Guia de Sobrevivência a um curso técnico de Design de Interiores

Esse título está tão grande que parece música da Taylor Swift, né? Desculpa, gente, tentei fazer o meu melhor. Hahaha!

Se você acompanha o blog, você já sabe que eu comecei a fazer um curso técnico de Design de Interiores esse ano. Meu curso tem a duração de 3 anos (o mesmo tempo do ensino médio, já que eu faço integrado). Antes de ontem foi o último dia do primeiro ano e eu já aprendi muita coisa sim!
Pensei em fazer um “guia de sobrevivência” a esse curso para vocês saberem como é!

  • Sempre anote TUDO!
O que mais fazemos nesse curso, são desenhos. Porém, nem sempre a gente lembra de anotar o nome do que faz e acaba esquecendo.
Vou dar um exemplo: nós fazemos bastante desenhos no computador, e precisamos saber os comandos pro desenho não dar errado, ou seja, se eu tiver tudo anotado, fica mais fácil. Minha professora explica parecendo o flash, por isso só da tempo de colocar em prática, não da tempo de anotar, por isso que depois eu sempre procuro na internet os comandos certinhos pra anotar no caderno.
  • Passou raspando em uma matéria porque não sabe o conteúdo? Então toma vergonha nessa cara e vai procurar!

A aula mais chata que tive esse ano foi, sem dúvidas EAMR – Estudo e Aplicação de Materiais e Revestimentos – o nome já é bem explicativo e por ser uma matéria chata + a professora ser chata e grossa + as aulas serem maçantes = eu não aprendi nada!

Essa era uma matéria totalmente nova pra todo mundo (ninguém estudou “como aplicar papel de parede” no ensino fundamental, né?) e a linda da professora achava que nós tínhamos a obrigação de saber tudo! Só que não funciona assim. Ela simplesmente dividiu a sala em grupos deu um tema pra cada um e pediu para pesquisarmos, só que se na hora de apresentar e pesquisa estivesse faltando algo, ao invés de acrescentar, ela julgava. Assim fica difícil, né amiguinha? 
Depois ainda tivemos que fazer a representação dos materiais em desenho, só que: ainda estávamos no começo do curso e não entendíamos  quase nada de desenho e ela que não era professora de desenho achava que tínhamos a obrigação de desenhar perfeitamente. 
E ainda faltou muito conteúdo pra aprender! Inventaram uma reforma na nossa sala e ela colocou a nossa turma pra ficar fazendo projetos e mais projetos, depois quis botar tudo em prática e passamos aulas lixando caixotes e acabou que não aprendemos sobre os revestimentos de piso!
Por que eu contei essa história toda?

Tudo o que eu não aprendi, vou precisar saber ano que vem e principalmente no terceiro, ano quando eu for fazer meu TCC. Então terei que pesquisar tudo o que não aprendi nessas férias.
  • Seja BEM organizado!

Organização é tudo! De todas as maneiras! 

Organize seu tempo pra conseguir entregar tudo certinho e na data.
Organize seus materiais porque é MUITA COISA MESMO! E não da pra ficar perdido, né? Tem que saber onde está tudo.
E uma dica: Perdeu seu material? Ninguém empresta não, tá? É coisa cara e ninguém tem vergonha de falar um não.
  • Sempre terá alguém melhor e pior que você

Sabe aquele desenho que você fala “ai meu Deus tá um lixo” e aí você olha pra carteira do lado e vê um maravilhoso aí se sente pior ainda? Quando isso acontecer, aí você levanta e dá uma olhada nos outros, certeza que você encontra um pior!

  • Não desista!

Com um ano de curso teve gente que já desistiu porque “não era o que eu esperava”. Sério isso? Depois de aprender uma porção de coisas, gastar muito dinheiro com material, você desiste? Eu acho válido terminar, até porque além de aprender uma porção de coisas, se nada der certo na sua vida, você consegue um emprego bem fácil com um curso técnico!

E você? Faz algum curso? Me conta!
Vocês gostaram desse tipo de post?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 comments on “Guia de Sobrevivência a um curso técnico de Design de Interiores

  1. Eu geralmente não comento muito em blogs, mas esse post eu tive que deixar meu comentário, haha! Esse ano, eu também comecei no Ensino Médio Integrado, só que cursando Edificações, que embora eu pense que aborde etapas de uma construção que o seu curso não fala, eles têm bastante coisa em comum. Esse ano eu tive Desenho Técnico I, que para mim, que não desenha nem boneco de palito reto, foi muito difícil. Nossa avaliação da terceira etapa era entregar uma Planta baixa, uma de Corte e uma de Fachada com o prazo curtíssimo de um mês, sofri, mas sobrevivi! Acho que por ter mais facilidade com computadores, terei desempenho melhor no AutoCAD, e não vejo a hora de começar essa matéria, mas será só ano que vem :/ Enfim, acho que com esforço conseguiremos alcançar nosso objetivo, e no final vou acabar cursando Arquitetura que é mais minha praia mesmo. Ótimo post!

    http://nadacomooutono.blogspot.com.br/

    • Tem bastante coisa em comum sim! Eu também faço desenho técnico, plantas, cortes, etc.
      Eu tenho o AutoCAD e até que fui melhor do que eu esperava! Hahaha!
      Boa sorte com o seu curso e fico super feliz que você tenha gostado do post! 🙂

  2. Achei bem interessante o fato de você fazer o curso integrado no ensino médio, sempre quis essa oportunidade.
    Acho design de interiores uma área bem ampla e muito chiquetosa, parabéns e boa sorte no curso ♡

    P.s* Morri com o que você disse sobre o título parecer nome de música da Taylor! Kkk Lembrei inevitavelmente de We Are Neve Ever Getting Back Togeter kkkkkkkkk

    P.P.S* Ameeeeei o novo Lay, tá um amor ♡♡♡♡

    http://www.tobemzen.com

  3. Achei super interessante sua escolha para curso técnico, pois aqui na minha cidade não tem este curso rs É bem novo para mim! Mais gostei muito, é uma área bem chic! hahaha Estou agora enfrentando meu segundo técnico, e no primeiro queria fazer integrado pois acho demais e bem mais prático, porém puxado!
    Espero que se dê super bem no curso, que supere suas expectativas e que se ache nisso que escolheu! Desejo toda a boa sorte a você 😀
    Adorei o guia de sobrevivência rs Acho que no meu curso, não é preciso de nada mais que um jaleco e um bloco de notas e lápis hahahah Beijão!

    sonho-oriental.blogspot.com

    • Segundo? Coragem hem! Hahaha! A coordenadora do meu curso está tentando colocar na escola uma "pós graduação" do curso técnico, se quando eu me formar já tiver esse curso, estou pensando em fazer.
      Fico super feliz que tenha gostado do post e e boa sorte para nós! 😀