que você vai recorrer.

Você pode anotar somente um título, ou algo que pensou mas ainda não está muito sólido, uma imagem…o que quiser!

E para que essas ideias fiquem organizadas, eu sugiro que você as separe em grupos, que podem ser categorias, nichos e afins. É legal também ter o grupo de caixa de entrada, nele você coloca as ideias que ainda não são sólidas, sabe? Aqueles temas que você não sabe direito o que deve fazer com eles. E de tempos em tempos, analise sua caixa de entrada, pra poder consolidar uma ideia e tirá-la dali, ou excluí-la de vez.

2. Defina a frequência que você vai atualizar seu blog

Todos sabemos que querer não é poder, né?

Mesmo que você queira postar no seu blog todos os dias, por exemplo, não adianta se você não tiver como cumprir isso. Ter uma frequência de postagem definida é importante para que seu blog esteja sempre atualizado, e até ajuda seus leitores a saber quando tem post novo. Agora, postar um dia e largar mão por três meses, não é legal.

Pra definir sua frequência, pense em quanto tempo você leva, em média, pra criar um post. Desde a ideia até a divulgação dele, depois que já está pronto. Sabendo disso, pense em quanto tempo você tem livre na semana para poder dedicar ao seu blog, e aí é só fazer a conta: meu tempo livre me permite criar quantos posts? Aí é só distribuí-los durante a semana e pronto!

Por aqui, o blog sempre é atualizado uma vez por semana, às segundas-feiras. As atualizações só acontecem em outro dia em casos específicos.

3. Saiba o que você vai postar com antecedência

Você tem um banco cheio de ideias, e sabe a quantidade de posts que fará por mês. Porque não se programar antes adiantando os assuntos?

Vou dar um exemplo: aqui no blog, os posts ocorrem uma vez por semana, isso quer dizer que por mês, tenho que fazer 4 ou 5 posts. Sabendo disso, eu abro meu banco de ideias e meu calendário, e distribuo os posts que quero fazer naquele mês nas respectivas datas (aqui, no caso, são as segundas-feiras).

No mês de fevereiro, foi assim:

Foto tirada de cima de itens em cima de um fundo com tecido branco. No topo da imagem, um notebook branco com teclas pretas. Na lateral esquerda, duas cadernetas, uma em cima da outra, marrons. Na lateral direita, três rosas. Abaixo temos uma xícara rosa, um perfume rosa, um livro aberto e um arranjo de flores brancas e rosas.

4. Prepare os seus posts

Agora que você já sabe a data em que cada postagem vai sair, prepare cada uma com antecedência.

Vai precisar tirar fotos ou criar um design? Faça antes.

Gosta de escrever um rascunho antes de elaborar o post de fato? Faça antes.

Escreva e deixe o post pronto e programado para que ele vá ao ar automaticamente no dia e horário certo.

5. Divulgue seus posts

Depois que o post foi ao ar, você não pode esquecer que ele existe. Lembre de divulgar nas redes que você usa normalmente, assim, sua publicação pode alcançar mais pessoas.

Imagem para pinterest com o fundo sendo a mesma imagem que apareceu anteriormente do post. Por cima, temos a seguinte escrita que está em letras pretas e com um fundo roxo opaco:
Como organizar os posts do seu blog e ser constante?
1. Tenha um banco de ideias
2. Defina a frequência de postagens
3. Saiba o que vai postar com antecedência
4. Prepare os seus posts
5. Divulgue os seus posts

Confira o post completo em www.estantedapipoca.com

Esse é o método de organização que eu uso há anos! Lá no nosso Instagram (@estantedapipoca) também estou dando várias dicas de organização de conteúdo, não só pra blog, mas pro próprio Instagram também.

Ah, e dia 23/03, você poderá ter acesso ao Studio de Criação, um planner online de criação de conteúdo, feito na plataforma do Notion, onde você vai conseguir organizar tudo o que produz, pra várias plataformas, em um lugar só, e ainda ganhará uma aula pra saber como utilizar o planner da melhor forma. Vai perder? Fica de olho no nosso instagram pra saber das novidades!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comments on “Como organizar os posts do seu blog e ser constante?

  1. Moça, eu fiz um planejamento de conteúdo esse ano.
    Especifiquei os nichos, dias das postagens e horários, tenho uma lista de ideias de postagens e vou marcando aquelas que já fui postando.
    Ai na minha agenda eu só identifico os dias que as postagens estão saindo.
    Faço isso até com as postagens do instagram.

    Blogger | Instagram | Pinterest

  2. Que conteúdo maravilhoso!
    15 anos de blog e sei como é difícil manter conteúdos em dia, viu? hahahaha
    ultimamente até tenho ideias, só não estou conseguindo colocar em prática, por isso disse tudo: preciso de organização <3